Intermediário

Dicas rápidas para fotografar retratos melhores

Escolha da lente, configurações de exposição e modos de foco

Glossário

Com alguma prática, qualquer pessoa pode fotografar um retrato bem exposto ao seguir algumas dicas simples. Além de prática, aqui estão algumas sugestões de configuração de câmera que irão ajudar você a obter melhores resultados:


Configurações Sugeridas:

Escolha da Lente: Para um retrato, o ideal é usar uma lente “curta”, entre 50mm e 200mm. As lentes com distância focal fixa da NIKKOR como as lentes de 60mm, 85mm, 105mm ou 200mm; lentes com zoom: 70-200mm, 24-70mm ou 24-120mm são escolhas ideais.

Se a lente escolhida for muito “grande angular”, como 17mm, irá distorcer o rosto de seu assunto. Você provavelmente também não vai quer uma telefoto muito longa, como uma lente de 300mm, pois irá comprimir o rosto de seu assunto e não irá parecer natural. Além disso, quanto mais longa (distância focal) for a lente, mais para trás você terá que ficar ao fotografar, o que não ajuda no momento de direcionar seu assunto do retrato durante uma foto.

Balanço de Branco (WB): Dependendo da iluminação do ambiente de seu cenário ou local, você vai querer definir o balanço de branco que corresponde melhor à luz disponível. Se você estiver fotografando ambientes fechados, usando a luz normal de casas, defina o WB como Incandescente (o símbolo da lâmpada). Se você pretende usar o flash da câmera ou Speedlight opcional, então defina o WB em Flash (o símbolo de relâmpago). Se você estiver fotografando com luz misturada, você pode criar um pré-ajuste personalizado ou ainda utilizar a configuração Automática (Auto).

Fotometria: É sugerido que fotógrafos iniciantes usem Fotometria Matricial.

Se em vez disso, se você preferir usar a Ponderação Central, você terá que posicionar seu assunto no centro do enquadramento, pressionar o botão do obturador até a metade para que a câmera foque (lembre-se de focar nos olhos de seu assunto) e depois pressionando o obturador completamente tire a foto.

Foco: Defina a câmera para Foco Automático de Servo Único (AF-S) para garantir que a área que você der foco está nítida. Para um retrato, os olhos devem ser a parte mais nítida da imagem. Se sua imagem final terá o assunto descentralizado, você deve se certificar de que o ponto de foco está definido corretamente.

 

Exposição: A exposição para qualquer fotografia é composta pela combinação da velocidade do obturador, abertura e sensibilidade ISO. Sua exposição irá depender da iluminação em seu cenário. Um bom lugar para começar é definir o ISO em 400, e a abertura em f/5.6. Considerando que você provavelmente irá querer controlar a nitidez do fundo, defina o disco de modo da câmera para Prioridade de Abertura (Modo A). Neste modo, você define a Abertura, e a câmera seleciona a velocidade do obturador correspondente.

Você irá querer um mínimo de 1/100 de um segundo da velocidade do obturador (1/100s). Se não tiver luz o suficiente para esta velocidade rápida do obturador, você terá que aumentar o ISO. Tente definir para ISO 800 e fazer a fotometria do cenário novamente. Enquanto muitas pessoas vão usar uma abertura grande para desfocar completamente o fundo (bokeh), a zona de foco pode ser muito estreita para garantir que o seu assunto estará em foco, por isso é melhor ser cauteloso e usar um f/stop que irá oferecer um pouco de profundidade de campo.

Usando um Speedlight. (Unidade de Flash opcional): Se não houver luz o bastante no cenário, você pode querer usar um Speedlight da Nikon para iluminação adicional. Há várias maneiras de usar um Speedlight para adicionar iluminação em seu assunto. Tente definir sua iluminação e a teste antes de seus assuntos estarem prontos para as fotografias, isso irá ajudá-lo a conhecer seu equipamento.

Lembre-se de tomar cuidado com sombras atrás do assunto. Se você está em uma sala onde o teto é branco e não muito alto (menos  de 3m), você pode usa-lo para refletir a luz. Lembre-se de que luz refletida irá usar a cor da superfície em que é refletida, então é bom ter uma superfície branca para refletir de maneira mais natural.

Se você tiver acesso a vários Speedlights, use-os. Além disso, ligue todas as luzes da sala, para aumentar a quantidade de luz disponível. Você também pode usar um Difusor (normalmente incluso com Speedlights) para suavizar a qualidade da luz que “rebate” no assunto do retrato.

Ao usar um Speedlight, lembre-se de que a velocidade de sincronia da unidade do flash para a câmera é a mais rápida em que você pode definir a velocidade do obturador. Por exemplo, se a velocidade da sincronia é de 1/250 de um segundo, você não poderá usar uma velocidade do obturador mais rápida, a menos que sua câmera ofereça a definição de sincronia de alta velocidade de FP, e você a selecionar.

Se seu assunto estiver com iluminação de fundo, use o flash de preenchimento e elimine os reflexo.

Recapitulação:

Lentes

  • Distância focal fixa: 60mm, 85mm, 105mm ou 200mm

  • Zooms: 24-70mm, 24-120mm ou 70-200mm

 

Balanço de Branco (WB):

  • Selecione um que corresponda a luz de seu cenário.

  • Se sua fonte de iluminação principal é seu Speedlight, defina o WB em Flash

 

Modo de Fotometria:

  • Fotometria Matricial

 

Foco:

  • Selecione AF-S.

  • Não fotografe com uma abertura “muito grande”, a não ser que queira uma profundidade de campo mais rasa. Se você estiver fotografando com muita abertura, verifique o foco da imagem após você capturá-la em 100% de zoom durante a reprodução.

  • Se você focar manualmente, use a Telemetria e verifique os resultados em 100% de zoom durante a reprodução.

 

Exposição:

  • Mínimo de 1/100 de um segundo da velocidade do obturador (1/100s).

  • Se a iluminação do cenário não for suficiente para uma combinação de velocidade do obturador/abertura que você deseja usar, aumento o ISO.

 

Usando Speedlights:

  • Cuidado com as sombras. Você pode suavizar sombras ao usar o difusor ou refletir a luz.

  • Utilize o teto da sala e reflita a luz em tetos brancos e baixos (menos de 3m).

  • Lembre-se da velocidade da sincronia da câmera, e não exceda a velocidade do obturador a menos que você use a configuração da sincronia da velocidade alta de FP.

Para dicas sobre como compor retratos melhores, verifique o artigo L&E Fotografe Retratos Melhores.

Este artigo vai muito bem com esse produto

Mais artigos como este