Iniciante

Fotografe a família e os amigos durante as festas de fim de ano.

Glossário

​Você quer tirar melhores fotos da sua família e amigos durante as festas de fim de ano? Bem, o segredo do sucesso é simplesmente relaxar e deixar rolar. "Relaxar" não quer dizer simplesmente usar as operações automáticas da sua câmera, também diz respeito ao seu método de operação.

Em primeiro lugar, você tem grandes vantagens quando a sua família é o tema: você tem acesso e familiaridade. E se a sua família está acostumada a lhe ver com sua câmera durante as festas, você já está em vantagem. Eles provavelmente irão lhe ignorar e é exatamente isso que você quer para capturar fotos das pessoas sendo elas mesmas.

Você obterá as melhores fotos quando as pessoas estiverem fazendo o que elas gostam de fazer: preparando o jantar, embalando os presentes, conversando... Não é apenas a ceia de Natal que é fotogênica; é também o espírito de equipe que fez parte da preparação. Durante as festas, não importa apenas o ato de dar presentes, mas também o ritual de embrulhá-los na noite anterior; e é claro, a decoração também.

Existem tantos momentos festivos dos quais sua família poderá participar e em que você poderá tirar excelentes fotos. De apresentações de Natal a corais no seu bairro, você certamente conseguirá capturar o momento através de memórias fotográficas.

Dois fatores importantes para tirar ótimas fotos da família são o momento e o local. Você conhece quais são os locais preferidos da sua família: a cozinha, a sala de estar, a sala de jantar, o quintal... Esteja lá. E mesmo se não estiver planejando uma foto, tente deixar a câmera por perto; você nunca sabe quando um momento inesquecível irá acontecer. "Espera aí, vou pegar a câmera" é um sinal claro de que você perdeu o momento.

Por mais que você não precise ser o diretor dos eventos fotográficos, não há nada errado em ter um plano discreto como este aqui, que nos foi contado por um amigo escritor.

"A algumas quadras da casa em que a minha família se reúne para os almoços de fim de ano, tem um belo parque. Então o que eu fiz foi colocar a minha câmera e uma bola de futebol que eu havia trazido na mesinha de centro na sala de estar. Levou alguns minutos para que eles fossem notados, e então oito ou dez de nós saímos e fomos para o parque para cerca de meia hora de futebol... e muitas fotos. Funcionou, porque eu os conhecia, eu sabia o que eles iriam fazer quando vissem a bola de futebol. Nós nos divertimos muito jogando, fomos passando a câmera por várias mãos e conseguimos algumas imagens excelentes."

Então, é sobre o momento certo o local certo e também sobre o equipamento certo. A boa notícia é que as câmeras hoje são maravilhas fáceis de serem manuseadas, que são feitas para capturar momentos preciosos com precisão e simplicidade automática.

Agregue também algumas técnicas e ideias. Por exemplo, ao tirar fotos de crianças, não fique de pé, abaixe-se para obter as melhores imagens. E de vez em quando, entregue a câmera a eles e deixe-os mostrar o que eles veem.

Então, o que é uma boa câmera? Bom, a primeira coisa a considerar é a categoria: vai ser uma COOLPIX compacta e automática, uma Nikon 1 com lentes intercambiáveis ou uma DSLR.

Você irá descobrir que durante as festas uma câmera COOLPIX pode ser mais conveniente, e estas câmeras vêm com ótimos recursos que facilitarão muito o seu trabalho de tirar fotos durante as festas. Os modos de cena facilitam a captura de imagens nítidas em uma grande diversidade de situações. Entre eles, estão os modos Festa/Interiores, Praia/Neve, Retrato Noturno, Alimentos e Paisagens Noturnas todos perfeitos para fotos de final de ano.

As câmeras avançadas Nikon 1 com lentes intercambiáveis são ideais para os fotógrafos que desejam a flexibilidade das lentes intercambiáveis e o tamanho de uma câmera compacta. Novos recursos, como o recurso Foto com Movimento, tornam a captura de imagens mais divertida. Junto com as imagens estáticas e a captura de vídeos em Full HD, os recursos especiais permitem que você conte a história completa do seu momento de celebração. As câmeras Nikon 1 ultracompactas são pequenas o suficiente para que você possa levá-las a quase qualquer lugar.

As DSLRs são incrivelmente versáteis e muitas oferecem a facilidade do modo automático junto com a possibilidade de usar lentes intercambiáveis. Em condições de iluminação baixa, a alta sensibilidade ISO de muitos modelos DSLR transformam estas situações em fotografias incríveis. Quando for necessário usar o flash, as DSLR oferecem um desempenho potente totalmente automatizado, tanto através do flash embutido (que muitos modelos possuem) quanto dos flashes opcionais Speedlights.

Sem dúvidas, um fator determinante na seleção de uma DSLR é a variedade incrível de lentes disponíveis, e a lente que você escolher será um fator crucial nas suas fotos de final de ano. Se você estiver usando uma lente NIKKOR VR (com redução de vibração) é ainda melhor, pois isso significa que as lentes oferecem uma boa estabilização de imagem que previnem distorções, obtendo assim fotos ainda mais nítidas e mais claras.

Boas festas e boas fotos!

5 dicas para melhores fotos do fim de ano

  1. Tire muitas fotos durante as festas de fim de ano. Com toda a comida, toda a decoração e todos os presentes, há diversos eventos familiares divertidos a serem fotografados. Experimente diferentes modos de cena, caso sua câmera conte com eles.

  2. Para belas fotos de árvores de Natal decoradas ou velas acesas, não use o flash. Coloque a câmera num tripé ou superfície firme, e use uma velocidade de obturador lenta para capturar o brilho acolhedor das luzes ou das velas. A maioria das câmeras COOLPIX, DSLR e Nikon 1, possuem modos de cena que irão lhe auxiliar a obter excelentes fotos com baixa iluminação. O mesmo vale para fotos externas de decorações natalinas. Tente ir trocando a velocidade do obturador até que você consiga uma foto que você goste. Quanto mais tempo o obturador ficar aberto, mais as luzes irão brilhar.

  3. Já reparou como todos estão sempre bem “vestidos nas festas de final de ano?” Quando os seus filhos ou a sua família estão todos arrumados para o jantar de Natal ou para as festas de fim de ano este é o melhor momento para chamá-los para fazer um rápido retrato.

  4. Divirta-se e capture toda a diversão das festas que acontecem lá fora, dos corais aos desfiles natalinos. Use o flash da câmera para capturar os rostos sorridentes.

  5. Close-ups de itens de decoração produzem belas imagens. Use uma lente macro (micro NIKKOR) ou o modo macro (se a sua câmera tiver). Inspire-se com as cores dos enfeites e das decorações natalinas, das comidas típicas e das caixas de presente lindamente embaladas.

Este artigo vai muito bem com esse produto

Mais artigos como este