Intermediário

Fotografia da lua cheia com a COOLPIX P900

Glossário

Luas cheias, sejam elas superluas ou não, são excelentes temas para se fotografar. E com a COOLPIX P900 da Nikon e seu modo de cena Lua integrado ficou muito mais fácil fotografar a lua. A COOLPIX P900 tem um zoom ótico de 83x que equivale à distância focal de 2.000 mm. Use o Zoom de Ajuste Fino Dinâmico da câmera, um zoom digital aprimorado que, efetivamente, dobra o alcance para um valor equivalente a 4.000 mm! Deseja aproximar ainda mais a imagem? Ative o zoom digital e você terá uma ampliação equivalente a uma lente de 8.000 mm.

A estabilização da imagem com redução de vibração (VR) da P900 possibilita segurar a câmera ao ampliar a imagem até a lua. A lente é tão poderosa que, se você usar todo o zoom da câmera, chances são que parte da lua será “cortada”, e por isso, que é uma boa ideia reduzir um pouco o zoom para fotografar a lua inteira.

Expondo para a luminosidade da lua cheia

A COOLPIX P900 apresenta o modo de cena Lua. Selecione-o e a câmera aperfeiçoará as configurações, focando o infinito no centro do quadro. Você também deve usar um tripé e se for o caso, lembre-se de desativar a função VR no menu de configuração. Não possui um tripé? Apoie-se em um objeto resistente ou coloque a câmera sobre uma superfície resistente e use o LCD de ângulo variável para compor a imagem.

Se você usar qualquer um dos modos de exposição PSAM, estiver configurando manualmente a exposição da câmera ou usando programa, obturador ou prioridade de abertura, será possível subexpor a imagem para garantir que os detalhes das crateras na superfície da lua não fiquem apagados. A fotometria pontual também ajuda a alcançar a exposição correta da lua, que será a parte mais clara da sua imagem. Use uma velocidade do obturador de cerca de 1/15 de segundo ou mais rápida, pois a lua realmente se move muito rápido no céu.

Se perder seu objeto ao ampliar o zoom, pressione o botão Snap-Back Zoom para obter uma exibição rápida com zoom reduzido. Encontre seu objeto e em seguida, solte o botão e a P900 ampliará o zoom novamente.

E quanto à paisagem de primeiro plano?

Fotografar a lua com a paisagem de primeiro plano pode ser complicado por causa do amplo alcance dinâmico. A exposição do primeiro plano pode fazer com que a lua sofra superexposição, enquanto a exposição da lua pode fazer com que o primeiro plano fique muito escuro. Nesse caso, a solução ideal pode ser criar várias exposições ou uma imagem composta.

Existem algumas maneiras de adicionar a lua em outra imagem para obter uma composição mais interessante. Uma dessas técnicas consiste em usar a função de múltiplas exposições integrada à COOLPIX P900. Outra técnica é fotografar a lua e a paisagem como imagens separadas e combiná-las, utilizando um programa de edição de imagem.

Ao fotografar a lua, use a mesma distância focal daquela usada na fotografia da paisagem para obter um visual mais realista na composição final. Isso também facilita a própria criação da composição. Se você estiver usando uma lente grande angular e a lua for um elemento pequeno, é provável que a imagem geral não seja afetada se a imagem da lua ficar apagada e sem detalhes visíveis.

Outras formas de usar a criatividade: configure o controle de imagem na câmera como Preto e Branco (P/B), tendo em vista que o contraste da lua contra um céu escuro forma uma imagem muito mais monocromática. Use os efeitos divertidos integrados à câmera para obter imagens exclusivas. Grave um vídeo aumentando o zoom da sua imagem ou experimente a função de lapso de tempo (timelapse) em câmera para fotografar o movimento da lua no céu. (Consulte o manual do usuário para saber exatamente como usar os recursos da sua câmera).

Teste de zoom da COOLPIX P900 – Vídeo exibindo o incrível alcance do zoom de 83x da COOLPIX P900.

Este artigo vai muito bem com esse produto

Mais artigos como este