Procurar no glossário
1 NIKKOR
O nome comercial dado às lentes NIKKOR que foram projetadas para uso com o sistema de câmeras digitais Nikon 1 do formato CX.
4K
4K é um padrão emergente para a resolução de filme digital. O padrão é chamado desta forma porque ele se refere aos 4.000 pixels aproximados da resolução horizontal. 4K incorpora certo número de proporções da imagem que utilizam os 4.000 pixels de resolução horizontal x números divergentes de pixels da resolução vertical. Isso é o inverso das resoluções HD padrão de 720p e 1080p, que representam o número de pixels verticais.
AAC
AAC é o formato padrão de arquivo de áudio. Algumas câmeras Nikon gravam o áudio no formato de arquivo mono AAC.
AA (modo de Abertura Automática nos Speedlights da Nikon)
O flash usa o sensor para controlar a saída do flash combinando com os dados transmitidos automaticamente da câmera e lente para o flash, incluindo a sensibilidade ISO, abertura, distância focal e valor de compensação de exposição.
Aberração
Uma aberração evita que a luz chegue corretamente ao foco. Uma imagem ideal, especialmente com uma câmera fotográfica, deve atender três condições importantes: toda a luz do assunto deve ser focada para um único ponto no plano da imagem (filme ou sensor digital); quando o plano do assunto for perpendicular ao eixo ótico, o plano da imagem também deve ser perpendicular; e terceiro: o assunto e a imagem devem se assemelhar entre si. Os cinco tipos mais comuns em aberração são as cinco aberrações de SEIDEL, que ocorrem mesmo com a luz monocromática (comprimento de onda único). Além disso, há também dois tipos de aberrações cromáticas, que são causadas por mais de uma frequência. Muitas vezes é impossível eliminá-las, mas no processo de desenvolvimento de uma lente, elas podem ser controladas e compensadas para oferecer o melhor resultado possível para a lente e aplicação. Esse controle pode ser feito pela seleção do material (vidro usado), formato e posicionamento.
Abertura
A abertura controla a intensidade de luz que chega ao sensor de imagem e é geralmente expressa como um número f: f/1.4, f/2, f/8, f/11, f/22... Mudar o número f altera o tamanho do orifício através do qual a luz entra na câmera (a abertura) e, portanto, muda a intensidade de luz que passa através da lente. Quanto maior o número f, menor a abertura, permitindo que menos luz entre na câmera. O inverso também aplica: quanto menor o número f, maior a abertura e mais luz entra na câmera. Alterar uma abertura de f/4 para f/5.6 reduz a intensidade de luz que entra na câmera. A abertura também controla a área de nitidez na frente e atrás do assunto focado (profundidade de campo). Quanto maior o número f, maior a nitidez antes e depois do assunto focado. Por outro lado, reduzir o número f diminui a nitidez na frente e atrás do assunto focado.
Abertura Elétrica
Ao gravar um vídeo no modo Exibição ao Vivo e gravar sem compressão para um gravador de vídeo externo, o recurso de abertura elétrica permite abrir e fechar suavemente a abertura eletronicamente. Desse modo, é possível abrir e fechar suavemente a abertura enquanto você grava o vídeo para obter uma aparência mais profissional.
Abertura Máxima
O diâmetro máximo da abertura da lente é chamado de abertura máxima ou número f mínimo. O número f mínimo é o menor que pode ser selecionado com a lente. A abertura máxima varia de lente para lente e está incluída no nome do modelo.
Abertura reduzida
Refere-se à fotometria de abertura reduzida, um método de fotometria no qual a luz é medida pela câmera através da lente com a abertura definida para o f/stop no qual a fotografia foi tirada.
Acessório de Visor de Ângulo Reto
Um acessório para o visor da ocular que permite a visualização de um ângulo reto. Útil para trabalho de suporte de cópia e quando a câmera estiver posicionada inconvenientemente baixa, perto do chão, ou em um ângulo que torna a visualização normal impossível. Fornece uma imagem em pé, sem reversão para visualização em ângulo reto. Ajustes da visão individual são possíveis. Eles permitem definir a taxa de reprodução de 1:1 ou 1:2.
Acionamento do Motor
Avanço de filme mecanizado em câmeras de filme.
Adaptador de Flash Amplo
Um dispositivo que se acopla à cabeça do flash para aumentar o ângulo de cobertura.
Adaptador Reverso
Consulte Anel Adaptador para Macro.
Adicionar Efeito Estrela
Adicionar Efeito Estrela é um recurso de reprodução de imagem que está disponível em certas câmeras digitais COOLPIX. Escolher este recurso fará com que raios de luz tipo estrela irradiem para fora dos objetos brilhantes, como os reflexos da luz do sol ou luzes da rua. Este efeito é apropriado para cenas noturnas.
Adicionar Efeito Estrela
Adicionar um Efeito de Banda Desenhada
Efeito de Banda Desenhada é um efeito especial encontrado em algumas câmeras Nikon COOLPIX. Quando selecionado, a câmera realiza compensação de tom para tornar a imagem parecida com um desenho animado.
Adicionar um Efeito de Banda Desenhada
Adicionar um Efeito de Bolha
Efeito de Bolha é um efeito especial encontrado em algumas câmeras Nikon COOLPIX e permite adicionar um efeito bolha em suas imagens, de modo que seu assunto será visto como se estivesse projetado sobre uma bolha. Um guia será exibido no monitor, e você simplesmente irá compor sua foto de modo que o assunto esteja dentro do guia.
Adicionar um Efeito de Bolha
Adicionar um Efeito de Néon
Efeito de Néon é um efeito especial encontrado em algumas câmeras COOLPIX que quando selecionado faz com que os contornos de um assunto pareçam brilhar como um tubo de néon.
Adicionar um Efeito de Néon
AF com Área Automática
AF com Área Automática é um dos Modos de Área de AF da Nikon. AF com Área Automática usa as informações da cor e algoritmos de reconhecimento de rosto especiais para focar automaticamente no rosto de um indivíduo, o que é extremamente útil quando não há tempo para selecionar um ponto de foco, ou ao usar a Exibição ao Vivo no modo em mãos em ângulos altos e baixos.
AF com Área Automática
AF com Área Dinâmica
AF com Área Dinâmica é um dos modos de AF de Área da Nikon. Com o AF com Área Dinâmica, você pode selecionar a partir de diversas opções de foco: AF de 9, 21 ou todos os 51 pontos. Selecione um ponto de trava de AF manual e as áreas ao redor servirão como apoio — uma vantagem significativa ao fotografar assuntos em movimento. Selecione a opção de 9 pontos quando quiser focar assuntos em movimento aleatório com maior precisão. Ao lidar com contraste insuficiente para detecção rápida do foco, escolher 21 ou 51 pontos facilitará a detecção. A opção de 51 pontos também permite o rastreamento de foco 3D, que usa as informações de cor do sensor de fotometria RGB para seguir automaticamente assuntos em movimento através dos pontos de AF.
AF com Área Dinâmica
AF com Localização de Assunto
Algumas câmeras digitais COOLPIX utilizam o recurso AF com Localização de Assunto para avaliar instantaneamente o assunto pretendido e ajustar automaticamente a área de AF de acordo com o tamanho para assegurar imagens claramente focadas.
AF com Localização de Assunto
AF com Prioridade de Disparo
Um modo de foco automático no qual o obturador pode ser disparado a qualquer hora, mesmo se o assunto não estiver em foco. Recomendado em situações de movimento rápido, quando você não deseja perder nenhuma parte da ação.
AF com Prioridade de Foco
Um modo de foco automático no qual o obturador não pode ser disparado até que o assunto esteja em foco.
AF com Prioridade de Rosto
Disponível em diversos modelos COOLPIX, o AF com Prioridade de Rosto detecta o rosto de uma pessoa nas distâncias normais de retrato e ativa o foco automático da câmera para focalizar a área do rosto.
AF com Prioridade de Rosto
AF de Área Ampla
Refere-se ao fato de que a área de detecção de foco automático escolhida é 7 mm maior, facilitando fotografar assuntos em movimento ou aqueles que não estão centralizados com precisão no visor.
AF de Área Ampla
AF de Ponto Único
AF de Ponto Único é um dos Modos de Área de AF da Nikon. Com um bom controle de luz e um assunto estático, o AF de Ponto Único assegura que o elemento mais importante na composição, como os olhos em um retrato, sejam focados de forma nítida.
AF de Ponto Único
AF de Servo Automático (AF-A)
No AF-A ou AF de Servo Automático, a câmera automaticamente seleciona o AF de Servo Único (AF-S) ou AF de Servo Contínuo (AF-C) de acordo com as condições de disparo e de movimento do assunto. O obturador somente será disparado (tirará uma fotografia), se a câmera for capaz de focar.
AF de Servo Automático (AF-A)
AF de Servo Único (AF-S)
AF-S é um modo de foco automático no qual a operação de foco automático é interrompida quando o assunto entra em foco. O foco é fixado quando o botão de disparo do obturador é pressionado até a metade. Indicado para assuntos estáticos é útil para fotografar assuntos estáticos. O AF-S é um dos modos de foco disponível em diversas câmeras no modo Exibição ao Vivo.
AF de Servo Único (AF-S)
AF Modo Área
Os três modos de área de AF da Nikon: AF de ponto único, AF com área dinâmica e AF com área automática, são projetados para lidar com diversas situações de disparo. Com um bom controle de luz e um assunto estático, o AF de ponto único assegura que o elemento mais importante na composição, como os olhos em um retrato, seja nitidamente focado. Com o AF com área dinâmica, você pode selecionar entre diversas opções de foco: AF de 9, 21, 39 ou todos os 51 pontos. Selecione um ponto de AF único e as áreas ao seu redor servirão como apoio, uma vantagem significativa ao fotografar assuntos em movimento. Selecione a opção de 9 pontos quando quiser focar assuntos em movimento aleatório com maior precisão. Ao lidar com contraste insuficiente para detecção rápida do foco, escolher 21, 39 ou 51 pontos facilitará a detecção. A opção de 39 ou 51 pontos (dependendo da sua câmera) também permite o Rastreamento de Foco 3D, que usa as informações de cor do sensor de fotometria RGB para seguir automaticamente assuntos em movimento através dos pontos de AF. O AF com área automática usa as informações de cor e algoritmos especiais de reconhecimento de rosto para focar automaticamente no rosto de um indivíduo, o que é extremamente útil quando simplesmente não há tempo para selecionar um ponto de foco, ou ao usar a Exibição ao Vivo no modo em mãos em ângulos altos e baixos.
AF Modo Área do Acompanhamento em 3D
O AF Modo Área do Acompanhamento em 3D é um AF Modo Área que está disponível em algumas câmeras digitais Nikon. Quando o usuário estiver nos modos de foco AF-A ou AF-C, ele selecionará o ponto de foco. Contanto que o botão do obturador fique pressionado até a metade, se o assunto se mover depois que a câmera focou o assunto, a câmera usará o acompanhamento em 3D para selecionar um novo ponto de foco e manter o foco travado no assunto original. Se o assunto sair do visor, remova seu dedo do botão de disparo do obturador e recomponha a fotografia com o assunto no ponto de foco selecionado.
AF Modo Área do Acompanhamento em 3D
AF-S: Foco Automático Silencioso
O foco é acionado por um motor de "Onda Silencioso" na lente, ao invés do motor de acionamento do foco na câmera. As lentes AF-S focam mais rápido que as lentes AF-NIKKOR padrão e quase que completamente em silêncio. As lentes AF-S com a designação "II" pesam menos e geralmente são menores que as predecessoras equivalentes.
A.GPS
Um arquivo Assist GPS (A.GPS) é um arquivo atualizado dos dados de GPS, que podem ser baixados da web e carregados em algumas câmeras digitais Nikon selecionadas, para diminuir o tempo que a câmera precisa para rastrear as informações de posicionamento do GPS. O site da Web que armazena o arquivo A.GPS é http://nikonimglib.com/agps/index.html. Depois de baixar o arquivo para o computador, siga as instruções no manual da câmera.
AI-P
Uma lente NIKKOR de foco manual com uma CPU embutida, que transfere os dados da lente para os sistemas de fotometria da câmera.
AI-S: Indexação Automática (modificada)
O acoplador AI-S é um refinamento do AI e se tornou padrão em lentes NIKKOR em 1982. A ação do diafragma em uma lente AI-S é compatível com as câmeras Nikon que permitem que a abertura seja controlada da câmera, como é necessário para o controle de exposição automático de prioridade do obturador e programado. Todas as lentes AF-NIKKOR, assim como a maioria das lentes NIKKOR de foco manual produzidas desde 1982, são AI-S.
Ajuste do Balanço de Branco — Flash
O flash é uma configuração do balanço de branco. Ao configurar manualmente o balanço de branco na câmera digital e tirar fotografias usando a iluminação do flash, você usa a configuração do flash para equilibrar a cor da luz e do flash disponível de modo que ela seja capturada corretamente pela câmera.
Ajuste do Balanço de Branco — Flash
Ajuste do Balanço de Branco — Fluorescente
Fluorescente é uma configuração do balanço de branco. Ao configurar manualmente o balanço de branco na sua câmera digital e ao fotografar em iluminação fluorescente, você usa a configuração fluorescente para equilibrar a cor da luz para que ela seja capturada corretamente pela câmera.
Ajuste do Balanço de Branco — Fluorescente
Ajuste do Balanço de Branco — Incandescente
Incandescente é uma configuração de balanço de branco. Quando o balanço de branco na câmera digital é ajustado manualmente e disparado sob luzes incandescentes (iluminação residencial interna), você utiliza um ajuste incandescente para obter o equilíbrio de cores da luz disponível, para que a captura seja feita corretamente pela câmera.
Ajuste do Balanço de Branco — Incandescente
Ajuste do Balanço de Branco — Kelvin
A escala Kelvin é uma unidade de medida de temperatura e é reconhecida pelo símbolo "K". Além desses ajustes com base no cenário de iluminação, é possível também configurar o balanço de branco em várias câmeras digitais da Nikon usando graus Kelvin.
Ajuste do Balanço de Branco — Kelvin
Ajuste do Balanço de Branco — PRE
PRE ou Pré-Ajuste Manual, é um modo de balanço de branco incorporado em determinadas câmeras Nikon que permite registrar e recuperar uma configuração personalizada do balanço de branco. É útil quando você está fotografando em condições de iluminação mista ou em luzes que têm um forte matiz colorido
Ajuste do Balanço de Branco — PRE
Ajuste do Balanço de Branco — Sombra
Sombra é uma configuração do balanço de branco. Ao configurar manualmente o balanço de branco na sua câmera digital e ao fotografar em condições de iluminação com sombra, você usa a configuração de sombra para equilibrar a luz disponível para que ela seja capturada corretamente pela câmera.
Ajuste do Balanço de Branco — Sombra
Alcance da Distância do Disparo de Flash
A distância sobre a qual um flash pode fornecer luz efetivamente.
Alcance de Foco
O alcance no qual uma lente pode focar em um assunto selecionado. Frequentemente usado para indicar a capacidade de uma lente macro ou micro.
Alcance Dinâmico
Os fotógrafos usam o "alcance dinâmico" para a faixa de luminância de uma cena sendo fotografada, ou os limites da faixa de luminância que uma determinada câmera ou vídeo digital pode capturar. O alcance dinâmico dos sensores usados na fotografia digital é muitas vezes menor que o do olho humano e geralmente não é tão amplo quanto o alcance do material fotográfico químico.
Aliasing
Um tipo de distorção da imagem digital vista com maior frequência quando linhas ou bordas retas em uma imagem digital são ampliadas até o ponto no qual parecem serrilhadas.
Alta Faixa Dinâmica (HDR)
A fotografia HDR é um método de captura de múltiplas imagens combinadas para criar uma só foto com um amplo alcance de tons em uma cena de alto contraste, um alcance que nossos olhos podem discernir, mas os sensores digitais não conseguem processar em uma única foto.
A-M
Chave de Foco Automático-Manual
A-M
A (Modo Automático que não está em TTL nos Speedlights da Nikon)
O flash usa seu sensor para medir a iluminação do flash refletida de volta do assunto, controlando a saída do flash para fornecer a exposição correta.
Ampliação do Visor
A ampliação aplicada ao visor é de aproximadamente 0,7 X com uma lente de 50 mm. Isso significa que os objetos no visor parecem 70% maiores que parecem a olho nu. Este fator de ampliação varia, dependendo do modelo da câmera. Verifique o manual da câmera para obter detalhes específicos.
Ampliador da Ocular
Acopla-se à ocular do visor da câmera para ampliar a imagem para facilitar o foco manual. É muito útil para o foco manual de assuntos com detalhes refinados.
Anel Adaptador do Filtro
Colocado entre um filtro e a lente quando o tamanho de acoplamento difere.
Anel Adaptador para Macro
Adaptador montado na frente de uma lente para permitir o uso da lente na posição invertida.
Anel de Extensão
Também conhecido como Tubos de Extensão. Um Anel de Extensão é um dispositivo situado entre as lentes e o corpo da câmera para estender a distância da lente para filmar (ou sensor de imagem) para um foco mais aproximado. Disponível em diversos tamanhos, os anéis de extensão podem ser usados sozinhos ou juntos para variar a taxa de reprodução. Esses anéis só são compatíveis com as câmeras Nikon no modo de foco Manual e  são considerados acessórios de lente sem contato de CPU. 
Anel de Vedação
Um Anel de Vedação é uma junta de borracha utilizada para criar um lacre. Em uma caixa estanque, o anel de vedação é utilizado para um criar lacre à prova d'água, de forma que a câmera fique protegida.
Ângulo da Imagem
Refere-se à parte de uma cena que estará nas fotografias. É determinado pela distância focal da lente e formato da câmera e geralmente é medido pela diagonal do quadro. Também chamado de ângulo de visão.
Ângulo de Cobertura do Flash
A medida em graus do ângulo formado por linhas que se projetam do centro do flash até as extremidades do campo de cobertura.
Ângulo de Incidência
O ângulo de luz que atinge uma superfície. Uma regra básica da física diz que o ângulo de incidência equivale ao ângulo de refletância, o que significa que o ângulo da luz que vem para a superfície é o mesmo ângulo da luz refletida fora da superfície. Por exemplo, se a luz que atinge uma superfície vem de uma fonte de luz que estava em um ângulo de 45 graus da superfície, a luz refletida fora da superfície também percorre um ângulo de 45 graus. 
Ângulo de Refletância
Consulte Ângulo de Incidência.
Ângulo de Visão
Consulte Ângulo de Imagem.
Ângulo de Visão Grande Angular
Ângulo de visão refere-se à área ou quantidade de uma cena que uma fotografia pode capturar, e é determinado pela distância focal da lente em uso.
Anti-aliasing
Um processo ótico que retira uma amostra das bordas de uma imagem para preencher as áreas ausentes que criam uma aparência serrilhada.
Aplicativo
Um programa de computador, como um editor de imagem ou navegador de imagem.
Aplicativo para iPhone
Um aplicativo que funciona no iPhone, iPod Touch e iPad da Apple Inc. O aplicativo Learn &Explore da Nikon é gratuito e pode ser baixado na Apple Store. Permite que os usuários leiam artigos L&E e vejam vídeos ou áudios em podcasts publicados no Learn &Explore.
Aplicativos
A câmera digital COOLPIX S800c e S810c apresentam uma plataforma Android, que executa aplicativos que podem ser baixados para as câmeras, para fotografar e compartilhar imagens e vídeos.
Aplicativos
Apresentação de Slides — Escolha um Tema
Algumas câmeras COOLPIX permitem que você crie apresentações de slides na câmera e escolha um tema.
Apresentação de Slides — Escolha um Tema
Apresentação de Slides — Tema Animado
Algumas câmeras COOLPIX permitem que você adicione um tema animado à sua apresentação de slides criada na câmera.
Apresentação de Slides — Tema Animado
Apresentação de Slides — Tema Clássico
Algumas câmeras COOLPIX permitem que você crie uma apresentação de slides com as imagens armazenadas na câmera, com um tema clássico.
Apresentação de Slides — Tema Clássico
Algumas câmeras COOLPIX permitem que você adicione um tema de cultura popular às suas apresentações de slides.
Apresentação de Slides — Tema de Cultura Popular
À Prova D'água
Câmeras à prova d'água são projetadas para serem usadas debaixo d'água até uma profundidade específica, e por um período determinado de tempo.
À Prova de Choque
Em conformidade com um método de teste baseado em MIL-STD-810G Método 516.5 - teste de choque³ e queda de uma altura de 1,5 m. Algumas câmeras, como a COOLPIX AW100, são à prova de choque.
À Prova de Congelamento
Câmeras à prova de congelamento são idealizadas para serem usadas em baixas temperaturas. A câmera digital Nikon COOLPIX AW100 é à prova de congelamento, capaz de ser usada em baixas temperaturas de até -10°C e em água fria até 0°C.
À prova de Piscada
Ao usar este recurso, a câmera detecta que um assunto humano pode ter fechado os olhos, imediatamente após ela reconhecer o rosto. Quando isso acontecer, a tela "Alguém piscou?" será exibida no monitor para verificar a fotografia tirada.
À prova de Piscada
APS-C
APS-C significa Sistema Avançado de Fotografia do tipo C, que é um formato de sensor de imagem equivalente a aproximadamente o tamanho do Sistema Avançado de Fotografia negativa (25,1 mm x 16,7  mm). O sensor de imagem de formato DX da Nikon é um sensor de formato APS-C.
Armazenamento Magnético
Veja armazenamento
Armazenamento Ótico
Veja dispositivo de armazenamento
Arquivamento
A capacidade que um material tem, incluindo alguns papéis de impressão e CDs, de durar por muitos anos.
Arquivo
Um documento do computador; além disso, uma coleção de informações, como dados, imagens ou texto que podem ser salvos em um disco ou uma unidade de disco.
ASA
Medida da capacidade de "obtenção de luminosidade" de um filme. Substituída por ISO para filme e digital.
Astigmatismo
Uma das cinco aberrações de Seidel. Astigmatismo é uma aberração que causa o desfoque dos pontos, diminuindo a nitidez. Ele pode ser reduzido, mas não eliminado, ao fechar o diafragma da lente.
Astrofotografia
Astrofotografia é um tipo especializado de fotografia tirada do céu noturno, estrelas, planetas e outros corpos celestes. Eclipses lunares e solares, assim como caudas de cometas também estão no âmbito da Astrofotografia. Pode ser necessário equipamento especializado para fotografar determinados assuntos celestes, como telescópios, filtros solares, etc.
Aumento de Nitidez da Imagem
Função que controla a nitidez dos contornos nas fotografias.
AVC/H.264 (AVCHD)
Codificação Avançada de Vídeo é um padrão para a compressão de vídeos.
AVI
AVI significa Audio Video Interleave (entrelaçado), um formato multimídia usado para gravar vídeo.
Backup
Uma precaução de segurança contra a perda de imagens importantes ou outros dados eletrônicos. É possível fazer backup de um arquivo de imagem ou de todos os dados de um computador. As opções de backup incluem CDs/DVDs, unidades de disco rígido externo e locais de armazenamento online.
Balanço de Branco
Uma função na câmera para compensar as cores diferentes de luz sendo emitidas por fontes de luz diferentes.
Balanço de Branco
Balanço de Branco Automático
Nas D-SLRs Nikon, o Balanço de Branco Automático se combina com o Sistema de Reconhecimento de Cena para analisar cada fonte de luz da cena, fazendo a referência cruzada desta informação com 5.000 exemplos de dados de imagem reais de aproximadamente 20.000 imagens no banco de dados de balanço do branco na câmera. A configuração de balanço de branco de uma câmera digital compensa as cores diferentes de diversas fontes de luz (fluorescente, que tem um matiz "verde", ou um balanço de luz do dia mais frio que a luz do dia. Incandescente, que tem um "amarelo" ou um balanço de branco mais quente que a luz do dia, e luz do dia) para que objetos brancos em uma cena pareçam brancos, independentemente da temperatura de cor (quente ou frio) da fonte de luz. Mesmo em iluminação mista ou fontes de luz difíceis, como luzes de vapor de mercúrio, a tecnologia de balanço do branco automático calcula um balanço de branco ideal para cores notavelmente fiéis.
Balanço de branco subaquático
Esta opção ajusta automaticamente o balanço de branco para corrigir o tom azul da iluminação subaquática.
Bancos do Menu de Disparo
As opções do menu de Disparo são armazenadas em um dos quatro brancos. Com as exceções dos bancos do menu Estendido, Captação com Intervalômetros, Múltiplas Exposições, Fotografias em Intervalos e Modificações para Picture Control (ajuste rápido e outros ajustes manuais), as alterações nas configurações em um banco não têm efeito nos outros. Para armazenar uma combinação específica de configurações frequentemente usadas, selecione um dos quatro bancos e defina a câmera para estes parâmetros. As novas configurações serão armazenadas no banco, mesmo quando a câmera estiver desligada e serão novamente armazenadas na próxima vez que o banco for selecionado. Combinações diferentes de configurações podem ser armazenadas nos outros bancos, permitindo ao usuário trocar instantaneamente de uma combinação para outra, ao selecionar o banco apropriado no menu de bancos. Os nomes padrão para os quatro bancos do menu de disparo são A, B, C e D.
B-Frames
Quadros bidirecionais (B) são codificados com base em uma interpolação dos Quadros I e P, que vem antes e depois deles. Os B-Frames exigem pouco espaço, mas podem levar mais tempo para descomprimir porque dependem dos quadros que podem depender de outros quadros. Um Grupo de Imagens (GOP) pode começar com um B-Frame, mas não pode terminar em um.
Bit
Uma unidade de medida que indica a capacidade de informação de um dígito binário.
Bitmap
Uma descrição pixel a pixel de uma imagem, onde cada pixel é um elemento separado.
Bluetooth
Bluetooth é uma tecnologia padrão sem fio proprietária e aberta que é usada para a troca de dados em pequenas distâncias. O Bluetooth pode conectar diversos dispositivos ao mesmo tempo, sejam fixos ou móveis. O Bluetooth frequentemente é usado para conectar dispositivos de comunicação sem fio (celulares) com outros dispositivos, como um fone de ouvido/microfone para falar em um telefone celular compatível com Bluetooth. A câmera digital COOLPIX S800c oferece conectividade Wi-Fi e Bluetooth.
Bokeh
O efeito de um fundo suavemente fora de foco obtido ao fotografar um assunto, geralmente um retrato, usando uma lente rápida na maior abertura, como f/2.8 ou superior.
Botão de Recursos (F)
Um botão em determinadas câmeras digitais Nikon que oferece acesso a recursos selecionados. No sistema de câmera Nikon 1, o botão de recursos fornece acesso a determinados recursos nas SPS, nos modos Foto com Movimento ou Reprodução.
Bracketing
Uma técnica de exposição para assegurar uma exposição precisa ou de preferência ao disparar uma sequência de imagens em configurações diferentes.
Bracketing de Exposição Automática
Um recurso que configura a câmera para tirar uma série de fotografias (geralmente três) em ajustes de exposição diferentes.
Bracketing de Exposição de Flash
Um recurso que permite a você limitar automaticamente as exposições em saídas variadas de flash, sem alterar a velocidade do obturador e/ou abertura.
BSS (Seletor de Melhor Foto)
Uma tecnologia exclusiva da Nikon, o Seletor de Melhor Foto automaticamente seleciona a imagem com o foco mais nítido de uma série de até dez imagens consecutivas; apenas a fotografia mais nítida é salva no cartão de memória.  

Quando o Seletor de Melhor Foto é ativado, diversas imagens são armazenadas na memória da câmera, onde são avaliadas pelo computador da câmera. Uma única imagem com o maior nível de detalhes será transferida automaticamente para o cartão de memória.
Buffer
Memória em uma câmera ou dispositivo digital que armazena informações, antes que sejam gravadas em uma fonte de armazenamento.
Bússola Eletrônica
O recurso Bússola Eletrônica é uma bússola de uso geral que permite a você usar o GPS de certas câmeras como uma bússola. Quando a tela da Bússola é definida para ON (ligada), ela é exibida na tela de disparo. Embora a Bússola Eletrônica possa ser utilizada para uso geral, ela não deve ser o único dispositivo GPS no qual confiar quando você vai caminhar em lugares remotos, sair de barco, dirigir, voar, escalar ou em qualquer outra atividade especializada que exija o posicionamento preciso.
Cabo Disparador
Um cabo e um dispositivo com botão projetado para permitir aos fotógrafos dispararem o obturador da câmera sem tocar a câmera. Usado geralmente com uma câmera montada em tripé para assegurar uma estabilidade ainda maior.
Caixa Estanque
Uma caixa estanque é um estojo projetado para ser resistente à água até uma profundidade (pressão) específica e é usada para disparar fotografias e vídeos debaixo d'água. Caixas estanques geralmente são projetadas para serem usadas com modelos de câmera específicos. Elas usam anéis de vedação para garantir a integridade da resistência à água.
Calibração da Bateria
Alguns carregadores de bateria Nikon, que são usados para as mais novas baterias de íons de lítio recarregáveis, são equipados com um recurso de calibração de bateria. Calibre a bateria, como solicitado, para assegurar a precisão da câmera e das telas de carga da bateria do carregador
Câmera COOLPIX com projetor
Câmera digital compacta COOLPIX com projetor embutido.
Câmera COOLPIX com projetor
Câmera Lenta
Diversos modos de vídeo de permitem gravar imagens em câmera lenta. Quando capturado, o vídeo em câmera lenta geralmente é gravado em taxas de quadro mais rápidas que o normal, para que quando reproduzidas em velocidade normal, o movimento pareça mais lento.
Campo Fosco
Uma superfície texturizada granulada que dispersa a luz para formar uma imagem clara. Usado no sistema ótico do visor.
Capacidade de Atualização do Firmware
Uma novidade para unidades de flash da Nikon, o firmware mais recente para Speedlights específicos da Nikon pode ser baixado do site da Nikon para um cartão de memória, enquanto o Speedlight estiver montado em determinadas D-SLRs Nikon.
Capacidade de Dioptria
Distância aparente da imagem através de recursos óticos, como os visores. Dimensionada em dioptros. Um sinal de mais é usado para lentes positivas, um sinal de menos para lentes negativas.
Capacidade de Resolução (Resolução)
A capacidade de uma lente ou material fotográfico para reproduzir pequenos detalhes. Uma das medidas de desempenho da lente.
Capacidade ISO Alta
Certas câmeras Nikon oferecem alta capacidade ISO. Uma vantagem que aumenta bastante às possibilidades fotográficas, pois a alta capacidade ISO oferece excelentes exposições em condições desafiadoras, de pouca luz, ampliando o numero assuntos possíveis e permitindo que as cenas sejam capturadas muito bem sem comprometer a luz natural.
Capacidade ISO Alta
Captura de Imagem Durante Vídeo
No menu de configurações personalizadas, é possível escolher a função executada ao pressionar o botão de liberação do obturador quando o Modo Vídeo estiver selecionado com o seletor em exibição ao vivo. Se o botão de liberação do obturador for pressionado totalmente durante a gravação do vídeo, a câmera vai gravar uma fotografia sem interromper a gravação do filme. As fotografias têm tamanho 1.920 x 1.080 pixels (proporção da imagem 16:9) e são gravadas com qualidade de imagem de JPEG fina (prioridade de qualidade). Observe que durante a gravação do vídeo, as fotos são tiradas uma por vez, independentemente do modo de obturação selecionado. Esta restrição não se aplica se a gravação do vídeo não estiver em andamento.
Captura de Vídeo de Definição Padrão (SD)
A gravação do vídeo na definição padrão (640 x 480), usando uma proporção da imagem 4:3. Sem Alta Definição.
Carregar
Transferir arquivos ou outras informações para a Internet de um computador ou de um equipamento de computador para outro.
Cartão Flash
Um tipo de cartão de memória da câmera que pode reter dados após o sistema ser desligado. Também conhecido como um cartão de memória flash ou cartão de mídia.
Cartão SD
Secure Digital (SD), um tipo de cartão usado em câmeras digitais para armazenar imagens. Disponível em diversas capacidades de armazenamento, os cartões podem ser apagados (quando as imagens são transferidas ou não são mais necessárias) e reutilizados muitas vezes.
Cartão SDHC
O cartão Secure Digital High Capacity (SDHC) é um cartão de formato SD mais recente e de alta capacidade que permite recursos de quatro a oito gigabytes. Observação: Cartões SDHC somente funcionam em dispositivos SDHC compatíveis; Cartões SD padrão funcionam em dispositivos SD e SDHC.
Cartão SDXC
O cartão SDXC (Secure Digital Extended Capacity) é um formato de cartão SD mais recente, que permite recursos de, no máximo, 2 TB. Observação: Cartões SDXC funcionam somente em dispositivos compatíveis com SDXC; cartões SD padrão funcionam em dispositivos compatíveis com SD, SDHC e SDXC.
Cilindro da Lente Retrátil
Determinadas lentes NIKKOR, tanto para o sistema Nikon 1 como DSLR, são projetadas especialmente com um cilindro de lente retrátil. Esse desenho de lente possibilita lentes mais compactas.
Cinegrafia
A arte e ciência de capturar em vídeo (digitalmente como um arquivo ou usando fita de vídeo ou outros dispositivos magnéticos) um evento, como um filme de baixo orçamento, um casamento, vídeos de treinamento de empresas e notícias, para difusão ou uso pessoal.
Cinegrafia
A arte e a ciência de capturar em vídeo (digitalmente ou através de fita de vídeo) um evento, filmes, casamento, notícias, entre outros.
Cinegrafista
Uma pessoa que trabalha no campo de cinegrafia, produzindo vídeos para difusão ou uso pessoal, como um cinegrafista de eventos ou casamentos.
CMOS
Semicondutor de óxido de metal complementar, um dos dois principais tipos de sensor de imagem usados em câmeras digitais.
CMOS
Código de Tempo
Código de tempo é uma referência de tempo que é adicionada ao vídeo, permitindo uma edição extremamente precisa.
Compartilhamento Online
O botão Compartilhar é um recurso disponível em certas câmeras Nikon que pode ser usado para compartilhar imagens e vídeos online através do Wi-Fi.
Compartilhamento Online
Compensação de Exposição
Configurações usadas para modificar a velocidade do obturador e/ou abertura da lente recomendada pelo fotômetro da câmera. Com frequência usado para produzir efeitos criativos especiais ou para atender às exigências da cena.
Compensação de Exposição
Compensação de Exposição com Flash
Este recurso permite adicionar compensação de exposição à quantidade de flash que um Speedlight embutido, ou acessório Speedlight, pode produzir. A Compensação de Exposição com Flash pode ser + (mais) ou - (menos) em incrementos de 1/3 EV.
Compensação de Exposição com Flash
Compensação de Nível de Saída do Flash
Um controle usado para ajustar a operação de uma unidade de flash TTL, permitindo um aumento ou diminuição da saída do flash para clarear ou escurecer o efeito do flash.
Composição Balanceada
Uma imagem composta para criar uma distribuição ou arranjo harmonioso de objetos, tons ou padrões.
Compressão com Perda
Redução do tamanho de um arquivo de imagem descartando dados desnecessários, resultando em uma leve redução da qualidade de imagem.
Compressão de Audio PCM Linear
A modulação por código de pulsos linear ou LPCM é um método de decodificação de informação de áudio digitalmente. Também se refere aos formatos que utilizam este método de decodificação de áudio. A modulação por código de pulsos, ou PCM, apesar de mais geral, é muitas vezes usada para descrever dados decodificados como LPCM.
Compressão sem Perdas
Método de redução do tamanho de um arquivo fotográfico de forma que quando for descomprimido, a imagem resultante seja compatível com a qualidade da fonte original.
Comunicação de Informações de Cores de Flash
Os Speedlights da Nikon fornecem precisão melhorada da cor em fotografia com flash, graças à comunicação de informações de cores de flash. No modo Automático de Balanço de Branco, o Speedlight mestre, a unidade acoplada à Nikon D-SLR, transmite informações à câmera sobre a temperatura de cor da luz que ele está emitindo. As informações são usadas pela câmera para determinar uma configuração de balanço de branco que melhor combine a temperatura de cor do flash à temperatura de cor da luz ambiente da cena, permitindo assim que a câmera alcance o balanço de branco ideal para a cena.
Configuração de vídeo antigo
A Configuração de vídeo antigo está disponível em algumas câmeras Nikon COOLPIX, como a S32. Quando selecionada, grava vídeo com tamanho da imagem de 640x480, com proporção da imagem de 4:3 e velocidade de captura de quadros de 15 qps. O vídeo terá uma aparência similar a vídeos gravados num filme antigo de 8mm.
Configuração de vídeo antigo
Configuração do Balanço de Branco Luz Solar
Luz Solar é uma configuração de balanço de branco. Ao configurar manualmente o balanço de branco na sua câmera digital e ao fotografar em condições de iluminação com luz solar brilhante, você usa a configuração luz solar para equilibrar a luz disponível de forma que ela seja capturada corretamente pela câmera.
Configuração Personalizada "Tirar Fotografias"
"Tirar Fotografias" é uma configuração personalizada que permite capturar imagens estáticas, enquanto estiver no meio de uma gravação de vídeo em HD com algumas câmeras D-SLR da Nikon. Imagens estáticas tiradas com o recurso Tirar Fotografias terão uma proporção da imagem de 16:9, igual a uma cena de vídeo, independentemente se a câmera estiver configurada em Corte FX ou DX.
Configurações de Wi-Fi
Configurações de Wi-Fi é uma configuração disponível em certas câmeras Nikon, como a S800c e S810c, que permite aos usuários ligarem ou desligarem o Wi-Fi (ou rede local sem fio), definir a notificação da Rede, usar a configuração Fácil ou adicionar uma rede Wi-Fi.
Configurações de Wi-Fi
Contraste
Uma medida da taxa de uma mudança do brilho da imagem. Alto contraste implica em conteúdo preto escuro e branco claro. Contraste médio, uma boa difusão do preto ao branco. Contraste baixo, uma pequena difusão de valores do preto ao branco.
Controle automático de distorção
Quando você tira fotos debaixo d'água, a própria água faz com que ocorram distorções. O controle automático de distorção, disponível em algumas câmeras, compensa automaticamente esse tipo de distorção.
Controle de Ação
É um recurso incorporado em algumas câmeras, tais como as câmeras digitais Nikon COOLPIX AW100 e AW110, AW120 e a Nikon 1 AW1. Quando o controle de ação for configurado para LIGADO, você pode controlar determinadas funções da câmera ao simplesmente balançá-la no ar. A configuração padrão é ALTO, o que significa que mesmo se a câmera for agitada um pouco, isso será registrado. Quando configurado para BAIXO, uma grande quantidade de movimento é necessária para ser registrada pela câmera.
Controle de Ação
Controle de Distorção
Disponível nos modelos COOLPIX, o Controle de Distorção oferece qualidade de imagem ideal para fotografias de arquitetura e paisagem. O recurso assegura a reprodução precisa do assunto e evita a distorção de imagem que ocorre em configurações da zoom grande angular ou na periferia de uma imagem.

Controle de Flash i-TTL
O sistema de flash i-TTL (intelligent through-the-lens) da Nikon mede toda a exposição, configurando o resultado do Speedlight ao nível preciso desejado para equilibrar a luz ambiente da cena.

Milissegundos antes do flash principal, o Speedlight da Nikon emite um pré-flash monitor, que reflete em cada objeto do quadro, enviando ao sensor de flash i-TTL de cinco elementos e o sensor RGB os dados sobre a luz disponível da cena e as áreas de sombra, distância do assunto, espelhamento e temperatura da cor. Esta informação, junto com os dados do sistema de fotometria por matriz, é analisada para ajustar o resultado do flash para a máxima exposição equilibrada do plano de fundo para o primeiro plano. Todo esse processo complexo acontece em uma fração de segundo, antes de cada exposição, oferecendo níveis inéditos de precisão e desempenho do flash.
Controle de Imagem ao Vivo (LV)
O controle de imagem ao vivo permite visualizar como as alterações de controles vão afetar a imagem final. É possível usar o Controle de Imagem ao Vivo para ver as alterações em D-lighting Ativo, Suavização de Fundo, Controle de Movimento e Controle de Brilho.
Controle de Motor Silencioso (STM)
Determinadas lentes 1 NIKKOR utilizam o Controle de Motor Silencioso, o que significa que a lente tem som reduzido ao fazer zoom, ideal para gravar vídeos com som.
Controle de perspectiva
Correção em um programa de edição de imagem ou composição para eliminar a distorção que ocorre em uma fotografia, por causa da superfície plana do sensor da câmera (ou, no caso de uma câmera de filme, o plano do filme) que não está paralela às linhas paralelas na imagem.
Controle de Vinheta
O Controle de Vinheta reduz a vinheta para as lentes NIKKOR tipo G e D (lentes DX e PC excluídas). Os efeitos variam de lente para lente e são mais perceptíveis na abertura máxima. Escolha entre Alto, Normal, Baixo e Desligado. O controle de vinheta não se aplica a vídeos e seus efeitos não podem ser visualizados na Exibição ao Vivo. O software Nikon Capture NX2 também oferece uma ferramenta de Controle de Vinheta, que pode ser usada para corrigir a vinheta em imagens que foram capturadas com lentes NIKKOR tipo G ou D. A ferramenta de Controle de Vinheta pode ser usada em arquivos NEF, JPEG e TIFF; entretanto, ela é mais eficaz quando executada em imagens tiradas na abertura máxima. Se a imagem na janela de imagem ativa for uma imagem RAW tirada com uma lente equipada para transmitir informação de distância (uma lente tipo G ou D), montada em uma câmera que pode gravar esta informação, o Capture NX 2 usará a informação da lente gravada com a imagem para selecionar automaticamente um alcance ideal para o controle deslizante de Intensidade.
Controle ISO
Algumas câmeras D-SLRs Nikon oferecem controle ISO automático, um recurso que vai manter um alcance selecionado de velocidade do obturador. Funciona assim: Na operação de prioridade de abertura, por exemplo, escolha controle de ISO e defina uma velocidade base do obturador de, por exemplo, 1/250 segundo, significando que você não quer que a velocidade do obturador fique abaixo dessa configuração. Quando o nível de luz na cena exigir uma velocidade do obturador mais lenta que 1/250 segundo, a câmera vai automaticamente iniciar o ISO para manter a velocidade do obturador.

Junto com o f/stop e a velocidade do obturador, o ISO é um elemento importante do controle de exposição.
Conversão A/D de 14 bits
A conversão analógica para digital geralmente é o primeiro estágio no processo de conversão de um sinal analógico, que vem do sensor de imagem, através de canais múltiplos, em dados digitais para o processamento da imagem e armazenamento dos dados da imagem. Quanto maior a taxa de bits desta conversão, maior a qualidade de imagem. As D-SLRs Nikon geralmente oferecem um encadeamento de processamento de imagens de 16 bits, que converte as imagens de profundidade de 12 bits ou 14 bits de forma rápida e eficiente.
COOLPIX
O nome comercial dado às câmeras digitais do tipo Point & Shoot (Apontar e Disparar) fabricadas pela Nikon.
COOLSCAN
O nome comercial para scanners de filme fabricadas pela Nikon. Os scanners COOLSCAN Nikon foram descontinuados a partir de dezembro de 2010.
Corte de Espelho
Um leve escurecimento da borda da imagem do visor devido a limites técnicos no tamanho do espelho reflex. Pode ocorrer quando você estiver usando lente telefoto longa ou de fole. É visível no visor, não na imagem.
Corte de Vídeo em Câmera Lenta
Ao fazer Vídeos em Câmera Lenta usando o sistema de câmera digital Nikon 1, os vídeos são capturados em uma proporção da imagem cortada. Os vídeos são capturados com uma proporção da imagem 8:3, em 400 qps, com reprodução em 30 qps. Vídeos comuns de alta definição são capturados na proporção da imagem 16:9.
Costurar
"Costurar" é o termo utilizado para unir eletronicamente diversas imagens para fazer uma grande imagem usando o software. Ao costurar digitalmente imagens panorama, as bordas das imagens tiradas devem se encaixar. Uma câmera desalinhada criará emendas irregulares na imagem final. 
Criar Álbuns de Fotos
Algumas câmeras digitais COOLPIX, como a S32, oferece um modo "Divertir-se com Fotografias" no menu de reprodução que permite realizar várias opções criativas. Uma dessas opções é fazer álbuns de fotografia. A câmera oferece vários desenhos de álbuns que podem ser utilizados, e exibe os álbuns de fotografia finalizados em uma página por vez.
Criar Álbuns de Fotos
Criptografia AES
AES significa Advanced Encryption Standard (Padrão de Criptografia Avançada). Este é o padrão de preferência usado para criptografar dados comerciais e do governo.
Criptografia de 256 bits
A criptografia de 256 bits é um protocolo de segurança caracterizado por tamanhos chave que podem ser qualquer múltiplo de 32 bits, com um mínimo de 128 e um máximo de 256 bits. É um tipo de criptografia segura e muito rápida para software e computadores.
Cristal ED (Dispersão Extrabaixa)
Um vidro ótico desenvolvido pela Nikon, que é utilizado em conjunto com vidro ótico normal em lentes telefoto e que auxilia na correção das aberrações cromáticas.
Cristal ED (Dispersão Extrabaixa)
Curvatura de Campo
Uma das cinco aberrações de Seidel. A Curvatura de Campo é um fenômeno no qual as linhas retas não são processadas perfeitamente retas na imagem. A curvatura de campo pode ser melhorada, mas não eliminada, ao se reduzir a abertura lentes.
DC (Controle de Desfocagem)
Uma lente que permite ao fotógrafo controlar o grau de aberração esférica no primeiro plano ou fundo ao girar o anel DC da lente. Isso criará um desfoque arrendondado que é ideal para fotografias de retratos. Com o controle DC definido em zero, uma lente DC-Nikkor opera da mesma maneira que uma lente que não usa DC, com a mesma distância focal e abertura máxima. Uma lente DC-NIKKOR será etiquetada como tal no cilindro da lente.
Definição
A clareza de detalhes em uma fotografia.
Desfoque
Uma maneira de suavizar uma imagem ou parte de uma imagem.
Deslocamento Vertical do Programa
No modo de exposição auto programada, esta função permite alterar temporariamente uma combinação de velocidade do obturador/abertura definida automaticamente, enquanto mantém a exposição correta.
Destaque
As áreas com tons claros e brilhantes de um assunto ou cena.
Destaques
As áreas com tons claros e brilhantes de um assunto ou cena
Detecção de Movimento
A Detecção de Movimento ajuda a produzir resultados mais nítidos ao selecionar automaticamente uma velocidade mais rápida do obturador e ajuste mais alto do ISO (sensibilidade à luz) para compensar o movimento do assunto ou trepidação da câmera.
Detecção de MovimentoDetecção de Movimento
Diafragma
O dispositivo mecânico em uma lente que controla a abertura.
Difusor
Qualquer dispositivo ou substância colocada entre a fonte de luz central e o assunto que suaviza e espalha a luz.
Digiscoping
Uma técnica para executar um filme, imagens estáticas digitais ou vídeo ao acoplar uma câmera a um Fieldscope ou Spotting Scope. Além do equipamento de câmera, a Nikon também fabrica Fieldscopes, e o conjunto de acessórios e adaptadores necessários para combinar nossos Fieldscopes às COOLPIX Nikon e D-SLRs Nikon Com o Digiscoping, é possível capturar fotografias sem usar as lentes fotográficas tradicionais. Observadores de pássaros e naturalistas são algumas das pessoas que capturam imagens close-up de vida selvagem, utilizando digiscoping.
Digital
Qualquer dispositivo ou sistema no qual as informações são armazenadas ou manipuladas por impulsos liga/desliga.
Digitalização
Conversão de informações analógicas no formato digital, de modo que possam ser usadas por um computador.
Digitutor
Tutoriais passo a passo sobre o uso das câmeras D-SLR Nikon atuais, lentes NIKKOR e Speedlights.
Diodo Emissor de Luz Orgânico (OLED)
Um diodo emissor de luz orgânico (OLED) é um diodo emissor de luz (LED). É um tipo de tela que pode ser usado em uma câmera.

Um OLED é um diodo emissor de luz (LED) no qual a camada de material semicondutor orgânico emite luz em resposta a uma corrente elétrica. Esta camada de material orgânico está situada entre dois eletrodos, um deles geralmente é transparente.

OLEDs são usados em telas de câmera, de TV, monitores e outros dispositivos. OLEDs também são usados em fontes de luz para iluminação de espaço e elementos de emissão de luz em grandes áreas. Uma tela OLED funciona sem luz de fundo, então pode exibir níveis profundos de pretos e pode ser mais fina e mais clara que as telas de cristal líquido (LCD).

As telas OLED podem ser usadas com esquemas de condução de matriz ativa ou passiva (PMOLED). Os OLEDs de matriz ativa (AMOLED) exigem plano de fundo do transistor em película fina para ligar ou desligar cada pixel individual e podem aumentar a resolução e o tamanho para o máximo possível.
Dioptria
Uma medida da capacidade da lente igual ao recíproco da distância focal. Prescrições de óculos geralmente são indicadas em dioptria. Para câmeras, a dioptria é usada como a medida da capacidade de dioptria para a imagem no visor.
Disco
O termo usado para descrever a mídia magnética de armazenamento (disquete).
Disco
O termo usado para descrever uma mídia de armazenamento ótico (disco compacto).
Disco Blu-ray
Blu-ray (BD) é uma mídia de armazenamento de disco ótico que substitui o formato de DVD. Ele pode armazenar seis vezes mais dados que um DVD. O nome faz referência ao laser azul usado para ler o disco. Os discos Blu-ray normalmente têm capacidade para 25 Gigabites. Discos Blu-ray de camada dupla têm capacidade para 50 Gigabites.
Disparo com pré-ajuste de Foco
Uma técnica na qual o foco é definido para uma configuração predeterminada e o obturador é liberado quando o assunto se move para o ponto de foco.
Disparo Contínuo de Alta Velocidade
Contínuo é uma das opções de disparo encontradas no modo automático de determinadas câmeras digitais Nikon. O modo contínuo permite tirar uma série de fotos. Dependendo do modelo da câmera, a vida útil da bateria e memória restante no buffer, o Contínuo de Alta Velocidade deixa você tirar mais quadros por segundo que o Contínuo de Baixa Velocidade. Entretanto, se o flash for disparado, somente uma fotografia será tirada.
Disparo Contínuo de Alta Velocidade
Disparo do Obturador
O botão que é totalmente pressionado para disparar o obturador. Com as câmeras mais recentes, pressionar suavemente o botão do obturador ativa o fotômetro e inicia a operação de foco automático.
Dispersão
Um fenômeno no qual os raios de luz branca se desviam por comprimentos de onda diferentes resultando em uma faixa de cores (espectro). Um arco-íris criado por um prisma é o resultado da dispersão.
Dispositivo de Armazenamento
Um dispositivo de armazenamento que permite a gravação ou armazenamento de informações ou dados. Pode ser uma unidade de disco, cartão de mídia removível, ou outro dispositivo portátil que contenha dados para finalidades de arquivamento ou utilização futura.

O armazenamento magnético é um termo que se refere ao armazenamento de dados em uma mídia magnetizada. O armazenamento magnético utiliza padrões diferentes de magnetização em um material magnetizável para armazenar dados. É uma forma de memória não volátil. O armazenamento magnético é usado principalmente por unidades de disco rígido.

O armazenamento ótico é um termo que se refere ao armazenamento de dados em uma mídia legível oticamente. Os dados são gravados fazendo-se marcas em um padrão que pode ser lido com a ajuda de luz, geralmente um feixe de luz laser, focalizado com precisão em um disco em rotação. Um CD é um exemplo de armazenamento ótico.
Disquete
Um disco de plástico de 3,5 pol. (8,9 cm) fino e flexível usado para armazenar dados ou imagens. Não é muito usado atualmente, já que a capacidade de armazenamento é limitada.
Distância de Trabalho
A distância da frente da superfície da lente até o assunto.
Distância do Olho
O ponto mais distante do eixo ótico onde toda a imagem no visor pode ser vista.
Distância do Olho Alta
Uma distância ampliada do visor até o olho. Importante para quem usa óculos.
Distância Focal
A distância do ponto principal até o ponto focal.
Distância Hiperfocal
O ponto mais próximo que é possível focar uma lente e ainda ter a profundidade de campo, incluindo infinito, quando a lente estiver focada no infinito. Em uma lente NIKKOR que não tem escala de profundidade de campo, é possível calcular a distância usando a fórmula: H = f 2/(F x CoC) onde "H" é a distância hiperfocal em mm, "f" é a distância focal, "F" é a abertura e "CoC" é um valor de Círculo de Confusão (0,033 para filme de 35 mm ou uma câmera de formato FX ou 0,020 ou para um corpo com formato DX). O círculo de confusão máximo permitido vai variar, dependendo do tamanho de reprodução da imagem, do formato de captura e outras variáveis.
Distorção
Há três tipos de distorção que poderiam afetar o formato da imagem: Barril: deformação da imagem que faz com que um retângulo inche no centro, parecendo um barril (os cantos do retângulo são maiores que 90 graus). Almofada: deformação da imagem que faz com que os lados de um retângulo se movam para dentro, formando uma almofada ou formato de estrela (os cantos do retângulo são menores que 90 graus).  Combinações: os dois tipos também podem ser combinados.

A distorção não pode ser corrigida reduzindo a abertura da lente. Isso pode ser melhorado pela combinação ótica de elementos positivos e negativos da lente.
Distorção de barril
Um efeito da lente no qual as linhas retas em uma imagem parecem estar infladas ou em formato de esfera.
Diversão com Fotografias
Está é uma função localizada no menu reprodução de certas câmeras COOLPIX, como a S32. A opção "Diversão com Fotografias" permite a edição de imagens usando diversos efeitos, incluindo suavizar imagens, adicionar estrelas, adicionar um efeito olho de peixe, adicionar um efeito diorama, câmera de brinquedo, alterar cores, selecionar cores e decorar. Imagens editadas são salvas como cópias.
Diversão com Fotografias
A opção "Divirta-se com Fotografias" está disponível no menu Reprodução de algumas câmeras digitais COOLPIX, como a S32. E oferece várias coisas legais que podem ser feitas com as imagens na câmera, incluindo Troca de Mensagem, Reproduzir Imagem e Fazer Álbum de Fotografias.
Diversão com Fotografias
D-Lighting
Uma função embutida em diversas D-SLRs Nikon e no programa de imagem Capture NX2 da Nikon, que permite a você clarear assuntos que foram subexpostos ou aumentar o contraste de um assunto superexposto.
D-Lighting Ativo
D-Lighting Ativo otimiza as imagens de alto contraste para restaurar os detalhes de sombra e luz forte que, com frequência, são perdidos quando uma iluminação forte aumenta o contraste entre as áreas claras e escuras de uma imagem. Pode ser configurada para operar automaticamente ou manualmente e também é possível enquadrar as imagens para se obter uma com D-Lighting Ativo e outra sem.

A otimização de imagem de D-Lighting Ativo, que ocorre na câmera no momento em que a fotografia é tirada, aplica o processamento digital apenas nas partes necessárias da imagem. Mesmo ao fotografar um assunto com um amplo alcance dinâmico, o D-Lighting Ativo é capaz de reproduzir uma imagem realista que retém o contraste natural. 
Dodging
Iluminar seletivamente parte de uma foto usando um programa de edição de imagem ou uma técnica mecânica em um quarto escuro tradicional.
Download
Passar dados do computador de um local para outro. Embora o termo seja usado normalmente para descrever a transferência de dados da Internet, também é usado para descrever a transferência de fotos do cartão de memória da câmera para um computador.
Download
Um arquivo ou outras informações transferidas de uma câmera, cartão de mídia, CD, DVD, unidade de disco ou da Internet para um computador, ou de um computador para outro.
DPI
Pontos por polegada (dots per inch). Uma medida da resolução de uma fotografia ou dispositivo digital, incluindo câmeras e impressoras digitais. Quanto maior o número, maior a resolução.
DPOF
DPOF é a abreviação para o Formato de Pedido de Impressão Digital (Digital Print Order Format). O DPOF pode ser encontrado em todas as câmeras COOLPIX Nikon. Ele permite que os usuários escolham quais imagens imprimir da câmera. A câmera salva estas informações em arquivos especiais no cartão de mídia para uso posterior, quando as imagens são transferidas para um computador, impressora ou quiosque de fotografias.
DSCN
DSCN é um identificador que iniciará a sequência alfa/numérica no nome do arquivo de uma imagem estática original ou vídeo tirado com uma câmera digital Nikon. Depois do DSCN, um número de arquivo será atribuído automaticamente em ordem ascendente.
DSLR
A sigla DSLR vêm do inglês Digital Single-Lens Reflex, ou em tradução livre “câmera digital de lente refletiva”, onde a luz passa pela lente antes de chegar ao sensor de imagem. Câmeras DSLR, em geral também contam com um sensor de imagem maior do que câmeras compactas.
D-TTL
A câmera mede a quantidade de luz refletida do assunto através da lente para controlar automaticamente o nível de saída do flash e fornecer a exposição correta.
Duração do Flash
Refere-se ao curto tempo que geralmente leva para um flash disparar. O controle do flash automático altera o brilho ao modificar a duração do flash. A duração do flash para um flash automático geralmente é 1/1000 a 1/20.000 segundos.
DVD
Digital Video Disc Um tipo de CD-ROM com capacidade de armazenamento de dados e taxa de acesso maior. Mais usado para dados de filmes e vídeos, sua alta capacidade de 4,7 gigabytes o torna ideal para armazenamento e backup de arquivos e fotografias digitais.
Editor de Imagem
Programa de computador que permite ajustar uma fotografia para melhorar ou alterar sua aparência.
Efeito — Adicionar uma Borda Preta
Um efeito especial disponível em determinadas câmeras digitais Nikon que permite adicionar uma borda preta à sua imagem. A imagem com a borda será salva como uma nova cópia da fotografia.
Efeito — Ciano
É um efeito especial que está disponível em determinadas câmeras digitais Nikon, que você pode usar para dar às imagens uma matiz ciano. A imagem modificada é salva como um arquivo separado.
Efeito — Ciano
Efeito — Comparação Lado a Lado
Um Efeito de Filtro Especial que está disponível em algumas câmeras digitais Nikon, que compara uma cópia retocada com o original.
Efeito — Comparação Lado a Lado
Efeito — Contorno de Cores
Um efeito especial disponível em determinadas câmeras D-SLR Nikon. A câmera detecta e colore os esboços de assuntos na cena para o efeito desenho em cores. Ao disparar D-movies neste modo, a reprodução do vídeo parece como uma apresentação de imagens composta de uma série de fotografias estáticas.
Efeito — Contorno de Cores
Efeito — Controle de Distorção
O Controle de Distorção é um efeito de filtro especial que está disponível em algumas câmeras digitais Nikon, que cria uma cópia da imagem com distorção periférica reduzida. A imagem modificada é salva como um arquivo separado.
Efeito — Controle de Distorção
Efeito — Controle de Perspectiva
Um efeito especial disponível em algumas câmeras digitais Nikon, que permite ajustar a perspectiva de uma imagem feita na orientação paisagem. O efeito aplica controle de perspectiva similar ao disponível com lentes de Deslocamento Vertical e é adequado para fotografias de edifícios ou arquitetura. O efeito é salvo em uma cópia da imagem.
Efeito — Controle de Perspectiva
Efeito — Cor Seletiva
Um Efeito Especial disponível em determinadas câmeras Nikon. Todas as cores não selecionadas são gravadas em preto e branco. Os usuários podem selecionar uma única cor, duas cores ou até mesmo três cores.
Efeito — Cor Seletiva
Efeito — Cor Sépia
Efeito especial disponível em algumas câmeras digitais Nikon, que permite modificar tons de uma imagem, transformando-a em uma fotografia com tom Sépia. A imagem modificada é salva como um arquivo separado. Ver também Efeito: Sépia Nostálgico
Efeito — Cor Sépia
Efeito de Cena
Incorporado em determinadas câmeras COOLPIX da Nikon, o Efeito de Cena é um controle de ajuste que permite a você ajustar a intensidade de alguns modos de cena. Por exemplo, o efeito de cena do modo de cena Alimentos afeta a cor da imagem, permitindo a você tornar as imagens mais azuis ou mais vermelhas. Os modos de cena Paisagem e Close-up afetam a saturação da imagem, permitindo escolher entre mais vívida e menos vívida. O efeito de cena dos modos de cena Pôr do sol e Crepúsculo/Madrugada altera a cor, permitindo escolher entre tornar a imagem mais vermelha ou mais azul.
Efeito de Halo
Um fenômeno que surge quando a luz que se espalha na emulsão do filme continua pela base e é refletida.
Efeito — Efeito Paintbrush
Um Efeito Especial que está disponível em algumas câmeras digitais Nikon, que permite desenhar em imagens ou adicionar decorações a elas. A imagem modificada é salva como um arquivo separado.
Efeito — Efeito Paintbrush
Efeito — Endireitar
Endireitar é um Efeito de Filtro especial que está disponível em determinadas câmeras digitais Nikon, que cria uma cópia endireitada da imagem. A imagem modificada é salva como um arquivo separado.
Efeito — Endireitar
Efeito — Esboço de Cores
Um Efeito de Filtro especial que está disponível em determinadas câmeras digitais Nikon, que cria uma cópia delineada de uma fotografia para usar como base para pintura. A imagem modificada é salva como um arquivo separado.
Efeito — Esboço de Cores
Efeito Especial — Olho de Peixe
Um efeito especial que está disponível em determinadas câmeras digitais Nikon, que produz uma imagem que parece que foi tirada com uma lente olho de peixe.
Efeito Especial — Olho de Peixe
Efeito — Espelho
Algumas câmeras digitais COOLPIX oferecem o efeito especial Espelho, que permite criar uma imagem na qual as metades direita e esquerda do quadro espelham-se ao virar o assunto simetricamente.
Efeito — Espelho
Efeito — Esticar
Esticar é um efeito especial disponível em algumas câmeras digitais Nikon, que permite esticar a imagem horizontalmente, para fazer com que o assunto pareça mais fino ou mais largo. O efeito é salvo em uma cópia da imagem.
Efeito — Esticar
Efeito — Estrela
Estrela é um Efeito de Filtro Especial que está disponível em algumas câmeras digitais Nikon. O efeito Estrela adiciona um starburst às fontes de luz em uma imagem. Configurações selecionáveis pelo usuário incluem diversos pontos no starburst. A imagem modificada é salva como um arquivo separado.
Efeito — Estrela
Efeito — High Key
Efeito especial disponível em câmeras digitais Nikon selecionadas para uso ao fotografar cenas claras, para criar imagens melancólicas com destaques proeminentes. É possível fazer fotografias ou vídeos usando o efeito especial High Key.
Efeito — High Key
Efeito — Low Key
Efeito especial disponível em câmeras digitais Nikon específicas para uso ao fotografar cenas escuras, para criar imagens mais claras que pareçam cheias de luz. É possível fazer fotografias ou filmes usando o efeito especial Low Key.
Efeito — Low Key
Efeito — Miniatura
Efeito especial disponível em determinadas câmeras Nikon. Os assuntos distantes capturados neste modo aparecem como miniatura.
Efeito — Miniatura
Efeito — Opções de Cor
Opções de Cor são efeitos especiais que estão disponíveis em determinadas câmeras digitais Nikon, que permitem modificar as tonalidades de cor de uma imagem. As opções de cor disponíveis são Cor Vívida, P&B, Sépia e Cianótipo. A imagem modificada é salva como um arquivo separado.
Efeito — Opções de Cor
Efeito Paralaxe
Isso ocorre quando uma câmera utiliza uma lente para o visor e outra, por onde a luz incide, para alcançar o plano do filme ou sensor de imagem. Câmeras reflex de lente dupla e câmeras com telemetria são suscetíveis ao Efeito Paralaxe ou Erro. Uma câmera SLR ou D-SLR (Lente Reflex Única/Lente Reflex Digital Única) corrige isso  usando uma mesma lente para o visor e para capturar a imagem fotográfica. O Erro Paralaxe também pode ocorrer ao fotografar imagens para serem reunidas em um panorama.
Efeito — Pintura
Ao escolher este efeito especial, disponível em diversas câmeras Nikon, a fotografia ficará com uma aparência de pintura.
Efeito — Pintura
Efeito — Preto e Branco (P/B)
Efeito especial disponível em algumas câmeras digitais Nikon, que permite modificar os tons de uma imagem, transformando-a em uma imagem Preta e Branca. A imagem modificada é salva como um arquivo separado. Ver também Efeito: Cópia em Preto e Branco (P/B) e Monocromático
Efeito — Preto e Branco (P/B)
Efeito — Sépia Nostálgico
Efeito especial disponível em algumas câmeras digitais da Nikon que dá um tom sépia à imagem e reduz o contraste para simular as características de uma fotografia antiga.
Efeitos Especiais — Cópia em P/B
Cópia em P/B é um efeito especial que está disponível em algumas câmeras digitais Nikon, que permite  fotografar imagens claras de texto ou desenhos feitos em quadros brancos ou em impressões.
Efeitos Especiais — Cópia em P/B
Efeito — Silhueta
Um efeito especial que está disponível em determinadas câmeras digitais Nikon, que produz uma imagem onde o assunto faz uma silhueta contra um fundo brilhante.
Efeito — Silhueta
Efeito — Suavização de Pele
A Suavização de Pele otimiza a tecnologia incorporada de detecção de rosto para garantir um tom uniforme da pele no rosto dos seus assuntos e pode ser aplicada a partir de uma seleção de três níveis de ajuste para aprimorar os resultados de acordo com o seu gosto pessoal. Novas cópias da fotografia são armazenadas como arquivos separados.
Efeito — Suavização de Pele
Efeito — Visão Noturna
Efeito Especial disponível em determinadas câmeras Nikon. Para gravar à noite ou em condições de luz baixa. As imagens são gravadas como monocromáticas em configurações ISO altas.
Efeito — Visão Noturna
ËFT téêst 1207
Éååstéérn Nééwts hååvéé thréééé ståågéés óôf lïîféé: théé ååqûùååtïîc låårvåå óôr tåådpóôléé, théé rééd ééft óôr téérrééstrïîåål jûùvéénïîléé ståågéé, åånd théé ååqûùååtïîc åådûùlt.
ËFT téêst 1207
Elementos de lente de fluorita
O fluorita (FL) é um material ótico leve com um cristal, tem excelentes propriedades óticas e reduz o peso total da lente para melhorar o equilíbrio e o manuseio, além de ser especialmente útil em lentes com distância focal maior.
Elementos de lente de fluorita
Encaixe F
O Encaixe F (ou F mount) é a designação dada ao sistema de lentes intercambiáveis do tipo reflex da Nikon. Usado em câmeras SLRs/DSLRs da Nikon e lentes NIKKOR desde a introdução da Nikon F em 1959 até os modelos atuais, o Encaixe F tipo baioneta é o vínculo de comunicação entre as SLRs Nikon e as lentes NIKKOR. Devido a sua montagem robusta e confiabilidade excepcional, o Encaixe F também é reconhecido por seu grau de compatibilidade com as lentes NIKKOR e um projeto que pode acomodar avanços futuros do sistema. A Nikon mantém a estrutura básica de montagem há mais de 50 anos e atualmente aproximadamente 400 lentes NIKKOR diferentes são compatíveis com o sistema. Uma das maiores vantagens do Encaixe F da Nikon é que você poder escolher entre uma grande seleção de lentes, incluindo: Lentes AF NIKKOR, AF-S e lentes NIKKOR de controle de perspectiva. Ao adaptar e ampliar a capacidade do Encaixe F e lentes NIKKOR, a Nikon incorporou diversas tecnologias como o foco automático, fotometria avançada, tecnologia de informação de distância, controle de abertura eletrônico na NIKKOR tipo G, Redução de Vibração (VR) e a tecnologia de Motor de Onda Silencioso (SWM), mantendo assim um grau significativo de compatibilidade e demonstrando o compromisso contínuo com a indústria.
EPS
Encapsulated PostScript. Um formato de arquivo gráfico que permite a troca de arquivos gráficos PostScript entre programas de aplicativos.
Escala da Profundidade de Campo
Uma escala no cilindro da lente com marcações de f/stops e distâncias, que mostram o alcance da distância que está em foco para um f/stop escolhido.
Escala de cinza
Termo usado para descrever uma imagem que contém vários tons de cinza e também preto e branco. Geralmente usado em programas de imagem como sinônimo para 'preto e branco'.
Espelho Reflex
O espelho que reflete a luz que passa através das lentes para cima até o prisma para visualização.
Estabilizador da Lente VR
Consulte VR
Estéreo
A reprodução do som, usando dois ou mais canais de áudio. O som estéreo é ouvido como se estivesse vindo de mais de uma direção.
EV
Valor de Exposição. Um número que representa as combinações disponíveis de velocidade e abertura do obturador, oferecendo a mesma exposição quando o brilho da cena permanece o mesmo.
Exabyte
Um exabyte é uma unidade de informação equivalente a 1.024 petabytes ou aproximadamente 1.000.000.000.000.000.000 bytes.
Exibição ao Vivo (LV)
O Modo de Disparo de Exibição ao Vivo é quase exatamente o que diz: você está vendo o que a lente da câmera está vendo, mas no LCD. Dizemos "quase" porque você está vendo uma reprodução em vídeo da cena uma fração de segundo depois que o sensor da câmera e a memória capturaram. A Exibição ao Vivo permite exibir e compor o disparo sem olhar pelo visor; e é ideal para situações em que você deseja, ou precisa, manter a câmera em um ângulo incomum ou afastada do corpo. Para capturar vídeo com uma D-SLR da Nikon, a câmera deve estar no modo de disparo Exibição ao Vivo.
Exibição ao Vivo (LV)
Exibição ao Vivo Simultânea
A Exibição ao Vivo Simultânea é um recurso presente em determinadas câmeras digitais Nikon, que permite ao usuário exibir o sinal de vídeo sendo capturado na tela LCD da câmera para uma tela de monitor externo, que esteja conectado à câmera. Em câmeras digitais que não apresentam Exibição ao Vivo Simultânea, o fotógrafo tem que escolher entre exibir o vídeo no LCD da câmera ou em uma tela de monitor externo, mas não em ambos.
Exibição Lenta
O modo Exibição Lenta é ideal para assuntos que se movem rapidamente. Neste modo, a câmera captura uma sequência pequena de imagens e as reproduz em câmera lenta para que você possa ver claramente que momento produzirá as melhores fotografias. Ao pressionar o botão do obturador até a metade, 40 quadros serão gravados em, aproximadamente, 1,3 segundos e reproduzidos em um ciclo contínuo de câmera lenta. Ao ver o quadro desejado, pressione o botão do obturador até o fim. A imagem escolhida será salva e as imagens restantes descartadas.
EXIF
Arquivo de Imagem Intercambiável (Exchangeable Image File) O formato de arquivo usado pela maioria das câmeras digitais. Uma câmera configurada para gravar um JPEG está gravando realmente um arquivo EXIF, que usa a compressão JPEG para comprimir os dados da fotografia no arquivo.
EXPEED 2
O EXPEED 2 é um dos renomados mecanismo de processamento de imagem da Nikon. Projetado para maximizar a velocidade de desempenho, o EXPEED 2 contribui para o tempo de resposta, acesso ao cartão de memória e transferência de dados mais rápida. O EXPEED 2 evoluiu com o desenvolvimento das novas tecnologias Nikon e o aprimoramento das tecnologias existentes. Ele continuará a evoluir para oferecer desempenho máximo da câmera e imagens de mais alta qualidade.
EXPEED 3
EXPEED 3 é um recente sistema de processamento de imagem próprio da Nikon. O EXPEED 3 é projetado para maximizar a velocidade de desempenho, contribuindo para o tempo de resposta, acesso ao cartão de memória e transferência de dados mais rápida. O EXPEED3 amplia a garante uma de fidelidade de imagem de tirar o fôlego e reduz o ruído, mesmo em ISOs altos o EXPEED 3 evoluiu com o desenvolvimento das novas tecnologias Nikon, assim como a melhoria das tecnologias existentes. A Nikon continuará a melhorar seus sistemas de processamento de imagem EXPEED para oferecer o desempenho máximo da câmera e as imagens de mais alta qualidade possível.
EXPEED3 (série D-SLR)
EXPEED3 é a mais recente aplicação do sistema de processamento de imagem próprio da Nikon. O EXPEED3 é projetado para maximizar a velocidade de desempenho, contribuindo para o tempo de resposta, acesso ao cartão de memória e transferência de dados mais rápida. O EXPEED3 amplia a garante uma de fidelidade de imagem de tirar o fôlego e reduz o ruído, mesmo em ISOs altos O EXPEED 3 evoluiu com o desenvolvimento das novas tecnologias Nikon, assim como a melhoria das tecnologias existentes. A Nikon continuará a melhorar seus sistemas de processamento de imagem EXPEED para oferecer aos fotógrafos o desempenho máximo da câmera e as imagens de mais alta qualidade possível.
EXPEED C2
Projetado para oferecer desempenho ideal em cada modelo COOLPIX, esse é uma recente evolução do mecanismo renomado de processamento de imagem digital da Nikon, o EXPEED C2 ajuda a garantir lindas fotografias em cada cena fotografada. O EXPEED C2 continua ampliando as possibilidades da fotografia com níveis melhorados de imagens de alta qualidade, detalhes ricos e rapidez no processamento.
Exportação
O processo de transferir dados de um computador, formato de arquivo, programa ou dispositivo para outro.
Exposição
A quantidade total de luz que incide no filme ou sensor de imagem. Com frequência é medida na quantidade de tempo permitido que a luz tem para alcançar o sensor, como na "exposição de um segundo".
Exposição Automática (AE)
Com a exposição automática (AE), o computador e o sistema de fotometria da câmera selecionam automaticamente a abertura e velocidade do obturador para proporcionar uma exposição correta.
Exposição — Automática (AE)
No modo Exposição Automática, a câmera automaticamente ajusta a velocidade e abertura do obturador para a exposição ideal para a cena sendo fotografada.
Exposição — Auto Programado (P)
Um modo no qual a câmera automaticamente seleciona a combinação ideal de velocidade do obturador e abertura.
Exposição Dupla
Duas exposições no mesmo quadro. Com câmeras de filme, o filme não avança após a primeira exposição. Na fotografia digital, uma exposição dupla geralmente é feita ao se combinar duas imagens usando um programa de edição de imagem.
Exposição — Manual (M)
Uma exposição para a qual você configura tanto a velocidade do obturador quanto a abertura da lente.
Exposição — Manual (M)
Exposição por Tempo
Uma exposição maior que as velocidades do obturador fixas da câmera permitirão.
Exposição — Prioridade de Abertura Automática (A)
Uma velocidade do obturador que é automaticamente selecionada pela câmera para corresponder à abertura da lente definida manualmente pelo fotógrafo para uma exposição correta. Especialmente útil para controlar a profundidade de campo.
Eye-Fi™
Eye-Fi™ é uma marca registrada de cartão de memória sem fio, compatível com modelos específicos de câmeras digitais Nikon.
Falha de Reciprocidade
Um fenômeno que ocorre quando o filme é exposto em condições que não estão em seu alcance de brilho prático.
Fator de Conversão
Usado para descrever as mudanças na ampliação aparente quando uma lente de 35 mm é usada em uma D-SLR com um sensor menor que 24 mm x 36 mm.
Filme de Reversão
Também chamado de filme positivo ou filme de slide. Quando exposto e processado, as imagens parecem similares ao assunto no tom e cor.
Filme de Tungstênio
Um filme balanceado quanto à interpretação apropriada da cor, quando exposto à luz de tungstênio.
Filme do tipo luz do dia
Um filme balanceado quanto à interpretação apropriada da cor, quando exposto à luz do dia.
Filme Infravermelho
Filme especialmente sensível que detecta raios infravermelhos invisíveis.
Filme Negativo
Colorido ou preto e branco que representa a cena em tons invertidos. Quando reproduzido com processamento inverso em papel fotográfico tipo negativo, a imagem aparece nos mesmos tons que a cena real.
Filtro
Uma lente de plástico ou vidro que encaixa na frente da lente da câmera e é usado para manipular ou afetar a imagem final.
Filtro Controle de Contraste
Usado com vídeo em preto e branco para enfatizar o contraste em uma imagem. Os filtros de amarelo (Y), laranja (O) e vermelho (R) estão disponíveis com o contraste aumentando nesta ordem.
Filtro de Densidade Neutro
Um filtro de densidade neutro ou ND. Reduz a quantidade de luz transmitida sem afetar o equilíbrio de cores. É útil, principalmente quando se deseja controlar a abertura ou velocidade do obturador em situações muito iluminadas.
Filtro de Foco Flexível
Fornece um efeito de suavização do foco ao difundir a luz. Proporciona uma leve refração à imagem. Ideal para fotografias de retrato.
Filtro de Gelatina (Gel)
Filtro colorido feito com um gel especial. Como o gel pode ser tingido com uma ampla gama de materiais, os filtros podem ser feitos com uma variedade de cores para diversos efeitos. Certas lentes, como a olho de peixe (fisheye) NIKKOR 10.5mm, aceita os filtros de gelatina. A Nikon não fabrica os filtros de gelatina. Esses filtros podem ser comprados em lojas especializadas de câmeras e geralmente vêm em folhas de 3" x 3" ou 4" x 4". Essas folhas devem ser cortadas pelo usuário para a aplicação desejada. Existem muitos tipos diferentes para efeitos de densidade neutra e correção de cores.
Filtro de Graves
O Filtro de Graves reduz o ruído de baixa frequência, como o vento soprando no microfone.
Filtro Luz do Céu
Remove uma parte da luz azul em uma cena.
Filtro Ortocromático
Um filtro verde ou verde-amarelo usado com filme preto-branco para compensar a diferença entre a sensibilidade de cor do filme e a eficiência luminosa relativa do olho humano para imagens com aparência mais natural.
Filtro Passa-Baixa ótico (OLPF)
Um filtro ajustado em frente ao sensor de imagem para reduzir o moiré ao filtrar a luz ultravioleta e infravermelha.
Filtro Polarizador/Polarizador
Geralmente indica um filtro polarizador circular ou linear, que elimina diversos graus de luz refletida do vidro, água, plástico, papel ou superfícies similares. A Nikon produz filtros polarizadores circulares.
Filtro UV
Um filtro que elimina a luz ultravioleta invisível, processando imagens com um contraste mais alto. Este filtro pode ficar na lente como um protetor de lente.
FireWire
Um protocolo para transferir dados para dispositivos digitais em velocidade alta, frequentemente até 800 megabytes por segundo.
Firmware
Firmware é um conjunto de instruções somente leitura que está embutido em um dispositivo de hardware para adicionar ou melhorar a função. Algumas vezes, há duas partes de uma atualização do firmware da Nikon denominadas A e B. Algumas atualizações executarão A ou B e outras A e B, somente uma de cada vez. Outras ainda executarão A e B ao mesmo tempo. Leia as instruções cuidadosamente, pois as atualizações do firmware são permanentes e não podem ser "desfeitas" fora do departamento de atendimento técnico. Versões de firmware mais recentes substituirão versões mais antigas e também incluirão todas as mudanças de atualização anteriores.
Flash
Uma unidade eletrônica que oferece uma luz rápida relativamente contínua.
Flash Aberto
Refere-se a disparar uma unidade de flash com o obturador aberto. Em exposições longas (em ajustes de Bulb ou Tempo), disparar um flash repetidamente cria um efeito de exposição múltipla e estroboscópica.
Flash Automático não-TTL
Uma unidade de flash em que o sensor embutido no flash é usado para medir a luz em vez do sensor de flash TTL da câmera.
Flash Automático TTL
Refere-se ao controle de saída do flash automático através da lente (TTL).
Flash de Preenchimento
Uma técnica que usa iluminação de flash como um suplemento à luz ambiente. Útil ao fotografar assuntos que têm iluminação de fundo, com muita iluminação de alto contraste, ou que estão na sombra.
Flash de Preenchimento Balanceado i-TTL
O Flash de Preenchimento Balanceado i-TTL (intelligent through-the-lens) equilibra automaticamente o resultado do Speedlight da Nikon e a luz ambiente da cena.

Imediatamente antes de o flash principal desligar, o Speedlight dispara uma série de pré-flashes do monitor, que conduzem as informações sobre a iluminação da cena à câmera. Combinada com as informações do sistema de Fotometria por Matriz de Cores 3D da câmera, a informação é analisada para ajustar a saída do flash para equilibrar a luz ambiente da cena.

Todo esse processamento complexo acontece na fração de um segundo, antes de cada exposição, para dar níveis sem precedentes de precisão e desempenho do flash.
Flash de Preenchimento Balanceado por Matriz
Sistema de flash de preenchimento automático pela lente (TTL) da Nikon que usa o sistema de Fotometria por Matriz da Nikon.
Flash de Preenchimento com Compensação Automática
Operação do flash automático TTL (através da lente) da Nikon.
Flash de Preenchimento com Compensação de Sensor Múltiplo
Um tipo de flash de preenchimento balanceado automático que oferece controle de saída de flash enquanto que o sistema de controle de exposição da câmera determina a exposição de fundo.
Flash de Preenchimento com Compensação de Vários Sensores 3D
Um sistema automático de flash de preenchimento com compensação no qual o flash dispara uma série de pré-flashes, um pouco antes da primeira cortina do obturador se mover.
Flash de Preenchimento Pontual
Um efeito similar ao alcançado com o flash de preenchimento com ponderação central através do medidor de pontos de ângulos mais fechados que permite um controle de exposição mais seletivo da luz ambiente.
Flash Desligado
Quando uma câmera digital Nikon com um flash embutido for configurada para OFF (Desligado), o flash não disparará, mesmo que a iluminação seja fraca, ou o assunto tenha iluminação de fundo.
Flash Desligado
Flash em Repetição
Um recurso disponível em algumas unidades de flash que dispara o flash muitas vezes enquanto o obturador estiver aberto, durante uma rápida exposição, produzindo um efeito de luz de estroboscópica. Neste modo, o fotógrafo pode controlar a saída do flash, o número de vezes e com que frequência o flash dispara.
Flash Externo
Uma unidade de flash que opera fora da câmera. Ele pode ser conectado à câmera por um cabo ou disparado sem fio.
Flash Múltiplo
Refere-se ao uso de mais de uma unidade de flash para iluminar um assunto ou cena. É uma técnica que permite controle criativo de efeitos de iluminação.
Flash TTL Padrão
Um tipo de flash automático TTL que não aplica nenhuma compensação automática de exposição com flash para a saída do flash.
Fluorescente

A iluminação produzida de uma lâmpada ou tubo por descarga de gás é chamada de luz fluorescente. A eletricidade para a lâmpada estimula o vapor de mercúrio dentro da lâmpada criando a emissão de radiação eletromagnética, que produz a fluorescência. Este tipo de iluminação geralmente é encontrada em edifícios de escritórios, armazéns e áreas industriais. A luz produzida é “verde” ou uma luz mais fria que a luz do dia. Configurar o balanço de branco de uma câmera para Fluorescente corrigirá a difusão de verde.

Em termos de temperatura da cor, a luz fluorescente geralmente se situa entre 4.000 e 5.000 graus Kelvin.

Temperatura de cor

Fonte de luz

1.000-2.000 K

      Luz de velas

2.500-3.500 K

      Lâmpada de tungstênio (do tipo caseiro)

3.000-4.000 K

      Nascer do sol/Pôr do sol (céu claro)

4.000-5.000 K

      Lâmpadas fluorescentes

5.000-5.500 K

      Flash eletrônico

5.000-6.500 K

      Luz do dia com céu azul (sol alto)

6.500-8.000 K

      Céu moderadamente nublado

9.000-10.000 K

      Céu nublado ou fortemente nublado

Fluorescente
Foco Automático (AF)
Um sistema de sensores e motores que permite às lentes obterem o foco automaticamente. Em algumas câmeras, o sistema também permite à lente manter o foco em um assunto em movimento.
Foco Automático com Detecção de Fase
Um método para detectar o grau de foco, usando um sensor de foco automático especializado.
Foco de Macro
Geralmente se refere à capacidade de certas lentes de zoom em que o grupo de lente se move, permitindo o foco mais próximo que a distância normal de close.
Foco Fixo
Refere-se a uma lente na qual o foco é fixo na hora da fabricação e não é ajustável. Estas lentes são usadas com mais frequência em câmeras de utilização única. Também são encontradas em câmeras de telefones e webcams.
Foco Manual
Foco Manual. MF é um dos modos de foco disponíveis em algumas câmeras quando no modo Exibição ao Vivo.
Foco Manual
Foco Suave
Um efeito resultante da difusão de luz em torno da imagem focada com nitidez.
Foco Traseiro
Refere-se a área focada atrás do assunto da imagem.
Fole de Extensão
Um compartimento flexível, à prova de luz, posicionado entre a câmera e a lente para a fotografia close-up e macro. A taxa de reprodução desejada pode ser obtida pelo ajuste do fole. Fornece uma taxa de reprodução mais alta que os anéis de extensão.
Formatação
Preparação de um cartão de memória para utilização. Recomenda-se que antes de cada sessão de fotografia, os usuários de câmeras digitais formatem o cartão de memória na câmera, o que limpará completamente os dados que estavam no cartão. Recomenda-se que isso seja feito, em vez de simplesmente excluir todos os arquivos.
Formato CX
O formato CX utiliza um sensor de imagem Dual AF CMOS com as dimensões: 13,2 mm x 8,8 mm. As câmeras digitais Nikon 1 utilizam o sensor de imagem de formato CX.
Formato de Arquivo
Um tipo de programa selecionado ou arquivo de dados, como JPEG, NEF, RAW ou TIFF.
Formato de Arquivo NRW
O formato de arquivo NRW (RAW) oferece aos usuários mais flexibilidade na captura de imagens em JPEG. O arquivo NRW contém todas as informações da imagem original, não processadas. Os usuários podem optar por fazer a câmera processar os dados RAW e salvar arquivos ajustados como arquivo JPEG separado, ou modificar/editar a imagem depois da captura em um software de edição de imagem, sem se preocupar com a redução da qualidade de imagem. O formato de arquivo NRW é compatível com Mac e PC.
Formato de Cartão de Mídia XQD
Um formato de cartão de mídia projetado recentemente, conceitualizado em conjunto pela Nikon, Sony e SanDisk. O formato de cartão de mídia permite cartões de alta capacidade e velocidades de leitura/gravação extremamente rápidas, que são exigidos pelos fotógrafos profissionais atuais.
Formato DX
Refere-se às câmeras Nikon que apresentam um sensor de imagem de fator de ampliação 1,5. As SLRs digitais da Nikon têm um sensor FX ou DX. O sensor FX, medindo 23,9 x 36 mm, é aproximadamente equivalente ao tamanho do quadro de filme de 35 mm. O sensor DX é menor, medindo 15,8 x 23,6 mm. O sensor DX torna possível a produção de câmeras mais leves e menores, mas como ele cobre uma parte menor da imagem projetada pela lente, um fator de corte 1,5x (chamado desse modo porque o sensor menor corta a imagem em comparação com uma imagem de um quadro de filme de 35 mm) é incorporado. Isso significa, por exemplo, que uma lente de 24 mm em uma câmera com sensor DX apresentará uma exibição aproximada de 36 mm.
Formato DX
Formato FX
Refere-se às câmeras Nikon que apresentam um sensor com o tamanho de um filme de 35 mm. As SLRs digitais da Nikon têm um sensor FX ou DX. O sensor FX, medindo 23,9 x 36 mm, é aproximadamente equivalente ao tamanho do quadro de filme de 35 mm. O sensor DX é menor, medindo 15,8 x 23,6 mm. O sensor FX, com uma área maior de "obtenção de luminosidade", oferece uma sensibilidade maior e, geralmente, ruído menor.
Foto com Movimento
O modo de Foto com Movimento permite capturar um segundo de cena de vídeo e uma imagem estática cada vez que o obturador for pressionado. A Foto com Movimento é reproduzida no LCD da câmera, com o vídeo exibido em câmera lenta por 2,5 segundos, finalizando com uma imagem estática. Os temas musicais podem ser escolhidos antes ou depois da captura da Foto com Movimento. Para reproduzir em um computador, é preciso primeiro baixar os arquivos para o computador e usar o software Short Movie Creator incluído para converter o tipo de arquivo necessário para reprodução em um computador e compartilhar socialmente.
Foto com Movimento
Fotografia Digital
Uma fotografia que utiliza uma câmera digital para produzir a imagem.
Fotografia Infravermelha
Refere-se a tirar fotos em luz abaixo do espectro visível.
Fotografia Macro
Refere-se à fotografia em close-up, particularmente aquela que resulta em assunto que parece próximo ao tamanho real na imagem.
Fotografias em Intervalos (Time Lapse)
O recurso fotografias em intervalos é uma sequência de fotografias tiradas em um intervalo específico de tempo entre quadros. Por exemplo, tirar uma fotografia a cada dois minutos e posteriormente reproduzi-las a uma velocidade de captura de quadros rápida (10 quadros por segundo) permitirá exibir uma ação lenta com reprodução mais rápida. Pode ser útil para monitorar padrões meteorológicos, crescimento de plantas, construção de edifícios ou outros eventos que levam um longo tempo. Para tirar este tipo de fotografia, será necessário usar um dispositivo chamado de "Intervalômetro", que é um temporizador para acionar o obturador em intervalos predeterminados. Determinadas câmeras Nikon têm uma função "Temporizador de Intervalo" embutida. Fotografia em intervalos não deve ser confundida com stop-motion. 
Fotografias em Ultravioleta
Refere-se a tirar fotografias com raios ultravioleta invisíveis (comprimentos de onda menores que 400 mm). Para fotografias em ultravioleta, é necessária uma lente especial, como uma UV-NIKKOR.
Fotometria de abertura
Um método de fotometria que mede a luz com a abertura reduzida.
Fotometria de Abertura Total
Um método de fotometria no qual a luz é medida com a lente na abertura máxima.
Fotometria Pontual
Um método de fotometria no qual a sensibilidade do medidor é concentrada em um pequeno círculo no centro do visor. Recomendado para fotometria muito precisa, exige amplo conhecimento de iluminação para uso realmente eficaz.
Fotometria Pontual
Fotometria por Matriz
Um modo de fotometria avançado em que o computador da câmera define a exposição com base em sua análise dos componentes da cena. Geralmente é considerada a fotometria mais precisa para a maioria das situações de luz, incluindo aquelas com iluminação complexa. O Fotômetro por matriz ou o Fotômetro por Matriz em Cores RGB 3D junta as informações dos sensores vermelho, verde e azul e considera a informação de distância dada pela lente, enquanto avalia o cálculo de exposição adequado. Este fotômetro analisa instantaneamente o brilho, contraste e outras características de iluminação da cena, comparando o que é visto com um banco de dados interno de mais de 30.000 imagens para proporcionar precisão de exposição incomparável, mesmo nas situações fotográficas mais desafiadoras. Quando a fotometria de matriz 3D tiver feito suas considerações de cores por matiz e saturação, as opções de tons pelo mais brilhante e mais escuro, áreas de tonalidade semelhante que são conectadas ou separadas, a distância ao assunto e comparado com o banco de dados gerado a partir das imagens fotográficas, ela obtém uma ideia muito boa de como a exposição deve ser.

Se você é um iniciante, a Matriz é onde você deve começar. Conforme sua habilidade aumenta, e vai aumentar, você vai adquirir melhor entendimento de quando é melhor usar outras opções de fotometria de luz.

O que é o banco de dados de mais de 30.000 imagens? Durante anos, a Nikon estudou a cor, a área de cobertura, distância de foco, contraste, tamanho e forma das sombras, destaques e características de exposição de mais de 30.000 imagens fotográficas reais e incorporou esses dados como uma fonte de referência para o sistema de exposição especializado que está na Fotometria por Matriz de Cores 3D.
Fotometria por Matriz
Fotometria por Matriz 3D
Um recurso exclusivo da Nikon, a Fotometria por Matriz aplica três tipos de dados para calcular a exposição: brilho da cena, contraste da cena e a distância do assunto focado (que exige o uso de uma lente NIKKOR tipo D).
Fotometria por Matriz de Cores 3D - II
A fotometria por matriz avalia os diversos segmentos de uma cena para determinar a melhor exposição, ao dividir essencialmente a cena em seções, avaliando os 420 segmentos ou 1.005 segmentos, dependendo da D-SLR Nikon em uso. A Fotometria por Matriz de Cores 3D - II considera o contraste e brilho da cena, a distância do assunto (através de uma lente NIKKOR tipo D ou G), a cor do assunto na cena e os valores de cor RGB em cada seção da cena. A Fotometria por Matriz de Cores 3D - II também utiliza algoritmos de avaliação de exposição especiais, otimizados para imagem digital, que detectam as áreas selecionadas. O fotômetro acessa então um banco de dados de aproximadamente 30.000 imagens reais para determinar a melhor exposição para a cena. Quando a câmera recebe os dados da cena, seu microcomputador eficiente e o banco de dados trabalham juntos para fornecer o melhor controle de exposição automático disponível.
Fotometria por Matriz RGB de 91.000 pixels 3D - III
A detecção de rosto, usando o visor ótico e a análise detalhada de cenas com o sensor de Fotometria por Matriz RGB de 91.000 pixels 3D - III com o Sistema Avançado de Reconhecimento de Cena, permite a exposição automática, detecção automática de balanço de branco, desempenho de AF e exposição de flash i-TTL superiores.
Fotômetro
Um dispositivo que mede a luz para determinar a combinação de velocidade do obturador e f/stop necessário para fazer uma exposição ideal.
Fotômetro
Geralmente se refere a um dispositivo incluído à câmera que mede a luz da cena para determinar a exposição ideal.
Fotômetro de Exposição de Luz Incidente
Um tipo de medidor portátil que mede a luz que incide sobre um assunto. Não afetado pelas propriedades reflexivas de um assunto, deve ser posicionado próximo a ele.
Fotômetro de Luz Refletida
Mede a luz refletida a partir do assunto. Leituras da luz refletida são afetadas pela quantidade de luz na cena e pelas propriedades reflexivas do assunto.
Função de Memória de Zoom
A função de Memória de Zoom permite que a lente de zoom da câmera simule o uso de uma lente com distância focal fixa, ideal para fotografar no seu ângulo de visão preferido.
Fundo
Termo geral para qualquer coisa atrás do assunto principal em uma fotografia.
Gama
Gama é um termo matemático utilizado para descrever uma inclinação nos tons médios de uma imagem. Os valores de gama não afetam o intervalo geral da densidade (isto é, os pontos mais brilhantes e os mais escuros do espaço de cores), mas vão afetar drasticamente a aparência geral: um valor gama baixo vai produzir uma imagem escura, saturada, enquanto que um valor mais alto vai dar um resultado limpo e não saturado. Todos os dispositivos de imagem, como monitores, câmeras digitais e scanners utilizam algum tipo de valor gama, como conversão entre digital e analógico. O valor de gama pode ser especificado para um espaço de cores, de forma que a tonalidade correta possa ser reproduzida.
GIF
Formato de imagem gráfica. É um formato de arquivo gráfico orientado ao raster, que permite a troca de arquivos de imagem por várias plataformas.
Gigabyte
Um gigabyte (gb) é uma unidade de informação equivalente a 1.024 megabytes ou, aproximadamente, 1.000.000.000 bytes.
GPS
Sistema de Posicionamento Global, em que o receptor calcula sua posição na terra, medindo o tempo dos sinais recebidos dos satélites de GPS.
GPS
Gráfico MTF (Função de Transferência Modular)
Um gráfico MTF (Função de Transferência Modular) mostra a medida do potencial de desempenho ótico de uma lente. Os gráficos de MTF podem oferecer melhor compreensão sobre a qualidade ótica das lentes e podem ser referências úteis ao pesquisar, comparar e comprar uma lente.
Granularidade
Um termo particular para filmes, refere-se ao aparecimento de grãos (a estrutura de uma camada ou emulsão de um filme) em uma impressão, transparência ou negativo.
Grupos de Imagens
Os formatos MPEG usam três tipos de quadros comprimidos, organizados em grupos de imagens, ou GOP, para obter a compressão entre quadros. Os GOPs são definidos por três fatores: os padrões de quadros I, P e B, seu comprimento e se o GOP está “aberto” ou “fechado.”
Guia de Exibição ao Vivo
A exibição de informações, na exibição ao vivo do vídeo, vai mostrar uma guia para as opções disponíveis durante a exibição ao vivo do vídeo.
H.264
H.264 é um padrão para compressão de vídeo. Também conhecido como MPEG-4 AVC.
Halogênio
Lâmpada incandescente que contém filamento de tungstênio. Emite luz com uma temperatura de cor mais alta que a lâmpada incandescente.
HDMI
A Interface Multimídia de Alta Definição (High-Definition Multimedia Interface) é usada para transmitir vídeo e áudio digital não comprimido. Muitas câmeras Nikon têm portas HDMI, permitindo que os usuários conectem as câmeras a uma televisão HD e vejam suas fotos e vídeos HD.
HDR de Cena com Iluminação de Fundo de Paisagem Noturna
O desempenho avançado do novo sensor de imagem CMOS incorporado a certas câmeras COOLPIX traz o modo de Paisagem Noturna incluído e combina uma série de disparos consecutivos tirados em uma velocidade do obturador rápida em uma imagem única e mais clara, quando são feitos disparos com a câmera em mãos à noite. O HDR (Alta Faixa Dinâmica) de Cena com Iluminação de Fundo mescla várias imagens da mesma cena para criar outra imagem com um alcance de tons que não poderia ser capturado em uma única fotografia.
HDR Embutido
Algumas câmeras Nikon têm um modo HDR (Alta Faixa Dinâmica) embutido. Consulte o manual de referência para ver os detalhes completos da configuração da câmera para HDR. Ao disparar o HDR, a câmera combina automaticamente duas exposições para formar uma única imagem que captura um amplo alcance de tons, desde sombras até destaques. A primeira exposição é mais escura e a segunda, mais clara (superexposta). Elas são combinadas em uma imagem que tem um alcance mais amplo de tons que podem ser capturados em uma exposição. O modo HDR está disponível somente para gravação JPEG, não com RAW (NEF). Junto com a escolha da diferença de exposição, o usuário tem a escolha de suavizar (alto, normal ou baixo). Suavizar se refere à aparência da imagem HDR composta. Alto e normal produzem uma aparência mais natural, enquanto que baixo produz uma imagem mais surreal.
HDTV
Televisão de Alta Definição. HDTV tem uma resolução mais alta que os televisores com definição padrão. As resoluções HD incluem 720p/720i e 1080p/1080i, que são, respectivamente, 1280x720 e 1920x1080.
High Key
Uma imagem diferenciada por tons claros e brilhantes em geral.
Histograma
Representação gráfica de vários tons desde o escuro até o claro em uma fotografia. Algumas câmeras digitais incluem um recurso de histograma que habilita uma verificação precisa da exposição da fotografia.
Holofote
Um tipo de lâmpada refletora para fotografias que pode iluminar uma área bem ampla.
Home [Tela]
A tela home da COOLPIX S800c aparece no LCD da câmera quando você deixa de bater fotos e pressiona o botão home. A tela home mostra os ícones do modo de disparo e reprodução e também os botões para carregar, configurações e o navegador. É possível colocar widgets na tela home para controlar funções específicas e também ver a barra de status, barra dock e atalhos para aplicativos.
Home [Tela]
Horizonte Virtual
O recurso Horizonte Virtual Eletrônico da Nikon está disponível em determinadas câmeras digitais Nikon. O recurso Horizonte Virtual Eletrônico exibe de forma rápida e precisa um gráfico para mostrar a posição da câmera em relação ao plano horizontal. É uma ferramenta fotográfica imprescindível ao fotografar paisagens e arquitetura. Você não terá mais que adivinhar se o horizonte em sua cena está nivelado.
Hot Spot
Um hot spot é um uso público de um ponto de acesso de Internet sem fio ou WAP (Wireless Access Point). É um local que oferece acesso à internet por rede local sem fio ao conectar um roteador a um provedor de serviço de internet. Muitos hot spots são gratuitos, outros cobram dos usuários o acesso à internet através de seu hot spot.
Hot Swappable
Oferece a opção de ligar e desligar um periférico de computador ou uma câmera em uma porta USB ou FireWire, enquanto o computador está ligado.
HVGA
Metade do tamanho das telas de VGA. HVGA tem uma resolução de tela de 480x320 (3:2), normalmente usada como tamanho de tela para PDA e celulares.
Iluminação Aro
A Iluminação Aro é obtida ao colocar a luz atrás do assunto para que a borda ou contorno do corpo do assunto fique iluminado.
Iluminação Auxiliar AF Multiárea
A Iluminação Auxiliar AF, embutida em alguns Speedlights, pode ser usada com todas as áreas de foco de câmeras compatíveis com o Sistema de Iluminação Criativa Nikon para dar a capacidade de disparo em foco automático em iluminação extremamente escura.

Se a luz em uma cena for tão baixa que o sistema AF da câmera não consiga "ver" o assunto e, portanto, não consiga focá-lo, ligar a Iluminação Auxiliar AF do Speedlight vai projetar um feixe padrão de luz no assunto. O sistema AF pode então alcançar o foco automático focalizando o padrão.
Iluminação de Amplo Alcance
Ao fotografar um assunto de retrato, uma iluminação de amplo alcance é a técnica por meio da qual você coloca a luz principal no lado do rosto que está voltado para a câmera e fonte de luz. É usada frequentemente para dar uma aparência mais cheia ao rosto do assunto.
Iluminação de Curto Alcance
Ao fotografar um assunto de retrato, uma iluminação de curto alcance é a técnica por meio da qual a luz principal é colocada no lado do rosto que está afastado da câmera e da fonte de luz. É usada frequentemente para dar uma aparência mais magra ao rosto do assunto.
Iluminação Dividida
Iluminação Dividida é uma técnica de iluminação de retrato na qual somente metade do rosto é iluminada. É um estilo de iluminação dramática, usado para afinar o rosto do assunto.
Iluminação dos Cabelos
Uma luz colocada acima ou ao lado de um assunto no retrato, para iluminar o cabelo/a cabeça da pessoa. É uma forma de acentuar a iluminação.
Iluminação Frontal
Iluminação que ilumina o assunto a partir da posição da câmera. Como a iluminação incide uniformemente sobre o assunto, um assunto iluminado frontalmente pode parecer plano e menos dimensional.
Iluminação Lateral
Iluminação que incide no assunto a partir da lateral. É ideal para revelar detalhes e texturas no lado iluminado do assunto.
Iluminação Loop
Técnica de luz em que há uma sombra agradável na forma de um laço embaixo do nariz. A técnica de iluminação loop é adequada para vários tipos de rostos. A luz principal é colocada acima do assunto e à direita ou à esquerda na direção em que rosto do assunto está virado.
Iluminação plana
Fonte de luz ou método que produz uma imagem de baixo contraste ou representa um assunto com pouca dimensionalidade.
Iluminação Relativa
Iluminação em torno da periferia do campo de imagem. Usada como uma comparação do brilho entre o centro e a periferia.
Iluminação Rembrandt
Uma técnica de iluminação de estúdio para retratos, que foi primeiro caracterizada pelo pintor Rembrandt. Na Iluminação Rembrandt, o lado da sombra do rosto mostra uma área em formato de losango de iluminação sob o olho. Isso é feito ao posicionar uma luz principal em um lado do assunto e de um refletor ou uma luz menos poderosa no lado oposto. É uma iluminação fácil de configurar e parece natural.
Iluminação Suave
Geralmente refere-se a uma fonte de luz com intensidade difusa, filtrada ou enfraquecida para torná-la menos direta ou forte e mais favorável ao assunto.
Iluminador Auxiliar AF
Um feixe de luz ativado automaticamente para proporcionar a luz necessária ao sistema de foco automático da câmera para operar em situações de pouca iluminação. A luz da iluminação auxiliar AF não aparece na imagem.
Imagem Digital
Uma imagem que é representada por valores numéricos distintos organizados em uma disposição bidimensional. A conversão de imagens em um formato digital é conhecida como imagem digital.
Imagem Fantasma ou Fantasmas
Uma imagem dupla que resulta do uso do flash com luz relativamente brilhante em uma velocidade do obturador baixa. As duas imagens, uma da luz ambiente e a outra do flash, não coincidem perfeitamente.
Image Space
O Image Space é um site de armazenamento de imagem online da Nikon. Antes era chamado de My Picturetown. Além da versão de desktop, o Image Space tem aplicativos para tablets e smartphones iOS e Android™.
Incandescente

A luz incandescente se refere à iluminação produzida a partir de lâmpadas domésticas comuns (de tungstênio), incorporando um filamento aquecido. A luz produzida é “amarela” ou um balanço de branco mais aquecido que a luz do dia. Ajustar o balanço de branco da câmera para Incandescente vai corrigir para o amarelo.

Em termos de temperatura de cor, a luz incandescente geralmente fica entre 2.500 e 3.500 graus Kelvin.

Temperatura da cor

Fonte de luz

1000-2000 K

      Luz de velas

2500-3500 K

      Lâmpada de tungstênio (do tipo residencial)

3000-4000 K

      Nascer do sol/pôr do sol (céu claro)

4000-5000 K

      Lâmpadas fluorescentes

5000-5500 K

      Flash eletrônico

5000-6500 K

      Luz do dia com céu azul (sol alto)

6500-8000 K

      Luz do dia com céu moderadamente nublado

9000-10000 K

      Céu nublado ou fortemente nublado

Incandescente
Indicador de Exposição
Uma tela que mostra o quanto um fotógrafo, que gravou a abertura e velocidade atual do obturador, se desviará da exposição ideal selecionada pela câmera.
Índice de Compensação de Infravermelho
Em fotografia infravermelha com a maioria das lentes, o plano do foco mais nítido é um pouco mais longo do que aquele em fotografia à luz visível.
Índices/Marca de Índice
Os marcadores de índice são usados em edição. Algumas câmeras D-SLR Nikon podem colocar marcadores no arquivo de vídeo digital. Os marcadores de índice são pontos de referência, usados para localizar quadros durante a reprodução ou edição e não alteram o vídeo real.
Infinito
Modo de foco disponível em algumas câmeras digitais Nikon. Use a configuração Infinito para fotografar cenas distantes ou paisagens.
Interpolação
O processo segundo o qual um programa de edição de imagem acrescenta pixels extras que são criados a partir dos pixels existentes da imagem, criando um arquivo com mais dados e assim produzindo melhor resultado de imagem.
Intervalômetro
Um dispositivo de temporização utilizado para disparar o obturador da câmera em intervalos predeterminados. É usado em fotografia com lapso de tempo. Também conhecido como temporizador de intervalo.
IPTC
IPTC significa International Press Telecommunications Council (Conselho Internacional de Telecomunicações para a Imprensa). O IPTC vem com o Modelo de Intercâmbio de Informações ou a estrutura de arquivo IIM e atributos de metadados que podem ser aplicados a imagens e também textos e outros tipos de arquivos de mídia. É aceito quase universalmente pelos fotógrafos como o formato padrão para metadados embutidos em um arquivo de imagem. Esses metadados embutidos poderiam incluir o nome do fotógrafo, informações de direitos autorais ou outras descrições. Quase todos os atributos de IIM são compatíveis com EXIF. Os dados ITPC estão no Cabeçalho ITPC e são compatíveis com arquivos JPEG e TIFF. Recentemente, o XMP (Extensible Metadata Platform) dominou como formato padrão para estes dados embutidos em um arquivo de imagem. 
ISO
Acrônimo usado para International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização). Refere-se ao padrão internacional para representar a sensibilidade à luz de um sensor de imagem ou filme por um valor numérico.
ISO Automático
ISO Automático é um recurso que permite que você deixe a câmera escolher qual ISO usar, se certos parâmetros forem atendidos. Por exemplo, quando houver luz suficiente para usar o ISO 100, a câmera o faz, mas quando uma velocidade do obturador muito lenta for necessária, ela automaticamente aumentará o ISO para 200 e manterá uma velocidade do obturador alta o suficiente para evitar trepidação da câmera. Algumas câmeras digitais Nikon permitem escolher a partir de um alcance no qual você esteja querendo fotografar, como o ISO 400 a 800.
Jato de Tinta
Uma impressora que coloca a tinta no papel ao pulverizar gotas por bocais bem pequenos.
JPEG
Padrão para dados de imagem comprimidos desenvolvido pelo Joint Photographic Experts Group.
Kelvin
Uma unidade de temperatura. Em fotografia, refere-se principalmente à temperatura de uma cor.
Kilobyte
Unidade de informação igual a 1.024 bytes.
Largura de banda
Largura de banda é o volume de processamento ou capacidade máximos que uma rede de computador pode controlar.
Latitude
O grau em que o nível de exposição pode ser variado e ainda produzir resultados aceitáveis.
LCD
Tela de cristal líquido. Uma tela em uma câmera ou outro aparelho digital que permite exibir informações, dados, configurações ou imagens.
LED
Diodo emissor de luz. Um diodo semicondutor que emite luz de espectro estreito, um LED é uma fonte de luz geralmente utilizada para iluminar áreas pequenas. Frequentemente usado em computador e dispositivos de imagem.
Lei do Quadrado Inverso
Esta lei da física indica que quando você aumenta a distância entre um assunto em duas vezes para mais longe a partir da fonte de luz, ele vai receber um quarto da luz. Então, ao mover um assunto duas vezes para longe da sua fonte de luz original, é preciso aumentar a quantidade de luz em quatro vezes. 
Lente
Dispositivo ótico que transmite a luz ao filme ou sensor.
Lente com Distância Focal Fixa
Uma lente cuja distância focal é fixa, em oposição a uma lente de zoom, que tem uma distância focal variável.
Lente de Alto Índice de Refração
Com um índice refrativo de mais de 2.0, uma lente HRI pode proporcionar efeitos equivalentes àqueles obtidos com vários elementos de cristal padrão e pode compensar tanto a curvatura de campo quanto as aberrações esféricas. Portanto, as lentes HRI atingem grande desempenho ótico em um corpo ainda mais compacto.
Lente de Alto Índice de Refração
Lente de Correção da Ocular
Acopla-se à ocular do visor para proporcionar ajuste da visão. Algumas câmeras têm este ajuste embutido.
Lente de Zoom
Uma lente com um conjunto mecânico de elementos que permite a variação da distância focal e, portanto, do ângulo de visão, em oposição à lente com distância focal fixa, que tem uma distância focal fixa.
Lente do Tipo Retrofoco (Grande Angular)
É uma lente que tem o ponto principal atrás da parte posterior da lente inteira. O design é como o inverso de uma lente telefoto (chamada "retro") e, já que o foco posterior (distância focal traseira) pode ser mais longo que a distância focal, ele é usado principalmente para lentes grande angular de SLR. Comparada com as lentes grande angular simétricas, o brilho da borda do campo de imagem é grande, mas a distorção é ainda maior. De fora, o elemento da lente da frente é maior e a lâmina de abertura parece maior quando vista da frente.
Lente Grande Angular
Uma lente de distância focal pequena que oferece um ângulo de visão mais amplo que a visão humana e lentes padrão (no alcance de distância focal de 50 mm).
Lente Lenta
Uma lente que tem uma abertura máxima relativamente pequena, geralmente no alcance de f/3 a f/4. Como esta lente permite a entrada de menos luz, velocidades mais lentas do obturador podem ser necessárias para se obter uma exposição ideal.
Lente Macro
Uma lente capaz de fotografar em close extremo em que a imagem capturada (no filme ou sensor de imagem) é normalmente a metade do tamanho real (taxa de reprodução 1:2) até o tamanho real (1:1).
Lente Micro
Para a maioria dos objetivos, uma lente micro é outro termo usado para uma lente macro. Os dois termos indicam capacidade de close extrema. As lentes macro e micro produzem imagens em metade do tamanho real (taxa de reprodução de 1:2) até tamanho real (1:1).
Lente NIKKOR AF-I
Uma lente NIKKOR com um motor de acionamento de foco automático do tipo rotor convencional embutido.
Lente NIKKOR tipo D
Uma lente NIKKOR que envia informações de distância para o microcomputador de uma câmera Nikon dedicada. As lentes tipo D podem ser reconhecidas por um nome de modelo no qual a letra D segue o número f máximo.
Lente Normal
Uma lente com distância focal aproximadamente igual à diagonal do formato da imagem.
Lente Olho de Peixe (Fisheye Lens)
Uma lente que tem um ângulo de imagem de aproximadamente 180 graus ou mais.
Lente Panqueca
Lente Panqueca é o termo usado para uma lente fina e plana com cilindro de lente muito curto. Essas lentes são ultracompactas e geralmente têm uma abertura mínima bem rápida.
Lente PC
Uma lente de controle de perspectiva. O cilindro de uma lente PC pode ser deslocado para que você possa manter o plano do filme ou sensor paralelo ao assunto. Útil para fotografar assuntos alongados ou altos, como edifícios.
Lente Rápida
Uma lente com abertura máxima grande, geralmente na faixa de f/2.8 ou superior. Já que ela permitirá que mais luz alcance o filme ou sensor de imagem, consegue-se usar velocidades mais rápidas do obturador.
Lente Reflex
Uma lente reflex emprega uma combinação de espelhos e elementos de lente para "dobrar" o caminho da luz, permitindo a redução no comprimento e peso geral da lente, quando comparados às lentes convencionais de distâncias focais equivalentes.
Lentes IF (Foco Interno)
Uma lente NIKKOR onde todo o movimento ótico é limitado ao interior do tubo de lente não extensível. Estas lentes são designadas com a abreviatura IF em seu corpo.
Lentes IF (Foco Interno)
Lentes NIKKOR tipo G
As lentes NIKKOR tipo G não têm anel de controle de abertura e são para uso em D-SLRs Nikon que permitem ajustar a abertura das lentes através do disco de comando da câmera. Além disso, como as NIKKORS tipo D, a ótica do tipo G se baseia nas iinformações de distância entre assunto e câmera para as SLRs digitais da Nikon. As informações são usadas para ajudar a determinar a exposição do flash e do ambiente. Uma lente de tipo G vai ter uma etiqueta com a inicial G no cilindro da lente.
Lente Telefoto
Um tipo específico de lente de foco longo no qual um elemento de lente positivo (convergente) é colocado em frente do diafragma e um elemento de lente negativo (divergente) é colocado atrás do diafragma.
Linha de Tempo
Em um sistema de edição não linear, a linha de tempo é uma representação gráfica do programa. Um editor arranja o áudio, vídeo e gráficos na linha de tempo na ordem que devem seguir.
Low Key
Refere-se a uma imagem diferenciada por tons escuros em geral.
Luz ambiente
A luz natural em uma cena.
Luz Chave
A luz chave também é conhecida como luz principal na configuração de estúdio com várias luzes.
Luz de fundo
Luz que ilumina o assunto de uma posição oposta à posição da câmera.
Luz de Fundo “Kicker”
Também conhecida como "rim light" em uma configuração de estúdio com várias luzes.
Luz de Rebatimento
Refere-se a uma unidade de flash voltada para uma superfície refletora, como uma parede ou teto, para iluminar o assunto com luz refletida.
Luz de Tungstênio
Luz de uma lâmpada de tungstênio, com uma temperatura de cor de 3200 K a 3400 K.
Luz de Vídeo
Recurso incorporado em algumas câmeras digitais da Nikon, a Luz de Vídeo permite iluminar o assunto em condições de pouca luz para auxiliar na gravação de cenas do vídeo. É encontrado no Menu, na aba Vídeo.
Luz em Formato de Anel
Um tipo de flash ou estroboscópio no qual a unidade de flash é em formato de anel ou circular. A luz em formato de anel se adapta em volta da lente da câmera e fornece iluminação suave e uniforme, sem sombras. Este tipo de luz é usado com mais frequência para fotografias de macro ou close-up, mas também pode ser usada para fotografias de moda tipo retrato e industrial e médica.
Luzes fortes piscando
Um recurso das câmeras digitais Nikon SLR, a exibição de luzes fortes piscando indica áreas da fotografia nas quais há perda do detalhe selecionado.
Luz Existente
Luz que existe naturalmente na cena. Também conhecida como luz disponível, com frequência é considerada como sendo apenas a luz do dia, mas muitos fotógrafos consideram essa luz como qualquer luz ou fonte de luz que esteja na cena.
M/A
Algumas lentes NIKKOR possuem um modo de foco que permite alternar de automático para manual com virtualmente nenhum tempo de atraso, simplesmente girando o anel de foco da lente.
M/A
Matiz
Termo que descreve toda a variedade de cores do espectro.
Matriz RAID
Matriz redundante de discos independentes. Uma Matriz RAID consiste de diversas unidades de disco rígido que se comportam como uma unidade. Dependendo da configuração, as Matrizes RAID podem oferecer backup redundante, (RAID 1, onde os dados são gravados para cada disco de forma independente, de modo que o conteúdo seja espelhado) ou backup não redundante, (RAID 0, onde os discos são conectados e oferecem um aumento de velocidade e capacidade, mas os dados são gravados apenas uma vez).
Mecanismo de Diafragma Eletromagnético
Um mecanismo de diafragma eletromagnético no corpo da lente fornece controle altamente preciso do diafragma ou lâmina de abertura ao usar a exposição automática durante o disparo contínuo. Em lentes convencionais do tipo D/G, as lâminas do diafragma são operadas por alavancas de ligação mecânicas.
Mecanismo de Diafragma Eletromagnético
Medidor de profundidade
Disponível em algumas câmeras, tais como a Nikon 1 AW1. Calibre o medidor de profundidade na superfície antes de entrar na água, configurando-o para zero. Desse modo, você poderá ver a sua profundidade enquanto estiver fotografando ou até mesmo incluir a profundidade nos dados EXIF registrados junto com a imagem.
Megabyte
Um Megabyte (mb) é uma medida de armazenamento de dados equivalente a 1.024 quilobytes (kb) ou, aproximadamente, 1.000.000 bytes. Geralmente chamado de mega ou megas.
Megapixel (MP)
Equivalente a um milhão de pixels.
Meio Tom
Reprodução de uma imagem por uma tela especial. A tela é feita de vários pontos de tamanhos diferentes para simular tons de cinza em uma fotografia.
Memorando de Voz
Memorando de Voz é um recurso que algumas câmeras digitais Nikon oferecem, o que permite anexar um memorando de voz (arquivo de áudio) aos arquivos de imagem.
Memorando de Voz
Memória Removível
Um cartão de memória removível em estado sólido para uma câmera digital, que vem em diversos tamanhos e configurações de capacidade. Quanto maior a capacidade do cartão, mais fotografias digitais ele poderá armazenar.
Memória USB
Memória USB, também conhecidos como Pen Drives ou Flash Drives, consistem em um dispositivo de armazenamento de dados de memória integrado a uma interface USB. USBs são geralmente removíveis e regraváveis. Apesar de serem fisicamente pequenos, podem armazenar uma grande quantidade de informações.
Menu Retoque — Correção de Olhos Vermelhos
A Correção de Olhos Vermelhos é um efeito disponível no Menu Retoque de determinadas câmeras digitais Nikon, usado para corrigir os Olhos Vermelhos, que são causados pelo uso de flash em uma fotografia. Novas cópias da fotografia são armazenadas como arquivos separados.
Menu Retoque — Correção de Olhos Vermelhos
Menu Retoque — D-Lighting
D-Lighting é um efeito disponível no Menu Retoque de algumas câmeras Nikon, que cria uma cópia com brilho e contraste aprimorados, iluminando partes escuras de uma imagem.
Menu Retoque — D-Lighting
Menu Retoque — Efeito Monocromático
Monocromático é um efeito disponível no Menu Retoque de algumas câmeras digitais Nikon. Imagens podem ser criadas em P&B, Sépia ou Cianótipo e são salvas como um arquivo separado.
Menu Retoque — Efeito Monocromático
Menu Retoque — Efeitos de Filtro
Os efeitos de filtro estão disponíveis no Menu Retoque de algumas câmeras Nikon, que permitem salvar uma cópia da imagem usando diversos efeitos de filtro digital. Os efeitos incluem: Cor Seletiva, Olho de Peixe, Efeito Miniatura, entre outros.
Menu Retoque — Efeitos de Filtro
Menu Retoque — Equilíbrio de Cores
Equilíbrio de Cores é um efeito disponível no Menu Retoque de algumas câmeras Nikon, que permite o ajuste do equilíbrio de cores de uma imagem, salvando-a como uma cópia.
Menu Retoque — Equilíbrio de Cores
Menu Retoque — Processamento RAW/NEF
Processamento RAW/NEF é um efeito disponível no Menu Retoque de determinadas câmeras digitais Nikon, que permite o processamento de um NEF em um arquivo JPG na câmera, salvando o JPG como um arquivo separado.
Menu Retoque — Processamento RAW/NEF
Menu Retoque — Recortar
Recortar é um efeito disponível no Menu Retoque de determinadas câmeras digitais Nikon, que cria uma cópia recortada da fotografia selecionada.
Menu Retoque — Recortar
Menu Retoque — Redimensionar
Redimensionar é um efeito disponível no Menu Retoque de determinadas câmeras digitais Nikon, que permite salvar uma cópia da imagem com o tamanho redimensionado ou menor.
Menu Retoque — Redimensionar
Menu Retoque — Retoque Rápido
Retoque Rápido é um efeito disponível no Menu Retoque de determinadas câmeras digitais Nikon, que permite criar facilmente cópias retocadas com contraste e saturação aprimorados.
Menu Retoque — Retoque Rápido
Menu Retoque — Suavização de Pele
Um efeito que faz o tom de pele do rosto parecer mais suave. Novas cópias da fotografia são armazenadas como arquivos separados.
Mic
Mic é abreviação de microfone. As câmeras digitais Nikon que podem gravar áudio têm um microfone embutido. Algumas delas também têm uma porta de entrada para microfone externo, que permite usar microfones especiais durante a gravação de vídeo.
MicroDrive
MicroDrive é a marca de um disco rígido em miniatura, de uma polegada, que encaixa-se no compartimento de cartão de mídia CompactFlash Tipo II. O MicroDrive foi desenvolvido pela IBM. Não é um formato de cartão de mídia popular como o cartão CompactFlash baseado em flash, que é mais estável, já que não tem partes móveis.
Microfone Estéreo
Um microfone que captura áudio em estéreo (dois ou mais canais).
Microfone Estéreo ME-1
O Microfone Estéreo ME-1 é um acessório opcional que encaixa na sapata da câmera e se conecta a câmeras Nikon compatíveis.
Micro Fotografias
Refere-se a tirar close-ups em que o resultado na imagem mostra o assunto em um intervalo de aumento do tamanho real (1:1) até 50 vezes (50:1) de aumento.
Micro-NIKKOR
Uma lente Nikon especialmente criada para fotografias em close. As lentes Micro-NIKKOR focam a partir do infinito até a taxa de reprodução de 1:1 ou mais, sem acessórios.
Microprisma
Um auxílio para foco localizado na tela de focagem.
Mídia
Material em que as informações são gravadas e armazenadas. A mídia de armazenamento de fotografia digital inclui cartões CompactFlash e CDs.
Miniatura
Uma versão pequena de uma fotografia. Navegadores de imagem geralmente exibem miniaturas de fotografias dispostas com várias fotografias, ou até mesmo dúzias, de uma vez.
M (modo em Speedlights da Nikon)
Modo em Speedlights da Nikon, segundo o qual o Speedlight sempre é ativado em um resultado especificado pelo usuário no próprio Speedlight.
Modificadores de Luz
Acessório utilizado com o Speedlights da Nikon e outros tipos de equipamento de iluminação para suavizar, direcionar ou alterar a direção e a qualidade da luz. Os exemplos de modificadores de luz incluem difusores, softboxes, refletores, panos escuros, grades, spotlights, snoots, controladores de intensidade de luz e tendas de luz.
Modo 3D
Algumas câmeras digitais Nikon COOLPIX oferecem um modo 3D que, na verdade, usa duas imagens que são reproduzidas em uma TV ou monitor compatível com 3D para exibição estereoscópica.
Modo 3D
Modo Avião
O modo avião desativa todas as conexões sem fio e GPS em uma câmera. Algumas câmeras Nikon com GPS e conexões sem fio devem ser colocadas no modo avião durante o voo em uma aeronave, em hospitais e/ou locais similares.
Modo Criativo
O Modo Criativo é um modo de disparo encontrado no disco de modo de certas câmeras da linha Nikon 1. Vários modos de cena estão disponíveis no Modo Criativo incluindo: P/S/A/M, Paisagem Noturna, Retrato Noturno, Iluminação de Fundo (HDR), Panorama Fácil, Suave (efeito de filtro), Efeito Miniatura e Cor Seletiva. O Modo Criativo é usado somente para fotografar imagens estáticas e não funcionará no modo de vídeo.
Modo Criativo
Modo criativo Subaquático
O modo criativo subaquático, disponível em algumas câmeras, tais como a Nikon 1 AW1, corrige automaticamente o tom de azul visto em imagens subaquáticas. Quanto mais fundo você for, maior o tom azul. Existem três predefinições e uma opção para ajustar manualmente o tom de azul: padrão, mergulho e close-up.
Modo criativo subaquático — Close-up
Um modo disponível em algumas câmeras, tais como a Nikon 1 AW1, que aprimora o contraste para fotos em close-up debaixo d'água.
Modo criativo subaquático — Close-up
Modo criativo subaquático — Mergulho
Um modo disponível em algumas câmeras, tais como a Nikon 1 AW1. Quando estiver fotografando em águas mais profundas, este modo ajusta as cores automaticamente para que fiquem mais vívidas.
Modo criativo subaquático — Mergulho
Modo criativo subaquático — Padrão
Um modo disponível em algumas câmeras, tais como a Nikon 1 AW1. Equilibra as cores ao fotografar em águas rasas, ao longo da praia.
Modo criativo subaquático — Padrão
Modo de Captura Melhor Momento
Este modo, disponível em certas câmeras Nikon 1 é ideal para assuntos rápidos e difíceis de capturar. Ao selecionar este modo, você pode escolher disparar o obturador à medida que a cena se reproduz em câmera lenta (Exibição Lenta) ou deixar a câmera escolher a melhor imagem (Seletor de Fotos Inteligente).
Modo de Captura Melhor Momento
Modo de Cena — Alimentos
Um modo de cena disponível em algumas câmeras digitais Nikon. Este modo de cena automaticamente define o modo Macro, permite ajustes de matiz e de movimento do usuário da área de foco.
Modo de Cena — Alimentos
Modo de Cena — Animal de Estimação
Modo de cena disponível em determinadas câmeras digitais Nikon. O Modo de Cena Animal de Estimação ou Modo de Cena Retrato Animal de Estimação torna mais fácil tirar fotografias de gatos e cachorros.
Modo de Cena — Animal de Estimação
Modo de Cena — Assistência a Panorama
Assistência a Panorama é um modo de cena disponível em algumas câmeras digitais Nikon. A Assistência a Panorama permite tirar uma série de fotos que podem se juntar em um computador em uma única imagem panorâmica.
Modo de Cena — Assistência a Panorama
Modo de Cena — Cores do Outono
Este modo de cena, disponível em algumas câmeras digitais Nikon, é idealizado para tirar fotografias vivas de cenas exuberantes com folhas de árvores do outono em vermelho e amarelo.
Modo de Cena — Cores do Outono
Modo de Cena — Crepúsculo/Madrugada
Um modo de cena disponível em algumas câmeras digitais Nikon. Este modo de cena preserva as cores vistas na luz natural fraca antes do amanhecer ou após o pôr do sol. Sugere-se o uso de um tripé ao fotografar neste modo de cena.
Modo de Cena — Crepúsculo/Madrugada
Modo de Cena — Debaixo D'água
Um modo de cena disponível em câmeras digitais Nikon à prova d'água. Ao fotografar debaixo d'água, use o modo de cena debaixo d'água para reduzir o tom verde visto nesta situação de disparo.
Modo de Cena — Debaixo D'água
Modo de Cena — Desabrochar
Um modo de cena disponível em algumas câmeras digitais Nikon que é projetado para tirar fotografias incríveis de campos de flores ou outra paisagem cheia de flores desabrochando.
Modo de Cena — Desabrochar
Modo de Cena — Desenhar
Um modo de cena disponível em algumas câmeras digitais Nikon. Ao usar uma câmera digital COOLPIX com uma tela de toque, você pode desenhar imagens ou escrever memorandos na tela e salvá-las como fotos usando o modo de cena Desenhar.
Modo de Cena — Desenhar
Modo de Cena — Esportes
Modo de cena disponível em algumas câmeras digitais Nikon. Este modo de cena permite que você capture esportes com movimento rápido ou assuntos em ação usando uma velocidade do obturador rápida e disparo contínuo.
Modo de Cena — Esportes
Modo de Cena — Festa/Interior
Um modo de cena disponível em câmeras digitais Nikon, usado para tirar fotos do interior, o que permite a captura da iluminação ambiente ou luz de velas de interiores.
Modo de Cena — Festa/Interior
Modo de Cena — Fogos de Artifício
Um modo de cena disponível em algumas câmeras digitais Nikon. Este modo de cena usa velocidades mais lentas do obturador para capturar a explosão de fogos de artifício. Sugere-se o uso de um tripé ao fotografar neste modo de cena.
Modo de Cena — Fogos de Artifício
Modo de cena — Lua
O modo Lua é um modo de cena disponível em algumas câmeras digitais Nikon COOLPIX, como a P600. Este modo de cena ajudará a fotografar a lua no céu noturno. Quando selecionado, a câmera permite que seja ajustada a matiz usando o disco de comando, salvando o ajuste na memória da câmera. Além disso, é possível ajustar o brilho da lua usando a Compensação de exposição.
Modo de cena — Lua
Modo de Cena — Mapa-múndi
Um modo de cena disponível em determinadas câmeras digitais Nikon, que permite exibir mapas que estão integrados na memória da câmera.
Modo de Cena — Mapa-múndi
Modo de Cena — Museu
Um modo de cena disponível em algumas câmeras digitais Nikon, usado para fotografar em interiores, onde o uso de flash não é permitido, como em museus.
Modo de Cena — Museu
Modo de Cena — Neve
Um modo de cena disponível em algumas câmeras digitais Nikon que permite capturar o brilho da neve com sol na exposição correta.
Modo de Cena — Neve
Modo de cena — Observação de pássaros
O modo Observação de pássaros é um modo de cena disponível em algumas câmeras digitais Nikon COOLPIX, como a P600. Este modo de cena ajudará a fotografar pássaros na natureza. Quando selecionado, este modo permite selecionar entre Simples ou Contínuo.
Modo de cena — Observação de pássaros
Modo de Cena — Paisagem
Um modo de cena disponível em algumas câmeras digitais Nikon que mantém as cores vívidas da paisagem.
Modo de Cena — Paisagem
Modo de Cena — Paisagem Noturna
Modo de cena disponível em algumas câmeras digitais Nikon. Este modo de cena utiliza velocidades lentas do obturador para capturar a atmosfera de uma paisagem noturna. Sugere-se o uso de um tripé ao fotografar neste modo de cena.
Modo de Cena — Paisagem Noturna
Modo de Cena — Panorama
Panorama é um modo de cena disponível em algumas câmeras digitais Nikon que simplifica a captura de fotos panorâmicas.
Modo de Cena — Panorama Fácil
Panorama Fácil é um modo de cena disponível em determinadas câmeras digitais Nikon que facilita muito a fotografia panorâmica de 180 ou 360 graus, ao movimentar a câmera durante a exposição.
Modo de Cena — Panorama Fácil
Modo de Cena — Praia
Um modo de cena disponível em algumas câmeras digitais Nikon, que deixa você capturar o brilho das praias, ou partes da água iluminadas pelo sol, com a exposição correta em tal situação fortemente iluminada.
Modo de Cena — Praia/Neve
Um modo de cena disponível em algumas câmeras digitais Nikon, projetadas para uso ao tirar fotos da neve ou de praias com luz do sol brilhante ou claramente iluminadas, assegurando que a exposição esteja correta para a cena luminosa.
Modo de Cena — Praia/Neve
Modo de Cena — Retrato
Um modo de cena disponível em câmeras digitais Nikon que produz retratos agradáveis.
Modo de Cena — Retrato
Modo de Cena — Retrato Noturno
Modo de cena disponível em algumas câmeras digitais Nikon, usadas para fazer retratos à noite ou ao pôr do sol. Sugere-se usar um tripé para tirar as fotografias neste modo de cena.
Modo de Cena — Retrato Noturno
Modo de Detecção de Tripé
Um recurso de determinadas lentes NIKKOR VR (Redução de Vibração), o Modo de Detecção de Tripé reduz automaticamente a vibração devido ao disparo do obturador quando a câmera é montada em um tripé.
Modo de Espelho Suspenso
Modo encontrado em algumas D-SLRs. Pressione o botão de liberação do obturador uma vez para levantar o espelho, novamente para tirar a fotografia (o obturador vai ser liberado automaticamente, se o botão de liberação do obturador não for pressionado depois de 30 segundos que o espelho ficar suspenso). O espelho vai abaixar depois que o obturador for liberado. Escolha este modo para minimizar a trepidação da câmera em situações em que o menor movimento pode resultar em fotografias desfocadas. Observe que o foco automático, a fotometria e o quadro não podem ser confirmados no visor quando o espelho está levantado.
Modo de Espelho Suspenso (MUP)
Escolha este modo para minimizar a trepidação da câmera em uma fotografia de close ou telefoto ou em outras situações em que o mais leve movimento da câmera pode resultar em fotografias desfocadas. Geralmente, usa-se o tripé para obter melhores resultados.
Modo de Espelho Suspenso (MUP)
Modo de Exibição ao Vivo de Vídeo
É um modo de Exibição ao Vivo encontrado em determinadas D-SLRs da Nikon, para uso na Exibição ao Vivo e gravação de vídeo HD/Full HD.
Modo de Foco
Um método de operação para um sistema de foco automático. Os modos básicos de foco incluem servo de AF único, servo de AF contínuo e foco manual.
Modo de gravação de vídeo em alta definição (HD)
Muitas câmeras Nikon oferecem o modo de gravação de vídeo em alta definição (HD), que grava vídeos sonoros em diferentes resoluções e quadros, dependendo do modelo.
Modo de gravação de vídeo em alta definição (HD)
Modo de Imagem Estática
Este modo de disparo é usado para capturar imagens digitais estáticas.
Modo de Imagem Estática
Modo de obturação com som reduzido
O Modo de Obturação com Som Reduzido suaviza a operação da câmera ao disparar em ambientes sensíveis, como cerimônias ou ao fotografar a vida selvagem.
Modo de obturação com som reduzido
Modo de Reprodução 3D
Apenas imagens 3D podem ser vistas no Modo de Reprodução 3D. Só poderá ser escolhido quando a câmera digital Nikon COOLPIX com capacidade 3D estiver conectada a uma TV ou monitor compatível com 3D, através de um cabo HDMI.
Modo de Vídeo Avançado
O Modo de Vídeo Avançado permite a você fazer vídeos em câmera lenta ou alta definição nos modos PSAM em câmeras Nikon 1, incluindo a V2.
Modo de Vídeo Avançado
Modo de Vídeo em Intervalos
A câmera automaticamente tira fotografias em intervalos selecionados para criar vídeos silenciosos em intervalos, usando as opções atualmente selecionadas para as configurações de Vídeo no menu de disparo. Quando a gravação do Vídeo em Intervalos é concluída, ele é processado na câmera em um arquivo .MOV e salvo como tal. O modo de vídeo em Intervalos não está disponível ao fazer vídeos em Exibição ao Vivo.
Modo D-Movie
D-Movie é como a Nikon às vezes se refere à capacidade de gravação de vídeos de suas câmeras. Capture sons com o microfone embutido ou pela entrada de microfone externo (em determinados modelos). D-Movies são aprimorados pelo fato de que são feitos usando lentes NIKKOR, que oferecem uma escolha incrível de distâncias focais, assim como uma qualidade ótica lendária. Eles também se beneficiam de um sensor de imagem muito maior que uma filmadora comum, resultando em qualidade de imagem superior e alto desempenho ISO excepcional durante disparos com pouca luz.
Modo D-Movie Full HD em Modo Multiárea
Algumas D-SLRs da Nikon têm um modo de corte multiárea para vídeos. Inclui formato FX, DX e um modo de corte específico 1920 x 1080. O último desses modos oferece um fator de corte de 2,7 x único cortando o centro do sensor de imagem a exatamente 1920 x 1080 pixels. Todos os três modos de corte produzem os mesmos arquivos de vídeo de 1080p resultantes. Esses modos oferecem versatilidade ímpar a qualquer coleção de lentes NIKKOR ao dar várias opções de corte para ajustar à maioria das situações de fotografia e todas oferecem o mesmo arquivo de vídeo de 1080p de alta qualidade.
Modo EFFECTS (Efeitos)
Determinadas DSLRs da Nikon, como a D5300, apresentam o Modo EFFECTS (Efeitos) que pode ser usado ao gravar imagens estáticas ou D-movies. Eles podem ser encontrados ao selecionar EFFECTS no disco de modos das câmeras. Alguns dos efeitos especiais são: Visão Noturna, Efeito Miniatura, Cor Seletiva, Silhueta, High Key e Low Key.
Modo Exibição ao Vivo com Som Reduzido
Exceto quando uma unidade de flash opcional for usada, o espelho permanecerá para cima durante fotografias de exibição ao vivo, reduzindo o ruído durante o disparo. O ruído do obturador ainda é audível. Neste modo, os bipes são desativados e o som do espelho indo de volta para o lugar é minimizado. O espelho é mais silencioso do que no modo de quadro único.
Modo Exibição ao Vivo com Som Reduzido
Modo GN em Speedlights da Nikon
Com operação de flash manual, com prioridade de distância, o número guia é determinado automaticamente pelo Speedlight de acordo com o valor da distância e abertura.
Modo GUIDE (Guia)
O Modo Guia ou GUIDE oferece um guia instantâneo na câmera que mostra, passo a passo, como alterar as configurações para você conseguir a imagem que deseja. Para usar, selecione a configuração do Modo Guia que corresponde à cena que você está fotografando e deixe-o auxiliá-lo, assim será possível aprender e, ao mesmo tempo, obter os resultados desejados.
Modo SCENE (Cenas)
Um modo no qual as configurações da câmera são adaptadas a uma cena específica ou tipo de assunto. A opção modos de cena automaticamente seleciona a exposição apropriada (velocidade do obturador, ISO, abertura) para a cena específica que está sendo fotografada. Várias câmeras COOLPIX têm mais de 18 modos de cena. Algumas DSLRs da Nikon também oferecem modos de cena. Alguns dos diversos Modos de Cena da Nikon são: seletor automático de cena, retrato, paisagem, esportes, festa/interior, praia, neve, pôr do sol, paisagem noturna, alimentos, museu, retrato animal de estimação, desabrochar, cores do outono, silhueta, high key e low key.
Modo SCENE (Cenas)
Modo Seletor de Fotos Inteligente
O modo Seletor de Fotos Inteligente permite capturar até cinco imagens (as melhores) e escolher a melhor manualmente, ou deixar que a câmera escolha a melhor imagem para você, com base na composição, foco, desfoque, detecção de rosto, detecção de sorriso e piscada. Fotografias tiradas com este modo exibem o ícone do Seletor de Fotos Inteligente.
Modo Seletor de Fotos Inteligente
Modo Silencioso de Exibição ao Vivo
O espelho permanece para cima e o obturador fica aberto durante as fotografias de exibição ao vivo para menor ruído que no modo Som Reduzido. No modo silencioso, o flash não disparará e a qualidade de imagem será fixa em JPEG fino com qualidade Ideal selecionada para compressão JPEG.
Modo Silencioso de Exibição ao Vivo
Modo Vídeo
Este modo de disparo é usado para capturar filmes ou vídeo (HD ou Full HD).
Modo Vídeo
Modo Wi-Fi
Na fotografia, Wi-Fi geralmente representa a transmissão de imagens sem fio, diretamente da câmera a um smarphone ou tablet compatível. Um aplicativo geralmente é necessário para essa "conexão" entre câmera e aparelho móvel.
Moiré
Um padrão de interface criado quando um padrão repetido no assunto é sobreposto na grade do sensor de imagem. Nas D-SLRs da Nikon, o moiré é amplamente reduzido por meio de algoritmos avançados de processamento de imagem e filtros passa-baixa óticos.
Monaural
Reprodução de som que utiliza apenas um canal. Monaural ou mono utiliza somente um canal, enquanto que o estéreo utiliza dois ou mais canais e o som é mais natural.
Monitoramento de Áudio
Utilizando exibição visual ou auditiva (com fones de ouvido) para monitorar os níveis de áudio. Isso ajuda a manter os níveis de áudio em um nível ideal. Também ajuda a minimizar a deterioração. Unidade de Volume (Medidor de VU) e Programa de Pico (Medidor de PPM) são tipos comuns de medidores usados para medir os níveis de áudio. Eles podem ter como base o hardware ou software. Independentemente do tipo, a escala e a balística do medidor são características importantes.
Monitor LCD com Ângulo variável
Um monitor LCD que se desdobra do corpo da câmera, facilitando ao usuário compor, gravar e fotografar assuntos em ângulos extremos, como muito alto ou baixo, assim como autorretratos. Monitores com variedade angular podem se desdobrar para cima/baixo ou se mover para fora, dependendo do modelo da câmera.
Monopé
Suporte com uma única "perna" é utilizado para ajudar a estabilizar a câmera.
Motor de Bobina de Móvel (VCM)
Determinadas lentes 1 NIKKOR utilizam um motor AF de bobina móvel (VCM) que mantém silenciosa a atividade de ligar e desligar o recurso panorâmico.
Motor de Onda Silencioso (SWM)
As lentes AF-S NIKKOR possuem o Motor de Onda Silencioso (SWM) da Nikon. Esta tecnologia converte "ondas itinerantes" em energia rotacional para o foco da ótica. Isso permite foco automático de alta velocidade que é extremamente preciso e supersilencioso.
Motor de Onda Silencioso (SWM)
MOV
.MOV é um formato de arquivo QuickTime da Apple Inc. Normalmente usado para gravar filmes e outros arquivos de vídeo.
MPEG-4
As câmeras Nikon podem gravar vídeos no formato de arquivo MPEG-4 AVC/H.264. MPEG significa Moving Pictures Experts Group. MPEG foi formado pela ISO e IEC para definir os padrões para transmissão e compressão de vídeo e áudio. 
MPO
O formato de arquivo .MPO é usado para designar imagens 3D que foram criadas usando algumas das câmeras digitais Nikon que têm o modo de captura 3D.
Mudança Elétrica de Zoom
Certas lentes NIKKOR utilizam uma Mudança Elétrica de Zoom para zoom rápido e de som reduzido. Estas lentes são ideais para uso ao gravar um vídeo. A velocidade do zoom pode ser ajustada pelo posicionamento da chave de Mudança Elétrica de Zoom na lente.
Multidisparos 16
Algumas câmeras digital Nikon oferecem o modo Multidisparos 16. Quando a câmera está ajustada para o Multidisparos 16, cada vez que o obturador é pressionado, a câmera vai capturar 16 quadros em uma taxa de 30 qps (quadros por segundo). As imagens serão organizadas em uma única imagem, em uma configuração em grade. Quando usado neste modo, o zoom digital é desabilitado.
Multidisparos 16
Multiplicador da Distância Focal
Para uma D-SLR que usa um sensor de imagem menor que full-frame (enquadramento do filme em 35 mm), a razão da diagonal do sensor de imagem da câmera em comparação com a diagonal de um enquadramento em 35 mm é o fator de corte. Esta razão geralmente é chamada de multiplicador da distância focal (FLM), já que multiplicar uma distância focal da lente pelo fator de corte ou FLM fornece a distância focal de uma lente que produziria o mesmo campo de visão, se usado no formato de referência.
My Picturetown
My Picturetown era o nome do serviço de armazenamento e compartilhamento de imagem da Nikon na Internet. Agora é chamado de Nikon Image Space. Veja Image Space.
Navegador de Imagem
Aplicativo que permite exibir fotos digitais. Alguns navegadores também permitem renomear arquivos, converter fotos de um formato a outro e acrescentar texto de descrição.
NEF
Exclusivo para câmeras Nikon, o NEF é um formato de arquivo RAW da Nikon. Os arquivos de imagem RAW, às vezes chamados de negativos digitais, contêm todas as informações da imagem capturada pelo sensor da câmera, junto com os metadados da imagem (a identificação da câmera e as configurações, a lente usada e outras informações). O arquivo NEF é gravado no cartão de memória tanto no formato comprimido "sem perdas" quanto no descomprimido. O principal benefício de gravar imagens no cartão de memória no formato NEF em vez de TIFF ou JPEG relaciona-se ao fato de que nenhum processamento interno da câmera para balanço de branco, matiz, tom e melhoria da nitidez é aplicado ao arquivo NEF. Esses valores são retidos conforme a instrução definida incluída no arquivo. É possível alterar a instrução definida quantas vezes você quiser, sem prejudicar os dados RAW da imagem original. Outro benefício do arquivo NEF é, dependendo da câmera, a retenção de dados de 12 ou 14 bits, resultando em uma imagem com alcance de tons bem maior que um arquivo JPEG ou TIFF de oito bits. O processamento depois da captura de um processo NEF pelo software Capture NX2 da Nikon, ou outro programa de imagem, oferece um controle maior sobre a imagem final do que no processamento de um JPEG ou um TIFF. Depois do processamento, o arquivo NEF pode ser gravado como TIFF, JPEG ou, novamente, como um NEF, com o acréscimo de qualquer processamento do Capture NX2 aplicado salvo dentro do arquivo, como um segundo conjunto de instruções ou alternativa. Desde que o arquivo NEF original seja mantido, o "negativo digital" continua intocado. Processar um arquivo NEF não altera o conjunto de instruções originais.
NIKKOR
Nome comercial para as lentes de câmera produzidas pela Nikon.
NIKKOR não AF
Lentes de foco manual incluindo Grande Angular, Padrão, Telefoto e Micro-NIKKOR.
NiMH
Níquel Hidreto Metálico Tipo de bateria recarregável que pode ser recarregada várias vezes.
Nitidez
A qualidade de uma imagem que parece estar em foco; geralmente, a clareza de detalhes em uma fotografia.
Nível de Tom
Uma ferramenta criativa que ajuda os usuários avançados a confirmar facilmente os níveis de tom para qualquer ponto da imagem enquadrada e, a partir disso, fazer ajustes finos à compensação de exposição, abertura, velocidade do obturador e até mesmo configurações ISO. É um recurso localizado em alguns modelos COOLPIX.
NPS (Serviços Profissionais Nikon)
NPS oferece assistência aos profissionais em todos os segmentos de fotografia e vídeo profissional. Para obter informações sobre as qualificações necessárias para ser um membro e como se inscrever, entre em contato com a Nikon.
NTSC
NTSC significa National Television System Committee e é o sistema analógico que foi usado nos EUA. Em 2009, os EUA converteram para ATSC um conjunto de padrões desenvolvidos pelo Comitê de Sistemas Avançados de Televisão, para transmissão de sinais digitais, mais conhecido como HDTV, porém os sinais de definição padrão também podem ser transmitidos por ATSC.
Número f (f/stop)
A expressão numérica da abertura relativa de uma lente. Cada número f é 1,4 vezes maior que o número precedente e cada número indica uma metade ou dobro da quantidade de luz que passa através da lente.
Número Guia
Indica a potência do flash com relação à velocidade do filme ISO.
Obturador
Um dispositivo que abre e fecha em uma câmera para permitir que a luz passe através do corpo da câmera para o sensor de imagem ou filme.
Obturador da Lente
Obturador localizado próximo ou dentro do sistema ótico da lente. Os obturadores da lente são usados principalmente em câmeras compactas e em lentes para câmeras em formato grande.
Obturador da Ocular
Um dispositivo embutido que impede a luz de entrar na ocular do visor da câmera e afeta desfavoravelmente a leitura do fotômetro automático. Útil para operação de disparo independente e de temporizador automático.
Obturador de Toque
O Obturador de Toque permite disparar o obturador através de um simples toque no monitor — é necessário que a câmera possua uma tela de toque (touchscreen).
Obturador de Toque
Olhos Vermelhos
O fenômeno no qual as partes centrais dos olhos de um assunto aparecem como pontos vermelhos em imagens com flash.
Olhos Vermelhos do Sincronismo Lento Automático
Olhos Vermelhos do Sincronismo Lento Automático é um modo de flash que combina a Redução de Olhos Vermelhos com o Sincronismo Lento. Ele é usado quando se tira retratos de sobre um fundo de cenário noturno. Sugere-se o uso de um tripé para evitar o desfoque causado por trepidação da câmera.
Olhos Vermelhos do Sincronismo Lento Automático
Padrão Nikon
O Padrão Nikon de fotos por carga de bateria para suas câmeras se baseia no teste feito pela Nikon. Exemplo: Uma Nikon D3 equipada com uma lente AF-S VR 70-200 mm f/2.8 ED capturou 4.700 imagens quando marcava a 20°C sob as seguintes condições de teste: qualidade de imagem definida para JPEG normal, tamanho da imagem definido em L (grande); velocidade do obturador 1/250, botão de liberação do obturador pressionado pela metade por três segundos e foco em ciclo a partir do infinito até o alcance mínimo, por três vezes, seis disparos feitos em sequência com o monitor ligado por cinco segundos e, depois, desligado, o ciclo é repetido quando o medidor de exposição foi desligado. Os resultados no dia-a-dia podem variar dependendo de fatores como temperatura, condições de uso e número de vezes em que a bateria é recarregada.
Painel Sensível ao Toque de OLED
O Painel Sensível ao Toque de OLED de determinadas câmeras Nikon permitem o controle de disparo com a ponta dos dedos. Os usuários simplesmente tocam na tela, ícone ou instruções de controle para configurar a câmera para os modos de cena, zoom, revisão de imagem e todas as outras configurações da câmera.
Painel Sensível ao Toque de OLED
PAL
PAL é o padrão de vídeo europeu que também é usado em outras regiões do mundo.
Panorama
Uma imagem de grande angular ou ultra grande angular, geralmente, mas não exclusivamente, de uma paisagem.
Panoramização
Refere-se a seguir um assunto com a câmera e mantê-lo na mesma posição no visor conforme ele se move pelo campo de visão (não em direção a ele ou se afastando dele).
Paralaxe
A diferença entre a cobertura de imagem no visor e a imagem tirada pela lente. Paralaxe ocorre quando o eixo ótico do visor está em uma posição diferente daquela da lente da câmera. Ocorre em câmeras com obturador de lente.
Parassol da Lente
Um dispositivo cônico colocado na extremidade de uma lente para bloquear os raios de luz (na maioria das vezes, do sol) de entrar na lente e causar claridade ou refração.
PDF
Portable Document Format. Um formato de arquivo criado pela Adobe para permitir o compartilhamento fácil de arquivos de imagens e texto entre computadores, sem exigir a aplicação do software específico que criou os elementos do arquivo.
Perspectiva
O tamanho, distância e profundidade relativos de um assunto tridimensional ou cena em uma imagem plana bidimensional.
Petabyte (pb)
Um petabyte é uma unidade de medida que equivale a 1.024 terabytes ou aproximadamente 1.000.000.000.000.000 bytes.
Phase Fresnel
Os elementos da lente Phase Fresnel (PF) efetivamente compensam a aberração cromática e o efeito fantasma quando combinados com os elementos comuns das lentes de vidro. O elemento da lente PF baseia-se na lente Phase Fresnel, que parece ter uma série de círculos concêntricos gravados sobre ela. A utilização de um elemento da lente Phase Fresnel permite que os engenheiros da Nikon usem menos elementos da lente, resultando em uma lente mais compacta e leve. Devido às características de uma lente PF, que utiliza o fenômeno de difração, quando houver uma forte fonte de luz dentro do quadro ou quando a luz entrar na lente do lado de fora do quadro, anéis de cores podem ocorrer de acordo com as condições de disparo. Esse fenômeno pode ser reduzido com o “PF Flare Control” que será incluído ao Capture NX-D (versão 1.1.0 ou posterior – favor sempre manter o seu software atualizado). Para mais informações, clique o botão Ajuda/Help no software. Capture NX-D é um software gratuito e esta disponível para download no site da Nikon.
Phase Fresnel
PICT
Um formato de arquivo usado pelo Macintosh para imagens de gráfico.
PictBridge
PictBridge é um padrão de mercado apresentado em 2003 pela CIPA (Camera and Imaging Products Association) para impressão direta. Ele permite que as imagens sejam impressas diretamente de câmeras digitais para uma impressora, sem ter que conectar a câmera a um computador.
Picture Control
O Picture Control da Nikon é um sistema de configurações na câmera e de pós-produção, que pode ser ajustado com o uso de diversos parâmetros que permitem personalizar as imagens digitais ao seu gosto individual. Algumas das opções Picture Control são: Padrão, Neutro, Vívido, Monocromático, Retrato e Paisagem. Você pode ajustar posteriormente o matiz, melhoria da nitidez, contraste, brilho e saturação.
Picture Control
Pintando com Luz
Técnica de iluminação onde o fotógrafo pinta a luz no assunto, geralmente usando uma fonte de iluminação constante, tal como uma lanterna. Também é possível pintar com luz usando flashes, inclusive os Speedlights da Nikon. Ao pintar com luz, o obturador fica aberto durante um tempo de exposição, enquanto a luz vai sendo aumentada e adicionada ao assunto. 
Pixel
Uma abreviação para elemento da imagem. Representa o bloco de construção básico de cada imagem. Para entender, ajuda pensar em pixels como minúsculos blocos ou quadrados individuais, cada um tendo uma cor específica e cada um tocando o próximo para formar uma imagem colorida.
Pixelamento
Uma abreviação para elemento da imagem. Representa o bloco de construção básico de cada imagem. Para entender, ajuda pensar em pixels como minúsculos blocos ou quadrados individuais, cada um tendo uma cor específica e cada um tocando o próximo para formar uma imagem colorida.
Pixels Efetivos
O número de pixels reais que o sensor da câmera usa para capturar a imagem. O número de pixels efetivos é com frequência levemente menor que o número total de pixels, já que alguns pixels não são usados na execução real da imagem.
Plana
Um termo usado para indicar uma imagem que tem contraste muito baixo; uma imagem "plana".
Plano Focal
A posição precisa (plano) no corpo da câmera, atrás da cortina do obturador, na qual a superfície de obtenção da luz do sensor de imagem é fixa. Em uma SLR de filme, este é o mesmo plano no qual o filme será posicionado para cada exposição. A marca do plano focal é uma marca no exterior do corpo da câmera que marca onde o plano focal está localizado no interior.
Plano Focal
Ponto de Acesso Sem Fio
O Ponto de Acesso Sem Fio ou WAP é um dispositivo que permite a um dispositivo ou dispositivos sem fio se conectar a uma rede com fio usando Bluetooth ou Wi-Fi. Um WAP geralmente se conectará a um roteador através de uma rede com fio. A maioria dos WAPs usa padrões IEEE 802.11. Um hot spot é um uso público comum de um Ponto de Acesso Sem Fio.
Ponto Focal
O ponto no eixo ótico onde os raios de luz convergem para formar uma imagem nítida de um objeto.
Ponto Nodal
O centro ótico de uma lente.
Ponto Principal
O ponto a partir do qual a distância focal de uma lente é medida. O ponto principal de uma lente simples está localizado no centro da lente. Lentes compostas têm dois pontos principais, cujos locais não podem ser determinados pela aparência.
Pontos de Interesse (POI)
Determinadas câmeras digitais Nikon apresentam a funcionalidade GPS, além de mapas embutidos e Pontos de Interesse que os usuários podem exibir ao viajar para encontrar lugares para visitar.
Pontos de Interesse (POI)
Posterização
Um efeito gráfico no qual uma área de uma imagem com uma transição suave de tons é substituída por diversas áreas de poucos tons.
PPI
Pixels por polegada. Uma unidade de medida comumente usada que indica o número de pixels contidos em uma polegada quadrada de espaço. Geralmente, quanto mais pixels por polegada quadrada, maior a nitidez ou resolução de uma imagem.
Predefinições IPTC
Em algumas câmeras Nikon D-SLR, as predefinições IPTC podem ser importadas para a câmera antes do disparo. Quando as imagens forem salvas, os dados de IPTC são gravados, fazendo os editores e fotógrafos economizarem um bom tempo na pós-produção.
Previsão de Profundidade de Campo
Um recurso em SLRs avançadas que fecha a lente até a abertura real para tirar fotos para permitir que você veja a profundidade de campo da imagem.
Primeiro plano
A área em uma cena que está mais próxima ao fotógrafo que o assunto principal.
Prioridade de Enquadramento
Uma técnica fotográfica que é selecionável ao disparar no modo Seletor de Fotos Inteligente das câmeras do sistema Nikon 1. O modo Prioridade de Enquadramento é acessado através do botão F (Recurso). É ideal para usar ao fotografar um assunto estático. O foco trava quando o obturador é pressionado até a metade.
Prioridade de Movimento
Uma técnica de fotografia que é possível escolher ao disparar no modo Seletor de Fotos Inteligente das câmeras digitais Nikon 1. Pressione o botão Feature (F) para acessá-lo. A Prioridade de Movimento é ideal para uso ao fotografar assuntos em movimento. Quando o obturador é pressionado até a metade, a câmera vai ajustar continuamente o foco para manter o assunto em foco.
Prioridade de Obturador
Um método de exposição automática no qual uma abertura de lente é definida automaticamente pela câmera para corresponder à velocidade do obturador selecionada manualmente. Útil para interromper a ação em velocidades altas do obturador ou criar efeitos de movimento em velocidades baixas do obturador.
Processamento Push
Refere-se ao aumento do tempo de revelação do filme. O filme é idealizado para ser exposto ao seu número ISO nominal, mas se você escolher subexpor o filme, o processamento push será necessário para alcançar resultados aceitáveis.
Profundidade de Campo
A área de nitidez aceitável em frente e atrás do assunto no qual a lente é focada. A profundidade de campo varia de acordo com a distância focal da lente, abertura escolhida e distância do disparo.
Profundidade de Foco
Uma medida da distância por trás da lente onde o plano do filme permanecerá nitidamente em foco. Algumas vezes, a profundidade de foco é especificada como a tolerância da lente para o filme.
Proporção da Imagem
A largura de uma imagem dividida por sua altura. Em fotografias estáticas, as proporções de imagens comuns são 4:3 (imagens de câmeras digitais) e 3:2 (imagens de câmeras de filme).
PSAM
PSAM significa: Auto Programado (Modo P), Prioridade de Velocidade (Modo S), Prioridade de Abertura (Modo A) e Modo Manual (Modo M). Estes são os quatro modos de disparo disponíveis nas câmeras DSLRs, assim como em certas câmeras COOLPIX e Nikon 1.
QPS
Quadros por segundo. Refere-se à taxa na qual o filme é exposto quando um motor de acionamento é engrenado; na era da fotografia digital é a taxa na qual os quadros de imagem são expostos e capturados.
Quadro
Uma única imagem; também, a cena visualizada através do visor da câmera.
Quadros I
Os Intraquadros (I), também conhecido como quadros de referência ou chave, contêm os dados necessários para recriar uma imagem completa. Um quadro I se sustenta sem precisar de dados de outros quadros no Grupo de Fotos (GOP). Cada GOP contém um quadro I, embora não tenha que ser o primeiro quadro do Grupo. Os quadros I são na maioria do tipo quadro MPEG, mas são mais rápidos para descomprimir que outros tipos de quadros MPEG.
Quadros P
Os quadros previstos (P) são decodificados a partir de uma imagem prevista com base no quadro I ou P anterior mais próximo. Os quadros P são conhecidos como de referência, pois os quadros P e B vizinhos podem se referir a eles. Os quadros P são normalmente menores que os I.
QVGA
Quarter Video Graphics Array. É uma resolução de tela de 320 x 216 e normalmente é usada para dispositivos como celulares e PDAs.
RAM
Memória de acesso aleatório. Memória do computador de curta duração. É onde a CPU do computador armazena software e dados que estão sendo usados atualmente.
Raster
Refere-se às imagens compostas de pontos individuais, cada um tendo um valor definido que identifica seu tamanho, cor e lugar na imagem.
Rastreador de Assunto
As câmeras COOLPIX e certas D-SLRs, no modo Exibição ao Vivo, mantêm o foco em um objeto em movimento usando um sistema de detecção de contraste, que é baseado no princípio de que os objetos em uma cena que estão em foco apresentam o maior contraste.
Rastreador de Assunto
Rastreador de Assunto por Toque
O Rastreador de Assunto por Toque move a área de foco para rastrear o assunto registrado. Este é um recurso encontrado em algumas câmeras digitais Nikon que utilizam uma tela de toque.
Rastreador de Assunto por Toque
Rastreamento de Foco
Um sistema de foco que analisa a velocidade de um assunto em movimento e antecipa a posição do assunto no momento exato da exposição. Permite tirar fotografias em foco de assuntos em movimento.
Rastreamento de foco 3D
Um excelente recurso para fotografias e vídeos de esportes, ação e vida selvagem, o rastreamento de foco 3D, disponível em certas DSLRs Nikon, desloca automaticamente o ponto de foco para seguir o movimento do assunto. Com o botão de disparo do obturador pressionado até a metade, você verá a lente mantendo continuamente o foco enquanto o assunto se move. Entretanto, manter o foco não garante uma imagem nítida, já que há um pequeno tempo de atraso entre o disparo do obturador e a captura da imagem. Para solucionar este problema, o sistema de rastreamento de foco é um sistema de visão que usa algoritmos especiais para prever a posição do assunto no momento em que a imagem é capturada. A previsão é baseada em uma medição do movimento e velocidade do assunto. O rastreamento preditivo simples é muito eficaz para imagens de um assunto que se move a velocidade constante em direção à câmera, mas para oferecer o desempenho máximo de foco para um assunto que muda repentinamente de direção em alta velocidade, ou um assunto com contraste baixo que se move aleatoriamente, o sistema AF deve acumular os dados de localização do assunto usando várias áreas de foco. Os módulos AF incorporados em certas DSLRs da Nikon possuem até 51 áreas de foco que podem detectar o movimento vertical, horizontal e diagonal do assunto. Para constatar a alta precisão AF para o disparo contínuo de alta velocidade de um assunto que se move rapidamente, a velocidade de processamento do ciclo AF é vital. Para oferecer essa velocidade, uma tecnologia própria da Nikon, chamada de servo de sobreposição, prepara a detecção do foco para a próxima foto, enquanto a operação de acionamento da lente para a foto atual estiver em processo.
Rastreamento de Foco Preditivo
No modo AF-C, a câmera iniciará o rastreamento de foco preditivo se o assunto se mover para ou se afastar da câmera, enquanto o botão de disparo do obturador for pressionado até a metade. Isso permitirá à câmera rastrear o foco ao tentar prever onde o assunto estará quando o obturador for disparado.
RAW
Um formato de imagem na qual os dados vêm diretamente do sensor de imagem CCD ou CMOS da câmera, sem modificação, sem executar processamento na câmera.
Recorte
Recorte de partes indesejáveis de uma imagem.
Recorte
Termo usado para a aparência "em escada" de uma linha em ângulo ou curva na imagem digital.
Rede Local Sem Fio (Wireless LAN)
Uma Rede Local Sem Fio é uma rede de área local sem fio, que vincula dois ou mais dispositivos sem fio. Além disso, frequentemente você pode também se conectar à Internet, além da rede local. A maioria das Redes Locais Sem Fio são baseadas nos padrões IEEE 802.11 (Wi-Fi).
Redução de Flicker
Ao disparar no modo de vídeo, a opção de Redução de flicker, oferecida em algumas câmeras Nikon, permite compensar o flicker que pode ser visto na tela ou nos vídeos finais ao trabalhar sob lâmpadas fluorescentes, de vapor de mercúrio ou de sódio, se a câmera for movimentada horizontalmente para efeito panorâmico, ou quando um objeto se move em alta velocidade através do quadro.
Redução de Olhos Vermelhos (Modo Speedlight)
Modo Speedlight da Nikon. Disponível em câmeras que têm redução de olhos vermelhos com sincronismo lento.
Redução de Olhos Vermelhos (Modo Speedlight)
Redução de Ruído de Vento
Esta configuração, encontrada em determinadas câmeras digitais Nikon, reduz o ruído de vento de baixa frequência para dificultar sua captura pelo microfone embutido da câmera ao gravar vídeos.
Redução de Ruído de Vento
Redução de Vibração (VR)
Uma tecnologia Nikon que melhora a estabilidade da imagem ao compensar automaticamente o movimento da câmera.
Redução de Vibração (VR)
Refletor
Um objeto ou dispositivo (pode ser um pedaço de papel branco ou tecido ou um pedaço de cartolina com laminado) que orienta a luz em direção a ou para longe de um assunto. Frequentemente usado para preencher sombras; também usado com frequência para retratos em ambientes externos.
Refração
O efeito suave visível em uma imagem resultante de uma luz difusa através da lente, que não é focada para formar a imagem primária. A refração pode ser controlada pelo uso de película ótica, defletores de luz, superfícies de baixa refração ou um parassol da lente.
Registro Geográfico
Registro Geográfico - Geotagging - é a prática de registrar e compartilhar as coordenadas do GPS capturadas no momento em que as fotos ou vídeos são feitos. Alguns fotógrafos gostam de guardar os registros detalhados de onde viajaram e fotografaram exatamente, enquanto que outros gostam de compartilhar as coordenadas do GPS com os demais para que possam visitar esses lugares.
Regra dos Terços
Mais uma diretriz de composição que uma regra. Imagine as linhas de um jogo da velha sobrepostas sobre a cena vista no visor, está é a "regra dos terços." A regra diz que a colocação ideal do assunto principal deve estar em uma das quatro áreas onde as linhas se cruzam. Não importa se você estiver compondo na horizontal ou vertical, porque à medida que você visualiza a cena, sempre poderá dividi-la em terços.
Remoto com Resposta Rápida
Ao usar o recurso Remoto com Resposta Rápida em determinadas câmeras digitais Nikon, o obturador é liberado rapidamente depois que o botão do obturador no remoto é pressionado.
Remoto com Resposta Rápida
Resistência Garantida
Resistência Garantida descreve as câmeras digitais COOLPIX da Nikon que são à prova de água e de choque, como os modelos COOLPIX AW120 e S32. Verifique o manual de instruções para saber exatamente quais designações à prova d'água e à prova de choque sua câmera possui.
Resistência Garantida
Resolução de Imagem
O número de pixels em uma fotografia digital geralmente é chamado de resolução de imagem.
Resposta Remota com Retardo
O Modo Controle Remoto com Retardo é usado ao disparar com determinadas câmeras Nikon e com o controle remoto ML-L3, para assegurar que não ocorrerá trepidação da câmera. O Controle Remoto com Retardo configura o obturador da câmera para disparar entre 2 a 10 segundos, após o botão do obturador no controle remoto ML-L3 ser pressionado.
Resposta Remota com Retardo
Retoque Glamour
O Retoque Glamour busca melhorar de forma divertida o seus lindos retratos. Dependendo do modelo da câmera usada, você poderá selecionar entre: Suavização de Pele, Olhos Grandes, Clarear os Olhos, Clarear os Dentes, Corar a Faces, Esconder Olheiras, Rostos mais Claros, Rímel, Batom, etc. Este recurso está disponível em diversas câmeras digitais Nikon, sendo que você não precisa sacrificar o arquivo original da imagem, pois a imagem é salva como uma cópia editada em arquivos separados.
Retoque Glamour
Retoque Glamour — Clarear Branco dos Olhos
Algumas câmeras digitais COOLPIX oferecem várias opções de melhorias que podem ser feitas com o Retoque Glamour. Uma dessas opções é Clarear Branco dos Olhos que clareia a parte branca do olho humano em retratos.
Retoque Glamour — Clarear Branco dos Olhos
Retoque Glamour — Clarear Dentes
Algumas câmeras digitais COOLPIX oferecem várias opções de melhorias que podem ser feitas com o Retoque Glamour. Uma das melhorias chama-se Clarear Dentes que oferece dentes mais brancos em um assunto de retrato.
Retoque Glamour — Clarear Dentes
Retoque Glamour — Corar Faces
Certas câmeras digitais COOLPIX oferecem várias opções de melhorias que podem ser feitas com o Retoque Glamour. Uma delas é Corar Faces onde você pode ressaltar as cores das bochechas do seu assunto.
Retoque Glamour — Corar Faces
Retoque Glamour — Ocultar Bolsas dos Olhos
Algumas câmeras digitais COOLPIX oferecem várias opções de ajustes que podem ser feitas com o Retoque Glamour. Um dos recursos chama-se Ocultar Bolsas dos Olhos, onde o efeito busca minimizar os efeitos das olheiras.
Retoque Glamour — Ocultar Bolsas dos Olhos
Retoque Glamour — Olhos Grandes
Algumas câmeras digitais COOLPIX oferecem várias opções de melhorias que podem ser feitas com o Retoque Glamour. Uma delas é a opção de Olhos Grandes, que faz com os olhos de um assunto de retrato pareçam maiores do que são.
Retoque Glamour — Olhos Grandes
Retoque Glamour — Pó Facial
Algumas câmeras digitais COOLPIX oferecem várias opções de melhorias que podem ser feitas com o Retoque Glamour. Uma delas chama-se Pó Facial que busca clarear o tom da pele de um assunto de retrato
Retoque Glamour — Pó Facial
Retoque Glamour — Rosto Pequeno
Algumas câmeras digitais COOLPIX oferecem várias opções de melhorias que podem ser feitas com o Retoque Glamour. Uma delas é o Rosto Pequeno.
Retoque Glamour — Rosto Pequeno
Retrodispersão
Refere-se ao efeito observado ao fotografar embaixo d'água. As finas partículas suspensas na água são iluminadas pela luz do flash próximo à lente da câmera e aparecem no filtro ou na imagem digital.
Retrofocagem
Distância de retrofocagem, isto é, a distância da superfície posterior mais distante da ponta da lente até a superfície do sensor de filme/imagem onde a imagem é focada.
Revestimento da Lente
Uma camada ou múltiplas camadas de materiais finos e antirreflexo aplicados à superfície do elemento da lente para reduzir o reflexo da luz e aumentar a luz transmitida.
Revestimento em Nanocristal
Uma película antirreflexo desenvolvida pela Nikon que virtualmente elimina reflexos no elemento interno da lente para um amplo alcance de comprimentos de onda.
Revestimento em Nanocristal
Revestimento Superintegrado
O Revestimento Superintegrado é o termo da Nikon para o revestimento de multicamada dos elementos óticos nas lentes NIKKOR.
Revestimento Superintegrado
RGB
Refere-se às cores primárias, vermelho (red), verde (green) e azul (blue), usadas em um monitor de computador para simular a cor natural.
Roteador
Um roteador transmite os dados entre as redes de computadores conectando os mesmos à Internet através de um modem.
Ruído
Tipo de artefato de imagem (manchas ou granularidade) visível em fotografias tiradas em sensibilidade ISO alta ou com velocidade de obturação lenta.
Saída A/V
Refere-se à porta de conexão para saída de áudio e vídeo de uma câmera Nikon para uma televisão usando plugues RCA (composto de amarelo para vídeo com branco para mono, ou branco para estéreo e vermelho para áudio).
Sapata Hot Shoe (Sapata de Acessórios)
Um dispositivo de encaixe, geralmente na parte superior da câmera, que possibilita que flashes e outros acessórios sejam encaixados/montados na câmera.
Saturação
Tecnicamente, o grau no qual uma cor não é diluída pela luz branca. No dia-a-dia, o grau de intensidade da cor.
SCSI
Small Computer System Interface. Uma conexão de computador que já foi comumente usada e frequentemente preferida para a imagem digital, por causa da interface de alta velocidade.
Segurança WPA2
Criptografia WPA2 é um tipo comum de segurança para o tráfego sem fio de dados.
Seleção da Área da Imagem
A Seleção da Área da Imagem é um recurso disponível em alguns flashes Speedlight da Nikon, como SB-900. Quando montados em uma câmera que pode selecionar uma área da imagem entre o formato FX (36x24) e DX (24x16), o Speedlight seleciona automaticamente o ângulo de distribuição de luz adequado de acordo com a configuração da área da imagem da câmera.
Seletor Automático de Cena / Modo Automático Fácil
Muitas câmeras da Nikon são tão inteligentes que sabem que tipo de fotografia você está tirando e podem selecionar automaticamente entre seis modos de cena usados comumente, eliminando o procedimento de configuração de modo e dinamizando o processo de disparo.
Seletor Automático de Cena / Modo Automático FácilSeletor Automático de Cena / Modo Automático Fácil
Sensibilidade
Consulte ISO.
Sensor AF
O sensor AF é um sensor usado para detectar o foco.
Serial
Um método para conexão em um dispositivo externo, como uma impressora, scanner ou câmera com um computador. Tudo isso foi substituído por USB e FireWire em computadores modernos.
Servo Contínuo
O servo de AF contínuo ou AF-F é usado para assuntos em movimento. Ao definir o AF-F, a câmera focará continuamente, contanto que o botão de disparo do obturador seja pressionado. O foco trava quando o botão do obturador é pressionado até a metade do caminho. O AF-F é um dos modos de foco que estão disponíveis em algumas câmeras no modo Exibição ao Vivo.
Servo de AF
Essencialmente, foco automático acionado por motor; acione-o e um sistema de foco automático da SLR digital rastreará continuamente (focará) um assunto em movimento.
Servo de Sobreposição
Método de foco automático que oferece detecção de foco contínua e cálculo, conforme a lente é conduzida, permitindo realizar foco automático mais rápido e mais preciso, principalmente com assuntos em movimento.
Seta de voltar
Use o botão voltar para retornar à tela anterior onde você estava.
Seta de voltar
Sincronismo da Cortina Frontal
Uma técnica na qual o flash dispara um instante depois da primeira cortina (frontal) de um obturador de plano focal ter concluído seu trajeto até o plano do filme. Veja também Sincronismo da Cortina Traseira.
Sincronismo da Cortina Traseira
Algumas vezes chamado de sincronismo da segunda cortina, é uma técnica na qual o flash dispara um instante antes da segunda cortina (traseira) do obturador do plano focal da câmera começar a se mover.
Sincronismo da Cortina Traseira
Sincronismo FP Automático de Alta Velocidade
O Sincronismo FP Automático de Alta Velocidade é um modo flash usado para fotografias de flash de preenchimento em condições de iluminação intensa. Ele preencherá e abrirá áreas sombreadas para retratar o máximo de detalhes nos assuntos. Também é ideal ao usar lentes de grande abertura, e porque ele permite velocidades rápidas do obturador, até as velocidades mais rápidas do obturador nas D-SLRs Nikon compatíveis, é usado com frequência em fotografias de congelamento da ação em esportes. Para retratos, você pode abrir as lentes até a abertura máxima para isolar o assunto contra um fundo desfocado, sem superexpor a imagem.

Quando o sincronismo FP automático de alta velocidade for selecionado, o flash disparará pela duração do percurso da cortina do obturador, sincronizando, desse modo, a velocidade do obturador da câmera quando a velocidade for maior que a velocidade de sincronismo normal da câmera.
Sincronismo FP de Alta Velocidade
Um recurso de unidades de flash e das câmeras SLR que permite tirar fotografias com flash em velocidades mais altas do obturador que as velocidades normalmente sincronizadas da câmera.
Sincronismo Lento
Uma técnica para usar o flash com velocidades baixas do obturador. A exposição do flash é a mesma, independentemente da velocidade sincronizada escolhida, mas a escolha da velocidade do obturador afetará a exposição do ambiente.
Sincronismo Lento
Sincronismo Lento Automático
Sincronismo Lento Automático é um modo flash usado quando se tira retratos durante a noite.
Sincronismo Lento Automático
Sincronismo Lento da Cortina Traseira
Sincronismo Lento da Cortina Traseira é um modo flash aceito em determinadas câmeras Nikon, que permite a captura do assunto em segundo plano em modos de disparo auto programado e de prioridade de abertura automática. Sugere-se o uso de um tripé para evitar o desfoque causado por trepidação da câmera.
Sincronismo Lento da Cortina Traseira
Sincronização X
Um modo de sincronização do flash da câmera, que acomoda um flash que tem uma saída de pico de luz instantânea.
Sistema AI (Indexação Automática de Abertura Máxima)
AI tornou-se padrão em câmeras Nikon e lentes NIKKOR em 1977. As lentes não AI acoplavam-se ao fotômetro da câmera através de um sistema que precisava que um pino na câmera se unisse a uma ponta com ranhuras na lente antes da montagem da lente, depois o anel de abertura na lente tinha que ser girado de um extremo a outro para indexar o fotômetro para a abertura máxima da lente. O AI elimina todo este procedimento porque a acoplagem e indexação do fotômetro ocorrem automaticamente, quando a lente é montada na câmera. A maioria das lentes AI produzidas até alguns anos atrás também possuíam a ponta de acoplagem, de modo que fossem compatíveis com qualquer sistema de fotometria.
Sistema Ativo de Redução de Poeira
Deve-se tomar cuidados especiais ao trocar as lentes para evitar a possibilidade de entrada de poeira ou sujeira na câmera. Quando dentro da câmera, a partícula estranha pode aderir ao filtro passa-baixa e aparecer nas fotografias. Para ajudar a evitar o aparecimento destes elementos nas fotografias, a Nikon criou o Sistema Ativo de Redução de Poeira. Este sistema usa diversas frequências de ressonância alta para fazer vibrar o filtro ótico passa-baixa. Isso desaloja a poeira na frente do sensor e reduz os pontos de poeira que aparecem nas imagens. O sistema combinado com o sistema existente de Remoção de Poeira da Imagem no Capture NX 2 oferece um sistema completo de prevenção de poeira para os fotógrafos.

A limpeza do sensor pode ser definida para ser executada manualmente, quando solicitado, pela seleção da configuração "Limpar agora" ou automaticamente, ao selecionar a configuração "Limpar ao iniciar/desligar". A configuração "Limpar ao iniciar/desligar" tem opções para quando a câmera executar automaticamente uma limpeza automática do sensor, sempre que a câmera for ligada, desligada ou ambas as opções.

A limpeza do sensor leva aproximadamente três segundos para ser concluída. Se o disparo do obturador for pressionado durante uma limpeza do sensor, a limpeza será cancelada. Desse modo, é possível tirar fotografias, mesmo que a limpeza do sensor tenha iniciado.
Sistema CRC (Correção de Curto Alcance):
O Sistema de Correção de Curto Alcance (CRC) é uma das mais importantes inovações da Nikon em questão de foco, já que ela fornece qualidade superior de imagens em distâncias focais pequenas e aumenta a distância focal.
Sistema CRC (Correção de Curto Alcance):
Sistema de Acionamento da Lente
Refere-se ao mecanismo que alcança o movimento em uma lente de foco automático. Existem dois tipos: em um, o motor de acionamento está localizado dentro da lente, no outro, um motor dentro do corpo da câmera gira a lente através de um eixo.
Sistema de Foco Automático de 51 Pontos
Disponível em algumas D-SLRs Nikon, o sistema AF de 51 pontos posiciona os 51 pontos de foco no quadro para permitir que os fotógrafos escolham diversas configurações de foco para se adequar à situação de disparo.

A grade da área forma um retângulo grande através do quadro, com espaçamento mínimo entre cada área de AF. O sistema mantém até mesmo assuntos em movimento rápido em foco em uma ampla extensão do quadro. Os 15 pontos das três linhas centrais de pontos de foco empregam sensores cruzados para detecção eficiente do foco.
Sistema de Foco Traseiro (RF)
Um sistema no qual apenas o grupo de lentes traseiro se move durante o foco, eliminando alterações no comprimento físico da lente durante o foco e permitindo que este seja alcançado mais rapidamente. Essas lentes apresentam um RF em seu cilindro.
Sistema de Foco Traseiro (RF)
Sistema de Obturador Dual
Determinadas câmeras digitais Nikon, como a câmera digital Nikon 1 V1, utilizam o sistema de obturador dual, permitindo a você escolher entre obturadores Mecânicos, Eletrônicos ou Eletrônicos (HI), dependendo da sua situação de disparo. A velocidade de sincronismo do flash X da câmera digital Nikon 1 V1 ao usar o obturador mecânico é 1/250 de um segundo ou mais lenta. O Obturador Mecânico oferece um alcance de velocidade do obturador 1/4.000 de um segundo – 30 segundos em 1/3 de pontos EV, Bulb e Tempo (com ML-L3 remoto opcional). O Obturador Eletrônico é silencioso e ideal para uso quando os sons da câmera são indesejáveis. A velocidade de sincronismo do flash X da câmera digital Nikon 1 V1 ao usar o obturador eletrônico é 1/60 de um segundo ou mais lenta. O Obturador Eletrônico oferece um alcance de velocidade do obturador de 1/16.000 de um segundo – 30 segundos em 1/3 pontos de EV, Bulb e Tempo (com ML-L3 remoto opcional). A configuração padrão do Obturador Eletrônico (HI) captura imagens na taxa de 10 qps. Ele não tem suporte para taxas de quadros de 30 e 60 qps. A detecção de rosto é desativada durante o uso do Obturador Eletrônico (HI).
Sistema de Reconhecimento de Cena
O Sistema de Reconhecimento de Cena (SRS) da Nikon reconhece a posição, cor, tons e características de um assunto ou cena inteira antes de capturar a imagem; em seguida, usando as informações do sensor, compara essas informações com o banco de dados de imagens embutido na câmera para alcançar foco automático, exposição automática e controle automático de balanço de branco mais precisos.

A exatidão e precisão do Sistema de Reconhecimento de Cena são possíveis pela capacidade de reconhecimento de imagem do sensor. Os dados fornecidos ao sistema da câmera pelo sensor RGB incluem rastreador de assunto e identificação, análise de destaques e identificação da fonte de luz.

Mesmo as mudanças de posição do assunto no visor podem ser reconhecidas como informações da imagem e esta capacidade é usada pelo sistema de foco automático como uma função de acompanhamento em 3D para dar maior prioridade à posição do assunto. Para rastreamento de assunto, o sensor reconhece a cor de um assunto em um ponto de foco selecionado pelo usuário e depois segue o movimento do assunto ao detectar o segmento de cor idêntica. O modo Acompanhamento em 3D desloca o ponto de foco automaticamente para responder aos movimentos do assunto. As câmeras AF e SRS estão em constante comunicação umas com as outras, melhorando o desempenho do rastreamento, mesmo para assuntos que se aproximem rapidamente da câmera.

Como uma função de balanço de branco automático, o melhor reconhecimento da imagem, combinado com um algoritmo de balanço de branco automático avançado, alcança o controle do balanço de branco de desempenho superior.

Para a identificação do assunto, a SRS usa as informações das cores do sensor para detectar automaticamente pessoas e tons de pele. Desta forma, ela pode focar rapidamente o elemento mais importante, o rosto humano, no modo AF com Área Automática. Mesmo se houver cores similares em primeiro e segundo plano, o Sistema de Reconhecimento de Cena usa a informação de distância de uma lente NIKKOR AF tipo D ou G para determinar onde está o assunto principal.
Sistema de Retrato Inteligente
O Sistema de Retrato Inteligente da Nikon incorpora nas câmeras COOLPIX uma série de funções automáticas, incluindo Correção de Olhos Vermelhos na Câmera™, AF com Prioridade de Rosto, AE com Prioridade de Rosto, Modo Sorriso, Aviso de Piscada, Suavização de Pele e D-Lighting.
Sistema de Retrato InteligenteSistema de Retrato Inteligente
SLR
Uma câmera reflex de lente única.
Sobreposição de Imagem
A sobreposição de imagem combina duas fotos NEF (RAW) existentes para criar uma única imagem que é salva como um arquivo separado. Os resultados, que podem usar os dados RAW do sensor de imagem da câmera, são mais bem observados que as fotografias combinadas em software de imagem. Verifique as instruções passo a passo no manual da câmera.
Software de Autenticação de Imagens
Verifique dados JPEG, TIFF e NEF (RAW) utilizando uma SLR digital da Nikon compatível. Este software seguro verifica se uma imagem foi processada ou editada depois de capturada.
Software de transferência PC-PJ
Software que dá aos usuários de uma câmera de projetor Nikon a capacidade para transferir o conteúdo de um computador para a câmera para visualização, usando o recurso de projetor.
Software Nikon Capture NX2
Capture NX 2 é um programa completo de edição de fotografias que oferece aos fotógrafos poderosas ferramentas para editar suas fotos de uma maneira rápida e fácil. O Capture NX 2 oferece as conversões RAW (NEF) de mais alta qualidade a partir de sua câmera Nikon e integra-se totalmente com os software Nikon, incluindo Camera Control Pro 2, Software de Autenticação de Imagens, Transfer e ViewNX.

Clique aqui para obter mais informações sobre o Nikon Capture NX2.
Software Nikon Transfer NX
Software que permite a transferência simples de imagens capturadas com uma câmera digital Nikon ou imagens gravadas em uma mídia, como cartões de memória em um computador. Criado para proporcionar fácil integração com os software ViewNX e Capture NX. Permite cópia de segurança e inclusão de informações, como direitos autorais nos dados da imagem durante a transferência.
Software Nikon View NX2
O Nikon ViewNX2 é um software de edição e navegação de imagem tudo em um para imagens estáticas e vídeos. Além da funcionalidade de navegar pelas imagens, o ViewNX 2 permite que os usuários ajustem o tamanho e o brilho da imagem, e também oferece novas funções de edição, que permitem recortar e endireitar a imagem para imagens nos formatos RAW, TIFF e JPEG. Naturalmente, também possibilita o ajuste de tais aspectos, como balanço de branco e compensação de exposição para imagens RAW capturadas com câmeras digitais Nikon. O ViewNX 2 também é equipado com funções básicas de edição de vídeo.
Sombra
A área escura, em oposição ao destaque, de um assunto ou cena.
Speedlight Comando Sem Fio SU-800
O comando sem fio compacto e portátil da Nikon usa comunicação por infravermelho para se comunicar com alguns Speedlights da Nikon, para controlar um número ilimitado de Speedlights em três grupos. O SU-800 oferece o uso de quatro canais independentes de comunicação para utilização em áreas onde diversos fotógrafos/configurações podem estar em uso.
Speedlights
O nome comercial dado aos flashes eletrônicos produzidos pela Nikon.
Stop Motion
Stop Motion é uma técnica de animação onde você tira quadros individuais de um objeto, fazendo com que ele pareça estar se movendo por conta própria e, usando um software, o transforma em um vídeo. Stop Motion não deve ser confundido com intervalo de tempo.
Subexposição
O resultado do sensor de filme ou imagem recebendo pouca luz.
Sunny 16
Frequentemente chamado de regra sunny 16, é uma diretriz rápida para a exposição em um dia muito ensolarado. Defina a abertura em f/16 e a velocidade do obturador para a fração mais próxima à velocidade do filme (por exemplo, 1/125 segundos para o filme ISO 100).
Superexposição
O resultado do sensor de imagem ou filme recebendo muita luz.
SVGA
Acrônimo para Super Video Graphics Array. Uma tela SVGA é capaz de uma resolução de 800 x 600 a 1024 x 768 em 8 bits (256 cores a 65.536 cores).
SXGA
Acrônimo para Super Extended Graphics Array. Uma tela SXGA é capaz de uma resolução de 1280 x 1024 (padrão 5:4) de cor de 24 bits.
Tamanho da Imagem
As dimensões de uma imagem em pixels. Às vezes, definida usando abreviações como "L" (Grande), "M" (Médio) ou "S" (Pequeno).
Tamanho do Pixel
Refere-se ao tamanho de cada pixel em um sensor de imagem digital. O tamanho do pixel é medido em mícron.
Taxa de Bits Variável
Determinadas câmeras D-SLR da Nikon, que podem gravar Vídeo em Alta Definição, têm taxas de bits variáveis, selecionáveis de alta para normal, dependendo dos seus requisitos para fotografar. Taxas de bits variáveis oferecem arquivos de qualidade superior. Taxas de bits variáveis significam que, para áreas com pouco ou nenhum detalhe visual ou audível, a taxa de bits pode cair, para economizar espaço. Esse tipo de compressão usa processamento mais eficiente. Ela é mais difícil de transmitir.
Taxa de reprodução
Especificamente o tamanho da imagem gravada no filme dividido pelo tamanho real do assunto.
Taxa Fixa de Bits
Um tipo de compressão de mídia com perdas que usa os mesmos dados por segundo por todo o arquivo de áudio/vídeo. O tamanho do arquivo será menor que um com uma taxa variável de bits. Já que o tamanho menor é obtido com uma taxa fixa de bits, ela será melhor para usos de conteúdo de fluxo pela Internet.
Tela de Focagem
Um elemento entre o espelho e o pentaprisma, ou pentaespelho, na câmera reflex de lente única. O espelho reflete a imagem da lente para cima em direção à tela. As áreas da imagem que estão em foco são definidas nitidamente na tela, enquanto as áreas fora do foco aparecem desfocadas. O fotógrafo visualiza a imagem que passa através da tela na janela do visor. Algumas SLRs e D-SLRs Nikon têm telas de focagem intercambiáveis.
Tela para ambientes externos
Disponível em algumas câmeras, tais como a Nikon 1 AW1. Para facilitar a visualização do LCD quando estiver fotografando em ambientes externos sob o sol forte, a câmera incorpora uma configuração de tela para ambientes externos. Para utilizar este recurso, configure o brilho da tela para Alto e a tela de alto contraste na posição On, no menu Tela.
Teleconversor
Um sistema ótico montado entre o corpo da câmera e a lente para aumentar a distância focal efetiva da lente.
Telemetria
Um tipo de câmera que apresenta um método de foco envolvendo a exibição no visor de duas imagens separadas do assunto. O foco nítido é obtido quando o mecanismo de foco é acionado e as imagens coincidem.
Telemetria de Imagem Dividida
Uma auxiliar de foco da tela de focagem, composta por dois prismas com faces colocadas em ângulo em direções opostas. Até mesmo uma imagem levemente fora de foco parecerá dividida, permitindo fazer o ajuste para o foco preciso.
Temperaturas de Cor Mired
Toda alteração dada em uma temperatura de cor produz uma diferença maior na cor em temperaturas baixas do que em mais altas. Por exemplo, uma alteração de 1000K produz uma alteração muito maior na cor em 3000K que em 6000K.
Tempo de Atraso
O atraso entre o tempo em que o obturador é pressionado e a captura da imagem pela câmera . Também conhecido com atraso do obturador, é mais percebido em câmeras digitais compactas. Hoje, as SLRs virtualmente não têm tempo de atraso.
Tempo de Reciclagem
O tempo necessário para um flash eletrônico recarregar e ficar pronto para a próxima imagem. Com frequência depende do tipo e condição da bateria e do número guia do flash.
Temporizador Automático
Um mecanismo da câmera que atrasa o disparo do obturador em diversos segundos; na maioria das câmeras, dez segundos é o padrão.
Temporizador Automático
Temporizador para Sorrisos
Algumas câmeras Nikon COOLPIX têm um Temporizador para Sorrisos que tira uma fotografia quando a câmera detecta um sorriso, independentemente do botão do obturador ser pressionado ou não. Durante o uso do Temporizador para Sorrisos, o zoom digital é desativado.
Temporizador para Sorrisos
Temporizador para Sorrisos — Disparo Contínuo
Algumas câmeras digitais COOLPIX permitem definir o Temporizador para Sorrisos para Contínuo. Quando definido nessa opção e um sorriso for detectado, a câmera capturará automaticamente até 5 imagens e salvará todos os arquivos.
Temporizador para Sorrisos — Disparo Contínuo
Temporizador para Sorrisos — Seletor da Melhor Foto
Determinadas câmeras digitais COOLPIX permitem definir o Temporizador para Sorrisos para BSS para o Seletor da Melhor Foto. Quando definido para essa opção e um sorriso for detectado, a câmera capturará automaticamente até 5 imagens e salvará o melhor sorriso.
Temporizador para Sorrisos — Seletor da Melhor Foto
Temporizador Standby
Se nenhuma operação for executada em seis segundos, o visor desligará e os indicadores de velocidade do obturador e abertura na parte superior do painel de controle mostrarão 2 (se o foco automático estiver ativo, o sistema de foco automático permanecerá ligado e responderá instantaneamente quando o botão de liberação do obturador for pressionado até a metade). Se nenhuma operação for executada em um minuto, os indicadores de velocidade do obturador e abertura desligarão. Pressione o botão de liberação do obturador até a metade para reativar os indicadores. O período de tempo antes que o temporizador standby expire automaticamente pode ser ajustado usando a Configuração Personalizada c2.
Terabyte (tb)
Um terabyte é uma unidade de informação igual a 1.024 gigabytes ou aproximadamente 1.000.000.000.000 bytes
TIFF
Tagged Image File Format. Um formato de arquivo de imagem sem compressão que é amplamente usado devido à flexibilidade que oferece. Sua capacidade para armazenar dados em um formato sem perdas o torna ideal para o arquivamento e transporte de imagens.
Tom
O brilho aparente de uma cor em uma imagem.
Toque AF/AE
O Toque AF/AE permite definir a área de foco dando um toque no monitor de algumas câmeras digitais Nikon que possuam uma tela de toque (touchscreen).
Toque AF/AE
Transferência de Imagem Sem Fio
Certas câmeras Nikon possuem diferentes recursos de conectividade, o que permite a transmissão de imagens estáticas e vídeos através de rede local sem fio.
Trava AE (AE-L)
A Trava AE (AE-L) é usada para reter uma velocidade e/ou abertura do obturador selecionada automaticamente. AE significa Autoexposure ou Exposição Automática.
Trava AF (AF-L)
A Trava AF (AF-L) é geralmente usada para reter o foco na parte da cena que é mais importante para você. AF significa Autofocus ou Foco Automático.
Trava de Valor do Flash (VF)
Uma função do Sistema de Iluminação Criativa Nikon, a Trava de Valor do Flash (VF) mantém a mesma exposição do flash para o assunto principal, quando você estiver disparando uma sequência de fotografias. Isso permite que você amplie o zoom do assunto, altere a composição ou ajuste a abertura, tudo sem alterar a sua exposição pretendida. Quando a trava de VF é definida no Speedlight da Nikon, o valor do flash permanece na configuração travada até que a Trava de VF seja pressionada novamente, o fotômetro da câmera esgote seu tempo ou a câmera seja desligada.
Trava do Espelho
Recurso que permite elevar e travar manualmente o espelho reflex em uma câmera reflex de lente única. Útil para evitar a trepidação da câmera causada pelo movimento do espelho.
Tripé
Um suporte de três pernas usado para estabilizar uma câmera.
Troca de Padrões de Iluminação
Os Speedlights SB-900 e SB-700 oferecem a escolha de três padrões de saída de luz (padrão, ponderação central e homogêneo), para proporcionar iluminação de flash para quase todas as situações de disparo. O padrão é a iluminação básica para ambientes comuns de disparo de flash. O padrão de ponderação central oferece números maiores de guia no centro da imagem que outros padrões de iluminação na mesma distância focal, tornando-o particularmente apropriado para retratos. Com o padrão homogêneo, a redução de luz na borda da imagem é menor do que com o padrão de iluminação padrão, fazendo com que seja o padrão ideal para fazer fotografias de grupos em ambientes internos.
Trocar mensagens
Determinadas câmeras digitais COOLPIX, como a S32, oferecem um modo "Diversão com Fotografias" no menu de reprodução que permite a você executar diversas opções criativas. Uma delas é a opção de "trocar mensagens", que permite a você adicionar mensagens de voz às suas imagens. Você pode até adicionar respostas para mensagens de voz iniciais.
Trocar mensagens
TTL
Refere-se à fotometria através da lente, na qual os níveis de luz de uma cena são medidos pelo fotômetro da câmera através da lente. Mais comum em câmeras SLR. O termo também é usado frequentemente para indicar um sistema de exposição de flash automático embutido da câmera.
UDMA
Memória de Acesso Ultra Direto. UDMA é um protocolo desenvolvido pela Quantum Corporation junto com a Intel, que suporta taxas de transferência de dados no modo contínuo. Os cartões de memória de classificação UDMA são classificados como mais rápidos que cartões de memória não UDMA. Para alcançar a velocidade total dos cartões de memória UDMA, eles precisam ser usados com câmeras compatíveis com os padrões UDMA; caso contrário, o usuário não verá a velocidade melhorada que é esperada com estes cartões rápidos.
Unidade Auxiliar
Uma unidade auxiliar é um acessório sem fio que permite que diversos Speedlights ou estroboscópios sejam usados em várias configurações de iluminação. Ao acoplar uma unidade auxiliar em um Speedlight, o sensor de luz embutido da unidade auxiliar detecta remotamente quando o Speedlight mestre na câmera dispara para acionar a unidade de flash auxiliar. Dependendo do tipo de sistema de unidade auxiliar, ele pode controlar o flash por linha de visão, Infravermelho ou sinal de rádio. A unidade de comando Nikon SU-800 funciona como um mestre para controlar Speedlights que têm receptores embutidos para os sinais sem fio.
Unidade de Estado Sólido (SSD)
Um SSD é um dispositivo de armazenamento de dados que usa memória em estado sólido para armazenar dados persistentes. Uma unidade SSD, diferentemente de uma unidade de disco rígido tradicional, não tem discos girando ou cabeçotes de leitura/gravação móveis. As Unidades de Estado Sólido usam microchips que não têm partes móveis. A partir de 2010, a maioria das Unidades de Estado Sólido passou a usar memória flash com base em NAND, que pode reter memória sem a necessidade de energia.
Unipé
Consulte monopé.
USB
Universal Serial Bus. Um protocolo para transferência de dados para e de dispositivos digitais.
UTC (Hora Universal Coordenada)
Um padrão de hora global no GPS (Sistema de Posicionamento Global); quando um dispositivo GPS é conectado à câmera, a hora UTC é gravada separadamente da hora fornecida pelo relógio da câmera.
Velocidade da Lente
Abertura máxima de uma lente Veja Lente Rápida.
Velocidade de Sincronismo
A velocidade na qual um flash sincroniza com a abertura do obturador. A operação do flash de sincronismo X exige que todo o obturador esteja aberto quando o flash for disparado. As velocidade do obturador nas quais isso é possível são especificadas como velocidades de sincronismo.
Velocidade de Sincronismo do Flash
A velocidade na qual um flash sincroniza-se com a abertura do obturador.
Velocidade do Obturador
A medida do tempo que o obturador de uma câmera permanece aberto enquanto a imagem é fotografada.
Velocidades de Zoom Ajustáveis
Determinadas lentes 1 NIKKOR apresentam velocidades de zoom ajustáveis para proporcionar versatilidade ao fotografar imagens e gravar filmes.
VGA
VGA significa Video Graphics Array, uma resolução de imagem de 640 x 480 pixels. Este nível baixo de resolução geralmente produz imagens que são apropriadas para a Web.
Vídeo Codificado em DX
Vídeo que apresenta informações embutidas que permitem que a câmera configure automaticamente a velocidade do vídeo.
Vídeo em Alta Velocidade (HS)
A opção de Vídeo em HS permite gravar vídeos em alta velocidade, com capacidade de reprodução em 1/8, 1/4, 1/2 da velocidade normal ou 2x mais rápido. É possível alterar a configuração de normal para lento ou rápido, enquanto estiver gravando vídeos.
Vídeo em HD
HD significa High Definition ou alta definição. Hoje em dia, diversos são os formatos de vídeos HD disponíveis nas câmeras Nikon, entre eles: HD: 1280x720 e Full HD: 1920×1080 (1080i ou 1080p) nas mais variadas taxas de quadros, 120p, 60p, 30p, 24p, etc. O "i" depois de 1080 representa pixels entrelaçados ou intercalados, onde as linhas são digitalizadas de modo alternativo. O "p" depois de 1080 representa pixels progressivos, onde cada linha no vídeo é digitalizada em sequência.
Vidro Menisco
Cristal protetor exclusivo da Nikon para lentes NIKKOR que vem fixado à frente das lentes supertelefoto rápidas. O cristal protetor plano normal permite que a luz que incide reflita a superfície do sensor de imagem ou filme, especialmente com uma fonte de iluminação intensa, como um refletor. Essa então reflete novamente do cristal protetor, resultando em um efeito fantasma. O vidro menisco curvado da Nikon reduz drasticamente esta luz re-refletida, fazendo imagens mais claras com menos fantasmas.
Vinheta
Redução superficial da luz na lente causa a formação de vinheta. Devido às propriedades físicas da luz que passa através das lentes, é muito difícil obter a mesma quantidade de luz das bordas do círculo que para o centro (a luz que vai para as bordas viaja por mais tempo, por isso é reduzida). Essa redução da luz cria uma redução muito leve da exposição nos cantos de uma imagem. Esse escurecimento nos cantos é chamado de vinheta. Como a luz diminui com a distância que ela percorre a luz que viaja mais (da lente para a borda do círculo contra a luz que vai da lente para o centro do quadro) será levemente reduzida. Geralmente todas as lentes exibem alguma redução de luz em relação às bordas, mas as lentes grandes angulares assim como algumas lentes zoom telefoto, são mais propensas a isso, devido ao design ótico que apresentam. Além disso, uma lente geralmente apresentará maior formação de vinheta na sua abertura máxima. Com câmeras de formato menor (como as DSLRs de formato DX), a luz que diminui é menos perceptível, porque apenas o centro do círculo de iluminação é usado. Com câmeras de formato maior (como câmeras de filme de 35 mm ou de formato FX), uma parte maior do círculo será usada e haverá uma diferença maior entre o centro do quadro e as bordas. Um segundo tipo de vinheta é chamado de Vinheta Mecânica. Esta vinheta é causada por algo que bloqueia o caminho da luz, como um filtro com uma rosca muito grossa ou o empilhamento de diversos filtros juntos. Além disso, usar o parassol da lente errado em uma lente poderá causar vinheta mecânica. Na maioria das condições de disparo (exposição apropriada, assuntos normais, entre outros) a diminuição da luz será mínima. Entretanto, em alguns f/stops, distâncias focais e com algumas lentes, é normal ter uma diminuição maior da luz. Se você tiver uma vinheta em uma fotografia específica, mude a distância focal da lente ou abertura (as lentes que disparam com "abertura máxima" terão o máximo de vinheta, de modo que parar um ponto ou dois pode ajudar) até que a vinheta seja minimizada. Embora a vinheta possa ser fácil de ver e reproduzir em uma situação de teste, no mundo real da fotografia, ela geralmente é invisível. Para essas condições, onde a vinheta é óbvia em uma fotografia, o software Nikon View NX automaticamente compensará quando houver vinheta e o software Capture NX2 incluirá um Controle deslizante de Vinheta para reduzir posteriormente o efeito visível, sem alteração visível em toda a imagem.
Visor de Aumento
Visor usado para ver a imagem inteira em um tamanho maior que no visor padrão. Útil para trabalhos em close-up, cópia e ao tentar focar assuntos com detalhes sutis.
Visor Ótico
A janela que o fotógrafo enquadra o assunto e verifica o foco. Uma tela eletrônica, como um monitor, também pode ser usada como visor; em contraste a esses visores eletrônicos, os óticos têm somente componentes óticos, como lentes, prismas e espelhos.
VR Eletrônico
Consulte Redução de Vibração (VR)
VR Híbrido
Atualmente disponível em certas câmeras COOLPIX da Nikon, o VR Híbrido é uma tecnologia que combina o Estabilizador da Lente (lens-shift) e a Redução de Vibração Eletrônica para a melhora da estabilização da imagem.
VR Ótico
Consulte Redução de Vibração (VR)
WAV
WAV, diminutivo para WAVE ou Formato de Arquivo de Áudio Waveform, é um formato padrão de arquivo de áudio da Microsoft e IBM para armazenar bitstreams de áudio em PCs. É o principal formato usado nos sistemas Windows para áudio bruto ou geralmente não comprimido; entretanto, ele pode reter áudio comprimido e também funcionará nos sistemas operacionais Macintosh e Linux.
Wi-Fi
Consulte Configurações de Wi-Fi
Wi-Fi
WPA_PSK
WPA_PSK refere-se ao modo WPA (Chave Pré-compartilhada), que é usado em redes pessoais (redes caseiras ou de pequenos negócios), que não utilizam um servidor de autorização. Em vez disso, cada dispositivo é autenticado com o ponto de acesso usando a mesma chave de 256 bits, que é gerada a partir de uma senha.
WPS
WPS ou Wi-Fi Protected Setup é um padrão criado para facilitar a instalação de uma rede sem fio segura.
XGA
XGA (EXtended Graphics Array) é uma resolução de tela de 1024 x 768 pixels.
XMP
Recentemente, o XMP (Extensible Metadata Platform) dominou como formato padrão para os dados/metadados embutidos ITPC em um arquivo de imagem. Esses metadados embutidos poderiam incluir o nome do fotógrafo, informações de direitos autorais ou outras descrições.