Carregando
3 de Outubro de 2012

Nikon patrocina o maior concurso de fotografia para amadores do mundo

Empresa nipônica une-se o jornal Metro para etapa brasileira do Metro Photo Challenge 2012

São Paulo – Desde segunda-feira, 1° de outubro, os leitores do jornal Metro e demais interessados podem se inscrever para participar da primeira etapa do Metro Photo Challenge Brasil. A competição anual que começou há sete anos na Suécia e tornou-se mundial em 2007, conta este ano com a participação da Nikon, que não poderia ficar de fora dessa grande iniciativa para difundir a cultura da fotografia no Brasil.

 

Para participar da classificatória brasileira, o interessado tem até 11 de novembro para se cadastrar no site do concurso (http://metrophotochallenge.com/) e submeter pelo menos uma fotografia em qualquer uma das seguintes categorias globais: O Melhor do meu país, Favorito; Noite, Tentações e também na categoria brasileira EU SOU as cores do Brasil. Durante essa primeira fase, serão escolhidas “fotos do dia” para figurarem no jornal e no site.

 

As imagens serão publicadas no site, e 20 fotos selecionadas (cinco por votos/compartilhamento/curtir e 15 pelo júri) serão analisadas por um júri especializado que irá eleger uma foto campeã por categoria. O vencedor de cada categoria global e brasileira nessa primeira fase ganhará como prêmio uma Nikon 1 J1. Os vencedores das quatro categorias globais estarão automaticamente participando da Etapa Mundial.

 

A Nikon 1 J1 possui monitor LCD de alta resolução de 3” que facilita a composição e o compartilhamento das fotos e vídeos captados. O coração da nova câmera J1 está no sensor de formato-CX, de 10.1 megapixels e AF de alta velocidade, capaz de fotografar 60 quadros por segundo. Se for necessário, ainda é possível contar com o pop-up flash embutido, que permite capturar momentos em ambientes com pouquíssima luz. Com esse modelo é possível produzir vídeos em Full HD em 1080p ou ainda criar efeitos em super câmera lenta ao elevar a produção com o modo adicional de 30/60/400 e 1200 quadros por segundo. Também é possível obter imagens de qualidade superior enquanto, simultaneamente, se está gravando um vídeo em alta definição. A Nikon 1 J1 agrada os que prezam pela versatilidade de intercambiar lentes mas, ao mesmo tempo, desejam uma câmera com design clean e minimalista.

 

O grupo de jurados da seletiva nacional será constituído pelos fotógrafos Nikonzeiros Luciano Candisani e Ayrton360, representantes do Metro e acadêmicos.

 

Candisani começou profissionalmente na fotografia em 1995. Desde 2000 é fotógrafo freelancer da revista National Geographic Brasil, pela qual já ganhou quatro vezes o Prêmio Abril de Jornalismo. Faz parte do seleto grupo de fotógrafos a publicar na edição mundial da National Geographic. A relevância da sua publicação foi reconhecida com a indicação para membro da liga internacional dos fotógrafos de conservação (ILCP) e importantes prêmios internacionais como o Wildlife Photographer of the Year.

 

Ayrton360 assumiu em janeiro de 2012 o cargo de Diretor Mundial da Associação de Fotógrafos de 360 graus, a maior do mundo: “IVRPA”. Durante 4 anos foi o fotógrafo oficial de Jacques Cousteau, a bordo do Calypso, nos anos 80, usando somente equipamentos Nikon. É o pioneiro em Fotografia Panorâmica Imersiva Full Screen de 360° no Brasil desde 1997. Inovou com a primeira gigafoto do mundo, no Complexo do Alemão/RJ, para o jornal O Dia. Outro marco é a maior gigafoto do mundo no Cristo Redentor. Em junho de 2011 foi o primeiro e único palestrante da América Latina, discursando sobre fotos 360° em um Congresso na Europa.

 

Na segunda fase do Metro Photo Challenge, as imagens serão avaliadas por representantes do Metro Internacional, fotógrafos reconhecidos e celebridades, que escolherão a melhor foto que representa cada categoria. Os vencedores globais serão anunciados em 30 de novembro e, como prêmio, terão a oportunidade única de participar de uma expedição de fotos na Groelândia, junto com especialistas e guias. O projeto fotográfico será publicado nas edições dos países participantes do Metro em 2013.

 

“Quando iniciamos oficialmente nossas atividades no Brasil, em abril de 2011, assumimos o compromisso de difundir a cultura da fotografia no país. Por isso, engajamo-nos em campanhas que buscam estimular fotógrafos amadores e profissionais, como é o caso do Metro Photo Challenge, um dos maiores concursos de fotografia do mundo. A Nikon sente-se honrada em assinar a categoria ‘EU SOU as cores do Brasil’ da etapa brasileira.” Koji Maeda, Presidente da Nikon do Brasil.

 

Para mais informações sobre o concurso: http://metrophotochallenge.com/

---------------------------------------------------------

Sobre a Nikon do Brasil

A Nikon é reconhecida por sua reputação como líder mundial em produtos de imagem, e suas tecnologias continuam tendo um papel significativo na definição da indústria fotográfica. A empresa investe no lançamento constante de produtos inovadores, e está envolvida em um amplo espectro de negócios centralizados na especialização de produtos de imagem, equipamentos de precisão e instrumentos. Presente há mais de 90 anos, em mais de 80 países, inaugurou sua primeira subsidiária na América do Sul em abril de 2011 com o objetivo de aproximar-se dos consumidores oferecendo um pacote completo de produtos, acessórios, assistência técnica e suporte para as categorias de máquinas fotográficas e microscópios. A Nikon também visa dividir seu conhecimento tecnológico, discutir e apresentar as novas tendências deste segmento.

---------------------------------------------------------

Para outras informações a respeito da Nikon do Brasil

Ralcoh Comunicação - www.ralcoh.com.br

Tel: (11) 3257 – 4741

Tainá Giglio – taina@ralcoh.com.br – ramal 21

---------------------------------------------------------

http://www.nikon.com.br