Iniciante

Quando a composição centralizada pode destacar um retrato

Glossário

Um dos primeiros conselhos que um fotógrafo profissional vai dar a um fotógrafo iniciante é evitar colocar seu assunto no meio do quadro para favorecer técnicas de composição visualmente atraente. Algumas das técnicas de composição mais populares incluiriam utilizar as regras dos terços, incorporando mais linhas condutoras, camadas à fotografia e mais.

No entanto, a composição centralizada pode ser impressionante— quando bem pensada. Com mais uma ou duas técnicas de composição para o quadro todo pode ajudar uma imagem de composição centralizada se destacar mais ainda. Aqui estão algumas coisas para se ter em mente quando escolher usar uma composição centralizada:

1. Tenha certeza de que seu assunto é impressionante o bastante para comandar o quadro. Tenha em mente que quando se trata de retrato, o assunto não é sempre necessariamente uma pessoa. Pode ser qualquer coisa que o fotógrafo sinta que domina a maior atenção—às vezes é o relacionamento entre indivíduos; às vezes é o espírito ou expressão, ou ainda a atitude que algo transmite.

2. Mantenha o resto do seu quadro limpo o máximo possível, a não ser que elementos específicos contribuam para o seu ponto de foco pretendido. Pode ser desafiador impedir que uma imagem de composição centralizada pareça muito cheia se houver elementos adicionais no quadro competindo pela atenção do observador. Se precisar de um tempo extra para limpar a cena antes de fotografar um assunto com composição centralizada, o seu esforço será muito válido.

3. Incorporar um quadro natural pode ajudar a isolar o seu ponto de interesse pretendido de seus arredores. Quadro natural é qualquer elemento que enquadre seu assunto— como árvores e galhos, entradas e arcos, e objetos curvos. Trazer esses elementos para o quadro pode, às vezes, realçar o foco no seu assunto principal.

Quando tudo foi dito e feito, lembre-se de que a composição é, afinal, simplesmente uma forma de organização. Leve o seu tempo para organizar seu quadro pensando o máximo possível, e você criará uma maneira extraordinária de mostrar o que mais gosta.

Tamara Lackey é fotógrafa de retratos cujo trabalho tem sido descrito como "expressivo, com alma, engraçado, bonito" e apareceram em publicações como O Magazine, Men's Journal e Parenting Magazine. Suas imagens também foram apresentadas em programas da Martha Stewart, Today Show e Extreme Makeover, programas do canal americano ABC. Quando não está fotografando, Tamara está escrevendo e ensinando sobre fotografia, negócios e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal em workshops e conferências ao redor do mundo.

Mais artigos deste contribuinte

Este artigo vai muito bem com esse produto

Mais artigos como este