Iniciante

20 dicas para excelentes fotos de formatura

Glossário

Formaturas são eventos emocionantes para os jovens que estão se formando e passando para um novo capítulo em suas vidas, bem como para os pais orgulhosos que estão vendo seus filhos crescerem. Não são apenas os estudantes de ensino médio e de faculdade que passam por cerimônias de formatura, mas hoje em dia até mesmo as crianças do maternal e do jardim passam por cerimônias para marcar a passagem para a próxima série ou para o próximo nível de escolarização.

Esses eventos são excelentes oportunidades fotográficas para capturar a exuberância de um adolescente ou de um jovem pronto para entrar no mundo dos negócios. As fotografias capturam a alegria e a empolgação do dia, bem como o orgulho dos membros da família que assistiram o crescimento destes jovens ao longo de suas vidas.

As formaturas do maternal e do jardim de infância são igualmente empolgantes para os pais mais jovens. Geralmente, as cerimônias para essas crianças são marcadas pelas próprias crianças cantando, e por uma celebração menos formal que marca a conquista delas.

Embora estas cerimônias de formatura possam ter uma localização diferente, como numa sala de aula, e não num auditório ou num ginásio, ou ainda num ambiente externo, existem várias dicas que você pode seguir para obter excelentes fotos da formatura. Nós reunimos 20 dicas para ajudá-lo a garantir que as suas fotos de formatura sejam nota 10!

20 dicas para excelentes fotos de formatura

  1. Fique o mais próximo possível. Isso será mais fácil em grupos menores. Geralmente, em formaturas de ensino médio e de faculdade, é pouco provável que você fique próximo dos formandos. Prepare-se trazendo uma lente telefoto. Você precisará de um zoom com um alcance de pelo menos 200mm ou 300mm.

  2. Aumente o seu ISO. Dependendo da sua câmera, você poderá aumentar o ISO significativamente, permitindo que você use uma velocidade de obturador maior, o que ajuda a obter fotos mais nítidas.

  3. Durante a cerimônia, não se preocupe com ajustes manuais, a menos que você conheça a sua câmera muito bem. Ajuste a câmera em Auto Programado (Modo P) e deixe a câmera fazer todos os ajustes por você. Você irá obter belas fotos e conseguirá curtir a cerimônia de formatura. O mesmo vale para o foco. Se você tiver uma lente com foco automático, use este recurso. Se você não tem uma lente com foco automático, é uma boa ideia conseguir uma emprestada para o grande dia.

  4. A menos que você esteja relativamente próximo (ou em uma pequena sala de aula), nem adianta usar o flash. O flash não irá alcançar o seu assunto, então não irá auxiliar na exposição e pode consumir toda a bateria da sua câmera.

  5. Dê zoom e preencha todo o enquadramento. Principalmente quando o seu formando estiver atravessando o palco para receber o diploma, você deverá focar nele. Tirar uma foto do formando recebendo o diploma do diretor ou do reitor é uma ótima foto. Isso sem dizer que você também deve tirar uma foto "mais aberta" de toda a turma. Talvez você não consiga identificar individualmente os formandos neste tipo de foto, mas elas ajudam a contar a história do dia.

  6. Ao tirar foto em ambientes internos, tenha cuidado com o balanço do branco (WB). Dependendo do local, é melhor chegar alguns minutos antes para testar o balanço de branco, seja automático, fluorescente ou incandescente. A iluminação dos ginásios geralmente é feita com diversos tipos de fontes de luz e pode ser mais difícil equilibrar o branco com precisão, se comparado com um auditório ou uma sala de aula.

  7. Da mesma forma, se a cerimônia acontecer num ambiente externo, dependendo se o dia estiver ensolarado, nublado ou se a cerimônia for debaixo de uma tenda, também é uma boa ideia chegar cedo para verificar e ajustar seu balanço de branco. Se estiver muito nublado e o sol estiver aparecendo e se escondendo atrás das nuvens, você verá que o balanço de branco automático é a melhor opção em condições de iluminação variáveis.

  8. Os pequenos formandos geralmente fazem algum número musical e esta é uma ótima oportunidade para fazer vídeos.

  9. Se você estiver fotografando uma cerimônia de graduação do maternal ou do jardim de infância, você poderá ficar em uma sala de aula com altura de teto padrão, então você poderá conseguir rebater o seu flash externo para conseguir um visual mais agradável, sem ter que apontar o flash diretamente para o seu formando. Ao se sentar, tire algumas fotos como teste para ver o que irá funcionar melhor.

  10. Tire fotos espontâneas, além de retratos formais e fotos de todo o grupo.

  11. Tire fotos em close do capelo e da beca. Você pode fazer isso em casa.

  12. Tire uma foto do seu filho ou filha bem arrumado(a) antes de colocar a beca.

  13. Para imagens dos graduandos aceitando os seus diplomas, seja no palco ou não, ajuste a câmera para disparo contínuo, para que você possa capturar tantas fotos quanto à câmera permitir. Quanto mais quadros você conseguir, melhores serão suas chances de conseguir uma boa imagem.

  14. Geralmente ao final da cerimônia de graduação, os graduandos jogam os seus capelos para cima. Novamente, você deverá usar o disparo contínuo para esta cena e obter a maior quantidade de quadros possível, a partir do momento em que eles começam a jogar seus capelos para o alto.

  15. Tire fotos do seu graduando com os amigos. Se você conseguir tirar foto deles depois da cerimônia, faça com que eles segurem os seus diplomas.

  16. Se o seu graduando tiver um professor preferido, tente conseguir uma foto dele ou dela junto com o seu filho ou filha. Isso será mais fácil com os mais jovens do que com os alunos de ensino médio ou da faculdade, pois ali estão centenas de graduandos, então seja paciente.

  17. Faça retratos do seu graduando com a escola/universidade ao fundo. Se você não conhecer muito bem a estrutura da escola, peça para que o seu formando mostre lugares com arquitetura interessante.

  18. Se for um dia ensolarado, encontre um local com sombra e faça uma foto com preenchimento de flash. A sombra irá garantir ainda mais iluminação e o preenchimento de flash dará um brilho especial nos olhos. Você precisará reduzir a potência do flash para o preenchimento de flash. Faça uma foto teste para garantir que você’ está satisfeito com a exposição. Começa com -1 f/stop.

  19. Se você não conseguir um lugar isolado para fazer um retrato formal, use uma lente rápida ou ajuste a abertura no máximo que a lente permitir. Isso irá desfocar o fundo, para que o seu graduando fique em destaque.

  20. E lembre-se de pedir para alguém tirar uma foto do graduando com você radiante de orgulho!

Este artigo vai muito bem com esse produto

Mais artigos como este